A BNCC e as avaliações externas e em larga escala: velhas e novas interfaces em tempos de neoliberalismo extremado

Conteúdo do artigo principal

Doutoranda Welcianne Iris de Queiroz
https://orcid.org/0000-0002-1453-3487
Doutoranda Daiani Vieira Ortega
https://orcid.org/0000-0003-0949-4644
Dr. Sílvio César Nunes Militão
https://orcid.org/0000-0003-2094-1193

Resumo

O texto em tela objetiva elucidar sobre como o ideário Neoliberal tem modulado um olhar enviesado sobre a BNCC discutindo os desdobramentos desta com/nas avaliações externas e em larga escala. Busca-se responder às seguintes questões: Quais as relações da BNCC com as avaliações externas e em larga escala? De que maneira estas têm se configurado como padronização em atendimento à ideologia Neoliberal e quais seus rebatimentos na materialidade e na cultura escolar? Para responder tais questões realizou-se pesquisa e análise bibliográfica sobre a temática em tela, adotando-se como principais referenciais teóricos Azevedo (1997), Peroni (2003), Gentili (1998), Lima e Sena (2020), Cássio (2019), Cury; Reis; Zanardi (2018), Dourado; Siqueira (2019), Oliveira (2018), Felipe (2020), Duarte (2001), Araújo (2004), Freitas (2012, 2018), Luckesi (2011), Sacristán (2017). Conclui-se que a educação imposta pela BNCC e a avaliação que dela se faz, não é uma educação transformadora, mas sim, uma educação conformista que atende às demandas do mercado.

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Detalhes do artigo

Como Citar
QUEIROZ, W. I. de; ORTEGA, D. V.; MILITÃO, S. C. N. A BNCC e as avaliações externas e em larga escala: velhas e novas interfaces em tempos de neoliberalismo extremado. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–27, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.20921.005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20291. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Doutoranda Welcianne Iris de Queiroz, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Presidente Prudente. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/unidade Paranaíba-MS) (2018) desenvolveu pesquisa sobre Formação de professores, Currículo, Avaliação da Aprendizagem e as Políticas Educacionais que envolvem as Avaliações Externas e em Larga Escala. Possui especialização em Educação pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), onde desenvolveu pesquisa na área de Avaliação da Aprendizagem e Formação Docente (2016). Especialista em Psicopedagogia pela Unead, onde desenvolveu pesquisa sobre a aprendizagem humana e os fatores que a influenciam (2008). É graduada em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) (2002). É professora efetiva de Matemática e Ciências Naturais da rede Estadual de Goiás há mais de 19 anos. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Práticas Educativas (GEPPOPE/UNESP) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF/UFGD-UEMS). Bolsista CAPES

Doutoranda Daiani Vieira Ortega, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- UNESP

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)/Presidente Prudente. Doutoranda em Educação pela mesma universidade. Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico (PCNP) de Geografia na Diretoria de Ensino de Presidente Prudente. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Práticas Educativas (GEPPOPE/UNESP)

Dr. Sílvio César Nunes Militão, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)/Marília-SP. Professor Assistente Doutor UNESP /Marília-SP. Docente vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP/Presidente Prudente-SP. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Práticas Educativas (GEPPOPE/UNESP).

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