Pedagogias culturais e proposições pedagógicas: Experimentações artísticas com crianças do tempo presente
Conteúdo do artigo principal
Resumo
: Este artigo tem por objetivo analisar experimentações artísticas com crianças a partir de quatro proposições desenvolvidas em distintos espaços educativos na cidade de Santa Maria - RS. As perspectivas educativas da cultura visual, respaldada por Raimundo Martins (2011), emaranhada pelas reflexões de Susana Rangel Vieira da Cunha (2010, 2014, 2017), e da bricolagem (KINCHELOE; BERRY, 2007) compõem o campo teórico-metodológico que busca problematizar produções gráficas infantis entrelaçadas por seus repertórios visuais. Dessa maneira, a escrita aborda modos de propor e refletir a experiência do fazer artístico com crianças, estimulando seu protagonismo a partir da potência pedagógica das narrativas visuais que habitam seus imaginários. Os resultados apresentados enredados pelo referencial teórico oferecem pistas para seguirmos investigando e propondo o campo das pedagogias culturais como alternativa às práticas pedagógicas.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
CUNHA, S. R. V. da. Cultura Visual e Infância. In: REUNIÃO DA ANPED, 31, 2008, Caxambu: 31ª Reunião Anual da ANPED – Caxambu, 2008.p. 102-132.
______As Infâncias nas tramas da cultura visual. In: MARTINS, R.; TOURINHO, I.(Org.). Cultura Visual e Infância: Quando as Imagens Invadem a Escola. 1ed. Santa Maria: editora da UFSM, 2010, v. 1, p. 131-162.
______ A importância das artes na infância. In: CUNHA, S. R. V.da.(Org). As Artes no Universo Infantil. Porto Alegre: Mediação. 2014. p.11-54.
______A arte do nosso tempo para as crianças de hoje. In: CUNHA, S. R. V. da.; CARVALHO, R. S. de.(Org). Arte Contemporânea e Educação Infantil. Porto Alegre: Mediação. 2017.p.9-26.
DUNCUM, P. Por que a arte-educação precisa mudar e o que podemos fazer. In: MARTINS, R.; TOURINHO, I. (Ed/Org.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011.
GRAUE, E.; WALSH, D. Investigação Etnográfica com Crianças: Teorias, Métodos e Ética. Lisboa: Fundação CalousteGulbenkian, 2003.
ISAACSON, W. Leonardo da Vinci. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017.
KINCHELOE, J; BERRY, K. Pesquisa em educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.
MARTINS, R. Porque e como falamos da cultura visual? Goiás: VISUALIDADES FAV/UFG, 2006. P. 63-79. Disponível em:
NUNES, A. Sobre a pesquisa enquanto bricolagem, reflexões sobre o pesquisador como bricoleur. Revista Digital do LAV, Santa Maria - vol. 7, n.2, p. 30-41 - mai./ago.2014.
SILVA, T. T. da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
TASCHETTO, M. U. O mural de Eduardo Kobra em Santa Maria: uma relação com a arte pública. Santa Maria, 2014. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Santa Maria.
TAVIN, K. Contextualizando visualidades no cotidiano: problemas e possibilidades do ensino da cultura visual. In: MARTINS, R; TOURINHO, I. (Ed/Org.). Educação da cultura visual: narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2009.
TOURINHO, I.; MARTINS, R. Circunstâncias e ingerências da cultura visual. In: MARTINS, R.; TOURINHO, I. (orgs.). Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Editora da UFSM, 2011. P. 51-68. Cunha, 2010