Pedagogias culturais e proposições pedagógicas: Experimentações artísticas com crianças do tempo presente

Conteúdo do artigo principal

Jéssica Maria Freisleben
https://orcid.org/0000-0003-3581-3979
Lutiere Dalla Valle
https://orcid.org/0000-0002-8547-7793
Márcia Silveira Cassol
https://orcid.org/0000-0003-2763-2502

Resumo

: Este artigo tem por objetivo analisar experimentações artísticas com crianças a partir de quatro proposições desenvolvidas em distintos espaços educativos na cidade de Santa Maria - RS. As perspectivas educativas da cultura visual, respaldada por Raimundo Martins (2011), emaranhada pelas reflexões de Susana Rangel Vieira da Cunha (2010, 2014, 2017), e da bricolagem (KINCHELOE; BERRY, 2007) compõem o campo teórico-metodológico que busca problematizar produções gráficas infantis entrelaçadas por seus repertórios visuais. Dessa maneira, a escrita aborda modos de propor e refletir a experiência do fazer artístico com crianças, estimulando seu protagonismo a partir da potência pedagógica das narrativas visuais que habitam seus imaginários. Os resultados apresentados enredados pelo referencial teórico oferecem pistas para seguirmos investigando e propondo o campo das pedagogias culturais como alternativa às práticas pedagógicas.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
689
Aug 22 '21Aug 25 '21Aug 28 '21Aug 31 '21Sep 01 '21Sep 04 '21Sep 07 '21Sep 10 '21Sep 13 '21Sep 16 '21Sep 19 '2117
| |
Outros formatos de visualizações
33
Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20264.0
|

Detalhes do artigo

Como Citar
FREISLEBEN, J. M.; DALLA VALLE, L.; CASSOL, M. S. Pedagogias culturais e proposições pedagógicas: Experimentações artísticas com crianças do tempo presente. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–32, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.17634.077. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17634. Acesso em: 18 mar. 2025.
Seção
Práticas artísticas contemporâneas, crianças e docência: experiências estéticas
Biografia do Autor

Jéssica Maria Freisleben, Universidade Federal de Santa Maria

Jéssica Maria Freisleben, arroiomeense, gaúcha e moradora da cidade de Santa Maria/RS. Licenciada em Arte Visuais, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS. Especialista em Arte na Educação, pelo UNiversidade do Oeste Paulista - UNOESTE/SP. Mestra em Educação, pela UFSM/RS. Graduanda do 5o semestre em Licenciatura em Pedagogia, pela UFSM/RS e cursa a Especialização em Artes, pela Universidade Federal de Pelotas/RS. Professora de Arte do Ensino Médio no Colégio Nossa Senhora de Fátima, em Santa Maria/RS, e do Ensino Médio e Ensino Fundamental no Colégio Centenário, também em Santa Maria/RS. 

Lutiere Dalla Valle, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Artes Visuais e Educação (Doctorat Arts Visuals i Educació - Universitat de Barcelona/ES, 2012); Mestre em Artes Visuais e Educação (Màster Universitari en Arts Visuals i Educació: Un Enfocament Construccionista - Universitat de Barcelona/ Girona/Granada - Espanha/ 2009) - ambos com orientação do Prof. Dr. Fernando Hernández - Catedrático da Universitat de Barcelona (Sector Pedagogías Culturales); Mestre em Educação (Linha Educação e Arte) pela Universidade Federal de Santa Maria (CE/PPGE/UFSM/2008); Especialista em Arte e Visualidade pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) - com enfoque na Perspectiva dos Projetos de Trabalho (HERNÁNDEZ); Licenciado em Desenho e Plástica (Universidade Federal de Santa Maria/2003); Bacharéu em Desenho e Plástica (Universidade Federal de Santa Maria/2002). Professor Associado do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - LP4 Educação e Artes-PPGE/UFSM. Na graduação, atua nas disciplinas de Artes Visuais e Educação nos Cursos de Pedagogia, Educação Especial, e Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura em Artes Visuais). 

Márcia Silveira Cassol, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Desenho e Plastica Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) e Graduação em Desenho e Plástica - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) . Concluiu o Curso de Especialização Tecnologias na Educação, pela PUC/RIO, modalidade à distância(2010). Atualmente é professora titular da Prefeitura Municipal de Santa Maria, atuando com regência de classe na EMEF j/ aoCAIC LUIZINHO de GRANDI e na Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área do ensino da Arte, com ênfase em Artes Plásticas, atuando nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Referências

CORSARO, W. A reprodução interpretativa e o brincar de "faz de conta" das crianças. Educação, Sociedade e Culturas. Portugal, n.17, 2002. p. 113-134.

CUNHA, S. R. V. da. Cultura Visual e Infância. In: REUNIÃO DA ANPED, 31, 2008, Caxambu: 31ª Reunião Anual da ANPED – Caxambu, 2008.p. 102-132.

______As Infâncias nas tramas da cultura visual. In: MARTINS, R.; TOURINHO, I.(Org.). Cultura Visual e Infância: Quando as Imagens Invadem a Escola. 1ed. Santa Maria: editora da UFSM, 2010, v. 1, p. 131-162.

______ A importância das artes na infância. In: CUNHA, S. R. V.da.(Org). As Artes no Universo Infantil. Porto Alegre: Mediação. 2014. p.11-54.

______A arte do nosso tempo para as crianças de hoje. In: CUNHA, S. R. V. da.; CARVALHO, R. S. de.(Org). Arte Contemporânea e Educação Infantil. Porto Alegre: Mediação. 2017.p.9-26.

DUNCUM, P. Por que a arte-educação precisa mudar e o que podemos fazer. In: MARTINS, R.; TOURINHO, I. (Ed/Org.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011.

GRAUE, E.; WALSH, D. Investigação Etnográfica com Crianças: Teorias, Métodos e Ética. Lisboa: Fundação CalousteGulbenkian, 2003.

ISAACSON, W. Leonardo da Vinci. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017.

KINCHELOE, J; BERRY, K. Pesquisa em educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.

MARTINS, R. Porque e como falamos da cultura visual? Goiás: VISUALIDADES FAV/UFG, 2006. P. 63-79. Disponível em:
NUNES, A. Sobre a pesquisa enquanto bricolagem, reflexões sobre o pesquisador como bricoleur. Revista Digital do LAV, Santa Maria - vol. 7, n.2, p. 30-41 - mai./ago.2014.
SILVA, T. T. da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

TASCHETTO, M. U. O mural de Eduardo Kobra em Santa Maria: uma relação com a arte pública. Santa Maria, 2014. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Santa Maria.

TAVIN, K. Contextualizando visualidades no cotidiano: problemas e possibilidades do ensino da cultura visual. In: MARTINS, R; TOURINHO, I. (Ed/Org.). Educação da cultura visual: narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2009.

TOURINHO, I.; MARTINS, R. Circunstâncias e ingerências da cultura visual. In: MARTINS, R.; TOURINHO, I. (orgs.). Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Editora da UFSM, 2011. P. 51-68. Cunha, 2010