The importance of Special and Inclusive Education in teacher training: a Supervised Stage experience in Specialized Educational Service in the context of a pandemic
Main Article Content
Abstract
La legislación vigente garantiza el derecho a la educación de manera irrestricta para los ciudadanos brasileños, independientemente de cualquier condición, la inclusión de estudiantes con necesidades educativas especiales, preferentemente, en el sistema escolar regular se constituyó como un deber del Estado. Se entiende que la formación del profesorado no puede desconocer este contexto. Así, este trabajo presenta una experiencia de pasantía supervisada en el Servicio Educativo Especializado, realizado en la red municipal de Campina Grande do Sul (PR), que cuenta con siete salas de recursos multifuncionales que atienden a 84 niños que son el público objetivo de Educación Especial. Los 35 estudiantes del curso de Pedagogía de una Institución de Educación Superior local fueron asignados en estas salas, con el fin de brindar experiencias en esta modalidad docente, en el contexto de una pandemia. Este artículo destaca las potencialidades que surgen de las alianzas establecidas entre Educación Especial y la comunidad escolar, promoviendo reflexiones fructíferas sobre la garantía del derecho a la educación en una perspectiva inclusiva.
Keywords: Supervised Stage. Specialized Educational Service. Special and Inclusive Education.
Metrics
Article Details
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
a) Authors keep the copyrights and concede the right of its first publication to the magazine. The work piece must be simultaneously licensed on the Creative Commons Attribution License which allows the paper sharing, and preserves both the author identity and the right of first publication to this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, to not-exclusively distribution of the paper version published in this magazine (e.g.: publish in institutional repository or as a book chapter), with the author identity recognition and its first publication in this magazine.
c) Authors are permitted and stimulated to publish and distribute their papers online (e.g.: in institutional repository or on their personal webpage), considering it can generate productive alterations, as well as increase the impact and the quotations of the published paper.
d) This journal provides public access to all its content, as this allows a greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of the research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and are not available for other purposes.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
References
ALVES, D.O, GOTTI, M.O Atendimento Educacional Especializado - Concepção, princípios e aspectos organizacionais. In: BRASIL. Ensaios Pedagógicos. Brasilia: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Especial, 2006.
BATISTA, C. A. M.; MANTOAN, M. T. E. Atendimento Educacional Especializado para Deficiência Mental. Brasília: MEC/SEESP, 2005.
BATISTA, C. A. M. Atendimento Educacional Especializado para pessoas com deficiência mental. In: MANTOAN, M. T. E. (Org.). O desafio das diferenças nas escolas. Petrópolis: Vozes, 2013.
BOBBIO, N. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em
BRASIL. Lei nº 4.024 de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em
BRASIL. Lei nº 5.692 de 11 de agosto de 1971. Fixa as Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus e dá outras providências. Disponível em
BRASIL. Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em
BRASIL. Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Disponível em
BRASIL. Lei nº 13.146 de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.html> Acesso em 21 jun. 2021.
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 2 de 20 de dezembro de 2019. Dá nova redação ao Parecer CNE/CP 21/2001, que estabelece a duração e a carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/028.pdf> Acesso em 25 jun. 2021.
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 28 de 02 de outubro de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file > Acesso em 25 jun. 2021.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 4 de 2 de outubro de 2009. Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, na modalidade Educação Especial. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf> Acesso em 01 out. 2019.
BRASIL/CNE. Resolução CNE/CP nº 1 de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Disponível em
CAMPINA GRANDE DO SUL. Decreto Municipal nº 1.305 de 21 de maio de 2020. Estabelece regime especial para as atividades escolares, em decorrência da pandemia causada pela Covid-19. Disponível em < https://leismunicipais.com.br/a1/pr/c/campina-grande-do-sul/decreto/2020/131/1305/decreto-n-1305-2020-estabelece-regime-especial-para-as-atividades-escolares-em-decorrencia-da-pandemia-causada-pelo-covid-19-no-ambito-do-municipio-de-campina-grande-do-sul-estado-do-parana> Acesso em 13 jul. 2021.
CURY, C. R. J. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 245-262, jul./2002.
DUARTE, C. S. Reflexões sobre a justiciabilidade do direito à educação no Brasil. In: HADDAD, S.; e GRACIANO, M. (Org.). A educação entre os direitos humanos. Campinas, SP: Autores Associados; São Paulo: Ação Educativa, 2006.
FÁVERO, E. A. G., PANTOJA, L. M. P., MANTOAN, M. T. E. Atendimento Educacional Especializado: aspectos legais e orientações pedagógicas. In: BRASIL. Formação Continuada a Distância de professores para o AEE. Brasília: MEC/SEESP, 2007.
FERREIRA, D. C. K. Salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na rede regular pública de ensino paranaense: desafios, limites e possibilidades do paradigma inclusivo. Revista da Educação Especial, v. 29 n. 55, p. 281-294, maio/ago. 2016.
LIMA, S. M. de; REALI, A. M. de M. R. O papel da formação básica na aprendizagem profissional da docência (aprende-se a ensinar no curso de formação básica?). In: REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, M. G. N. (orgs.). Formação de professores: Práticas pedagógicas e escola. São Carlos: Ed. UFSCar, 2002, p. 217-235.
MACHADO, R. Educação Especial na Escola Inclusiva: Políticas, Paradigmas e Práticas. São Paulo: Cortez, 2009.
MANTOAN, M. T. E. Educação Inclusiva - Orientações pedagógicas. In: BRASIL. Formação Continuada a Distância de professores para o AEE. Brasília: MEC/SEESP, 2007.
MANTOAN, M. T. Inclusão Escolar: Caminhos, descaminhos, desafios e perspectivas. In: MANTOAN, M. T. (orgs). O desafio das diferenças nas escolas. Petrópolis-RJ: Vozes, 2013, p. 29-55.
PARANÁ. Instrução Normativa SEED/SUED nº 09/2018. Estabelece critérios para o Atendimento Educacional Especializado por meio da Sala de Recursos Multifuncionais. Disponível em
PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na formação do professor: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2002.
RODRIGUES, David (Org.). Inclusão e Educação, Doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus Editorial, 2006.
SACERDOTE, H. C. S. A mediação segundo Feuerstein e o uso da informação em S119m educação on-line. 2018. 229 p. Tese (Doutorado). Universidade de Brasília. Brasília, 2018.