50 anos da Pedagogia do Oprimido: quem são os oprimidos hoje?

Conteúdo do artigo principal

Ana Maria Morais Costa
Simone Cabral Marinho dos Santos
Elizabete Carlos do Vale

Resumo

A provocação para dialogar sobre os 50 anos do livro Pedagogia do Oprimido comunga com o desafio de pensar a educação brasileira num contexto caracterizado como “tempo de incerteza”, instaurado no país desde 2016. De caráter teórico, discutimos nesse artigo, a pedagogia freriana que se reinventa na dinâmica da realidade social, encontrando inspiração e renovação ao longo dos anos. Uma pedagogia que se alimenta da transformação objetiva da condição de opressão e da ação dos sujeitos sociais sobre o mundo para transformá-lo. Daí, partimos da seguinte pergunta: Quem são os oprimidos hoje? Por ela, enveredamos o texto com reflexões sobre o contexto atual no Brasil e os desafios que se apresentam no “que fazer” como ponto crucial da ação educativa. Dessas reflexões, enfatizamos a atualidade do livro em questão e por que Paulo Freire continua incomodando, ao mesmo tempo que desperta o interesse e o compromisso sócio/político/educativo de educadores e ativistas sociais.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
829
Dec 10 '20Dec 13 '20Dec 16 '20Dec 19 '20Dec 22 '20Dec 25 '20Dec 28 '20Dec 31 '20Jan 01 '21Jan 04 '2133
| |
Outros formatos de visualizações
2,239
Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026282
|

Detalhes do artigo

Como Citar
MORAIS COSTA , A. M. .; CABRAL MARINHO DOS SANTOS, S.; DO VALE, E. C. 50 anos da Pedagogia do Oprimido: quem são os oprimidos hoje?. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–15, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.16699.209209229146.0820. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16699. Acesso em: 9 abr. 2025.
Seção
Caderno temático: A atualidade do Pensamento de Paulo Freire
Biografia do Autor

Ana Maria Morais Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Campus Mossoró

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Departamento de Ciências Sociais e Política e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)/Campus Mossoró -RN. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais (UERN) e do Núcleo de Extensão em Educação em Direitos Humanos (NUEDH/UERN/CAMEAM). Membro da Rede Interdisciplinar Interinstitucional Êxito Escolar, Empoderamento e Ascensão Social (RIEAS)

Simone Cabral Marinho dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Departamento de Educação e dos Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) e Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES), , da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF). Líder do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-Aprendizagem (GEPPE) e do Núcleo de Extensão em Educação em Direitos Humanos (NUEDH/UERN/CAMEAM). Membro da Rede Interdisciplinar Interinstitucional Êxito Escolar, Empoderamento e Ascensão Social (RIEAS) e Vice-presidente da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (Rede-TER)

Elizabete Carlos do Vale, Universidade Estadual da Paraíba/Centro de Educação do Campus I

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Docente do Curso de Pedagogia/Departamento de Educação/Centro de Educação do Campus I, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Coordena o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/Subprojeto de Pedagogia/Campus I/UEPB