Ensino remoto emergencial na pandemia de COVID-19: relato de experiência

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Dr. Marcelo Costa Ribeiro
https://orcid.org/0000-0002-1643-7747

Resumo

Este trabalho é de natureza qualitativa e traz um relato autobiográfico de experiência na docência do Ensino Superior em uma instituição privada com fins lucrativos, no curso de direito, em Minas Gerais, para o corpus de análise da investigação científica. Com o objetivo de dialogar sobre as dificuldades da IES em tempos de distanciamento social e eventuais lockdowns, o empenho dos profissionais da educação e a desmotivação apresentadas pelos alunos, e os pontos positivos no entorno dessas questões. O estudo está situado no âmbito da pesquisa (auto)biográfica em direito à educação e tem a narrativa autobiográfica como método de investigação. O estudo revela que o ensino remoto emergencial foge do tipo ideal da educação universitária, todavia, diante dos fatores categóricos que inviabilizam as aulas presenciais no período de pandemia de COVID-19, este modo de ensino foi a alternativa da educação superior e fez despontar deficiências que estavam ocultas, do mesmo modo fez-se despontar novas Tecnologias de Informação e Comunicação que têm um reflexo positivo nos processos de ensino e aprendizagem.

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Detalhes do artigo

Como Citar
RIBEIRO, M. C. Ensino remoto emergencial na pandemia de COVID-19: relato de experiência. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–26, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.20924.045. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20924. Acesso em: 23 dez. 2024.
Seção
Experiências Pedagógicas
Biografia do Autor

Dr. Marcelo Costa Ribeiro, Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS

Doutor em Ciências Jurídicas (PUC-AR). Doutorando em Educação, Conhecimento e Sociedade (UNIVÁS). Mestre em Educação (UNIVÁS). Professor no Curso de Direito Asmec – Unisepe, Pouso Alegre e Ouro Fino, MG.

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