A importância da Educação Especial e Inclusiva na formação de docentes: uma experiência de Estágio Supervisionado no Atendimento Educacional Especializado em contexto de pandemia

Conteúdo do artigo principal

Denize Cristina Kaminski Ferreira
http://orcid.org/0000-0002-4920-1933
Marcos Cezar Simioni da Cruz
https://orcid.org/0000-0002-3528-2373

Resumo

A legislação atual assegura o direito à educação de forma irrestrita aos cidadãos brasileiros, independentemente de qualquer condição, desse modo, a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais preferencialmente na rede regular de ensino constitui-se como um dever do Estado. Entende-se que a formação de docentes não pode desconsiderar este contexto. Assim, neste trabalho apresenta-se uma experiência de estágio supervisionado no Atendimento Educacional Especializado, realizada na rede municipal de Campina Grande do Sul (PR), a qual conta com sete salas de recursos multifuncionais que atendem a 84 crianças público-alvo da Educação Especial. Nestas salas foram alocadas 35 estagiárias do curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior local, com o intuito de oportunizar vivências nesta modalidade de ensino, em contexto de pandemia. Este relato evidencia potencialidades advindas de parcerias estabelecidas entre Educação Especial e comunidade escolar, fomentando reflexões profícuas acerca da garantia do direito à educação na perspectiva inclusiva.

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Detalhes do artigo

Como Citar
FERREIRA, D. C. K.; CRUZ, M. C. S. da. A importância da Educação Especial e Inclusiva na formação de docentes: uma experiência de Estágio Supervisionado no Atendimento Educacional Especializado em contexto de pandemia. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–20, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.18440.091. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/18440. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Educação Inclusiva: pesquisas, políticas e práticas pedagógicas
Biografia do Autor

Denize Cristina Kaminski Ferreira, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Pedagoga, especialista em Educação Especial e Inclusiva, Mestre e Doutora em Educação (UFPR). Atualmente é Professora Adjunta na Faculdade de Campina Grande do Sul e Avaliadora ad hoc da Educação Superior do Ministério da Educação (INEP-MEC).

Marcos Cezar Simioni da Cruz, Secretaria Municipal de Campina Grande do Sul-PR

Pedagogo, Especialista em Educação Especial e Neuropsicopedagogia. Gestor da Educação Especial na Secretaria Municipal da Educação de Campina Grande do Sul (PR).

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