As disputas na construção da Base Nacional Comum Curricular: anotações em torno do conteúdo da política educacional

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Dr.ª Maria Raquel Caetano
https://orcid.org/0000-0001-6973-908X

Resumo

O artigo objetiva compreender as disputas que ocorreram na construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em torno do conteúdo da política e da proposta educacional no interior do Ministério da Educação e no Conselho Nacional de Educação durante determinado período histórico, político e social. Nesse período, as mudanças na educação integram um movimento maior, cuja totalidade e historicidade precisam ser entendidas a partir da crise do capital em suas diferentes etapas neoliberais que redefinem o Estado e trazem implicações nas políticas educacionais. Procuramos mostrar a correlação de forças no processo de construção da BNCC no Conselho Nacional de Educação e no Ministério da Educação, que resultou na promulgação da atual BNCC. A pesquisa se caracteriza como qualitativa; no percurso metodológico, usamos a abordagem de influência e produção de textos do ciclo de políticas. No final do artigo, apresentamos que o processo de construção da BNCC se constituiu em debates permanentes sobre a educação pública como direito.

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Como Citar
CAETANO, M. R. . As disputas na construção da Base Nacional Comum Curricular: anotações em torno do conteúdo da política educacional. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–24, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.20446.014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20446. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Dr.ª Maria Raquel Caetano, Instituto Federal de Educação, Campus Charqueadas - IFSUL

Pedagoga, Dr.ª em Educação pela UFRGS. Docente dos cursos de graduação e pós-graduação. Atua no Instituto Federal de Educação, Campus Charqueadas.

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