The importance of Special and Inclusive Education in teacher training: a Supervised Stage experience in Specialized Educational Service in the context of a pandemic

Main Article Content

Denize Cristina Kaminski Ferreira
http://orcid.org/0000-0002-4920-1933
Marcos Cezar Simioni da Cruz
https://orcid.org/0000-0002-3528-2373

Abstract

La legislación vigente garantiza el derecho a la educación de manera irrestricta para los ciudadanos brasileños, independientemente de cualquier condición, la inclusión de estudiantes con necesidades educativas especiales, preferentemente, en el sistema escolar regular se constituyó como un deber del Estado. Se entiende que la formación del profesorado no puede desconocer este contexto. Así, este trabajo presenta una experiencia de pasantía supervisada en el Servicio Educativo Especializado, realizado en la red municipal de Campina Grande do Sul (PR), que cuenta con siete salas de recursos multifuncionales que atienden a 84 niños que son el público objetivo de Educación Especial. Los 35 estudiantes del curso de Pedagogía de una Institución de Educación Superior local fueron asignados en estas salas, con el fin de brindar experiencias en esta modalidad docente, en el contexto de una pandemia. Este artículo destaca las potencialidades que surgen de las alianzas establecidas entre Educación Especial y la comunidad escolar, promoviendo reflexiones fructíferas sobre la garantía del derecho a la educación en una perspectiva inclusiva.


Keywords: Supervised Stage. Specialized Educational Service. Special and Inclusive Education.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
FERREIRA, D. C. K.; CRUZ, M. C. S. da. The importance of Special and Inclusive Education in teacher training: a Supervised Stage experience in Specialized Educational Service in the context of a pandemic. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–20, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.18440.091. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/18440. Acesso em: 22 nov. 2024.
Conference Proceedings Volume
Section
Educação Inclusiva: pesquisas, políticas e práticas pedagógicas
Author Biographies

Denize Cristina Kaminski Ferreira, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Pedagoga, especialista em Educação Especial e Inclusiva, Mestre e Doutora em Educação (UFPR). Atualmente é Professora Adjunta na Faculdade de Campina Grande do Sul e Avaliadora ad hoc da Educação Superior do Ministério da Educação (INEP-MEC).

Marcos Cezar Simioni da Cruz, Secretaria Municipal de Campina Grande do Sul-PR

Pedagogo, Especialista em Educação Especial e Neuropsicopedagogia. Gestor da Educação Especial na Secretaria Municipal da Educação de Campina Grande do Sul (PR).

References

ALVES, Gilberto. A produção da escola pública contemporânea. Campo Grande, MS: Ed. UFMS; Campinas: Autores Associados, 2001.
ALVES, D.O, GOTTI, M.O Atendimento Educacional Especializado - Concepção, princípios e aspectos organizacionais. In: BRASIL. Ensaios Pedagógicos. Brasilia: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Especial, 2006.
BATISTA, C. A. M.; MANTOAN, M. T. E. Atendimento Educacional Especializado para Deficiência Mental. Brasília: MEC/SEESP, 2005.

BATISTA, C. A. M. Atendimento Educacional Especializado para pessoas com deficiência mental. In: MANTOAN, M. T. E. (Org.). O desafio das diferenças nas escolas. Petrópolis: Vozes, 2013.
BOBBIO, N. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em Acesso em 21 jun. 2021.
BRASIL. Lei nº 4.024 de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em Acesso em 21 jun. 2021.
BRASIL. Lei nº 5.692 de 11 de agosto de 1971. Fixa as Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus e dá outras providências. Disponível em Acesso em 21 jun. 2021.
BRASIL. Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em Acesso em 21 jun. 2021.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em Acesso em 21 jun. 2021.

BRASIL. Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Disponível em Acesso em 21 jun. 2021.
BRASIL. Lei nº 13.146 de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.html> Acesso em 21 jun. 2021.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 2 de 20 de dezembro de 2019. Dá nova redação ao Parecer CNE/CP 21/2001, que estabelece a duração e a carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/028.pdf> Acesso em 25 jun. 2021.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 28 de 02 de outubro de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file > Acesso em 25 jun. 2021.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 4 de 2 de outubro de 2009. Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, na modalidade Educação Especial. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf> Acesso em 01 out. 2019.
BRASIL/CNE. Resolução CNE/CP nº 1 de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Disponível em Acesso em 01 jul. 2021.
CAMPINA GRANDE DO SUL. Decreto Municipal nº 1.305 de 21 de maio de 2020. Estabelece regime especial para as atividades escolares, em decorrência da pandemia causada pela Covid-19. Disponível em < https://leismunicipais.com.br/a1/pr/c/campina-grande-do-sul/decreto/2020/131/1305/decreto-n-1305-2020-estabelece-regime-especial-para-as-atividades-escolares-em-decorrencia-da-pandemia-causada-pelo-covid-19-no-ambito-do-municipio-de-campina-grande-do-sul-estado-do-parana> Acesso em 13 jul. 2021.
CURY, C. R. J. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 245-262, jul./2002.
DUARTE, C. S. Reflexões sobre a justiciabilidade do direito à educação no Brasil. In: HADDAD, S.; e GRACIANO, M. (Org.). A educação entre os direitos humanos. Campinas, SP: Autores Associados; São Paulo: Ação Educativa, 2006.
FÁVERO, E. A. G., PANTOJA, L. M. P., MANTOAN, M. T. E. Atendimento Educacional Especializado: aspectos legais e orientações pedagógicas. In: BRASIL. Formação Continuada a Distância de professores para o AEE. Brasília: MEC/SEESP, 2007.
FERREIRA, D. C. K. Salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na rede regular pública de ensino paranaense: desafios, limites e possibilidades do paradigma inclusivo. Revista da Educação Especial, v. 29 n. 55, p. 281-294, maio/ago. 2016.
LIMA, S. M. de; REALI, A. M. de M. R. O papel da formação básica na aprendizagem profissional da docência (aprende-se a ensinar no curso de formação básica?). In: REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, M. G. N. (orgs.). Formação de professores: Práticas pedagógicas e escola. São Carlos: Ed. UFSCar, 2002, p. 217-235.
MACHADO, R. Educação Especial na Escola Inclusiva: Políticas, Paradigmas e Práticas. São Paulo: Cortez, 2009.
MANTOAN, M. T. E. Educação Inclusiva - Orientações pedagógicas. In: BRASIL. Formação Continuada a Distância de professores para o AEE. Brasília: MEC/SEESP, 2007.
MANTOAN, M. T. Inclusão Escolar: Caminhos, descaminhos, desafios e perspectivas. In: MANTOAN, M. T. (orgs). O desafio das diferenças nas escolas. Petrópolis-RJ: Vozes, 2013, p. 29-55.
PARANÁ. Instrução Normativa SEED/SUED nº 09/2018. Estabelece critérios para o Atendimento Educacional Especializado por meio da Sala de Recursos Multifuncionais. Disponível em Acesso em 01 jul. 2021.
PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na formação do professor: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2002.
RODRIGUES, David (Org.). Inclusão e Educação, Doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus Editorial, 2006.
SACERDOTE, H. C. S. A mediação segundo Feuerstein e o uso da informação em S119m educação on-line. 2018. 229 p. Tese (Doutorado). Universidade de Brasília. Brasília, 2018.