O ensino remoto sob o olhar do Programa Residência Pedagógica: um relato de experiência
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Com a pandemia de Covid-19 escolas em todo o mundo paralisaram suas atividades presenciais e aderiram às atividades remotas, reorganizando a sala de aula física para o meio digital. Com isso, professores, pais e alunos tiveram que se adaptar a esta nova realidade, bem como as atividades realizadas pelos residentes. Desta forma, este trabalho tem como objetivo trazer reflexões sobre o ensino remoto na pandemia sob a perspectiva do Programa Residência Pedagógica na disciplina de ciências e de biologia em uma escola pública da cidade de Ponta Grossa. Foram discutidos alguns pontos observados e vivenciados ao longo do ensino remoto, como a frequência e a participação dos alunos, com base na literatura especializada na área, e, também, identificando aspectos que necessitam ser ajustados. É preciso pensar em maneiras diferentes de garantir qualidade no processo de ensino-aprendizagem, ainda que as dificuldades estejam presentes, tanto por parte dos alunos quanto dos professores.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ALVES, J. N. et al. Ciências na pandemia: uma proposta pedagógica que envolve interdisciplinaridade e contextualização. Revista Thema, [S. l.], v. 18, n. especial, p. 184-203, ago. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.184-203.1850. Acesso em: 7 abr. 2021.
ANTIQUEIRA, L. M. O. R.; SEKINE, E. S. Os "erres" pós pandemia: princípios para sustentabilidade e cidadania. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 15, n. 4, p. 70–79, 2020. DOI: 10.34024/revbea.2020.v15.10752 Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10752. Acesso em: 14 nov. 2022.
APPENZELLER, S. et al. Novos Tempos, Novos Desafios: Estratégias para Equidade de Acesso ao Ensino Remoto Emergencial. Rev. bras. educ. med., Brasília, v. 44, supl. 1, e155, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200420. Acesso em: 10 fev. 2021.
AQUINO, E. M. L. et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, supl. 1, p. 2423-2446, jun. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.10502020. Acesso em: 17 Mar. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 3-4, 25 maio 2017. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/ 20238603/do1-2017-05-26-decreto-n-9-057-de-25-de-maio-de-2017-20238503. Acesso em: 20 maio 2020.
BUCHWEITZ, M. Um olhar para o professor no processo de ensino e aprendizagem remoto. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 24, p. 1-22, 26 mar. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.24.16185.008. Acesso em: 21 fev. 2022.
CASTRO, E. A.; QUEIROZ, E. R. Educação a distância e ensino remoto: distinções necessárias. Revista Nova Paideia, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 3-17, set. 2020. DOI: 10.36732/riep. v2i3.59. Disponível em: http://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/40. Acesso em: 17 fev. 2022.
CORDEIRO, K. M. A. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. p. 1-15, 2020. Repositório Institucional IDAAM. Disponível em: https://dspace.sws.net.br/jspui/bitstream/prefix/1157/1/O%20IMPACTO%20DA%20PANDEMIA%20NA%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20A%20UTILIZA%C3%87%C3%83O%20DA%20TECNOLOGIA%20COMO%20FERRAMENTA%20DE%20ENSINO.pdf. Acesso em: 13 mar. 2023.
COUTO, E. S.; COUTO, E. S.; CRUZ, I. M. P. #Fiqueemcasa: educação na pandemia da covid-19. Interfaces Científicas - Educação, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 200–217, maio 2020. Disponível em: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217. Acesso em: 17 mar. 2021.
CUNHA, L. F. F.; SILVA, A. S.; SILVA, A. P. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo, Brasília, v. 7, n. 3, p. 27-37, ago. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924. Acesso em: 11 fev. 2021.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018. 173 p.
JOYE, C. R.; MOREIRA, M. M.; ROCHA, S. S. D. Distance Education or Emergency Remote Educational Activity: in search of the missing link of school education in times of COVID-19. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 7, p. 1-29, maio 2020. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4299. Acesso em: 19 mar. 2021.
KANASHIRO, P. R. T. Exclusão digital, desigualdade e iniquidade: ensaio sobre a educação pública em tempo de isolamento social. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 24, p. 1-9, jun. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.24.16145.054. Acesso em: 24 fev. 2022.
LEAL, P. C. S. A educação diante de um novo paradigma: ensino a distância (ead) veio para ficar! Revista Eletrônica Gestão & Tecnologia, Goiânia, v. 1, n. 30, p. 1-3, jul. 2020. Disponível em: http://faculdadedelta.edu.br/revistas3/index.php/gt/article/view/44. Acesso em: 17 fev. 2022.
LIMA, W. R.; PEIXOTO, J.; ECHALAR, A. D. L. F. Ações educacionais em tempos de pandemia: reflexões sobre a Biologia no ensino médio. Olhar de Professor, v. 23, p. 1-6, 28 nov. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15906.209209226309.0611. Acesso em: 01 mar. 2022.
MÉDICI, M. S.; TATTO, E. R.; LEÃO, M. F. Percepções de estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada sobre atividades remotas ofertadas em tempos de pandemia do coronavírus. Revista Thema, [S. l.], v. 18, n. ESPECIAL, p. 136-155, ago. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.136-155.1837. Acesso em: 20 fev. 2021.
MINAYO, M. C. S. et al (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 21 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 81 p.
MOREIRA, J. A. M.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5585/Dialogia.N34.17123. Acesso em: 18 mar. 2021.
NASCIMENTO, P. M. et al. Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia. Brasília: Ipea, 2020. 16 p. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10228. Acesso em: 17 fev. 2021.
OLIVEIRA, H. V.; SOUZA, F. S. Do conteúdo programático ao sistema de avaliação: reflexões educacionais em tempos de pandemia (COVID-19). Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 15-24, abr. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.3753654. Acesso em: 17 mar. 2021.
OLIVEIRA, J. B. A. e; GOMES, M.; BARCELLOS, T. A Covid-19 e a volta às aulas: ouvindo as evidências. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 28, n. 108, p. 555-578, set. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362020002802885. Acesso em: 07 abr. 2021.
RUDNIK, M. L; BEQUER, T. Y. P.; ROSA, M. C. O ensino remoto e a disciplina de ciências: um relato de experiência através do programa residência pedagógica. In: Encontro Nacional das Licenciaturas, 8., 2021, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize editora, 2021. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/84860>. Acesso em: 13 maio 2022.
SCOPEL, J. M.; CAVALLI, G. L.; SCUR, Luciana. Confecção de jogos com materiais alternativos como estratégia de ensino. Scientia cum Industria, Caxias do sul, v. 4, n. 4, p. 216-218, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v4iss4p216. Acesso em: 27 fev. 2021.
SILVA, I. C. S.; PRATES, T. S.; RIBEIRO, L. F. S. As Novas Tecnologias e aprendizagem: desafios enfrentados pelo professor na sala de aula. Revista Em Debate, Florianópolis, v. 16, n. p. 107-123, mar. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-3532.2016n15p107. Acesso em: 10 fev. 2021.
SILVA, O. G.; NAVARRO, E. C. A relação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem. Revista Eletrônica Univar, v. 2, n. 8, p. 95-100, 2012. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/arquivos/pibid/docs/leituras/A%20rela%C3%83%C2%A7%C3%83%C2%A3o%20professor-aluno%20no%20processo%20ensino-aprendizagem.pdf. Acesso em: 25 fev. 2021.
SOUZA, C. A. N. et al. Análise da implementação do ensino remoto emergencial no estado do Paraná. In: Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 14., 2020, [S.l.]. Anais [...]. [S.l.]: Portal de Periódicos da Faculdade de Letras, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_linguagem_tecnologia/article/view/17698. Acesso em: 18 mar. 2021.
TELES, E. C. et al. O ensino remoto e os impactos nas aprendizagens. Revista ComSertões, Salvador, v. 9, n. 2, p. 72-90, dez. 2020. Disponível em: https://10.36943/comsertoes.v9i2.10091. Acesso em: 24 fev. 2022.