Ensino remoto emergencial na pandemia de COVID-19: relato de experiência

Conteúdo do artigo principal

Dr. Marcelo Costa Ribeiro
https://orcid.org/0000-0002-1643-7747

Resumo

Este trabalho é de natureza qualitativa e traz um relato autobiográfico de experiência na docência do Ensino Superior em uma instituição privada com fins lucrativos, no curso de direito, em Minas Gerais, para o corpus de análise da investigação científica. Com o objetivo de dialogar sobre as dificuldades da IES em tempos de distanciamento social e eventuais lockdowns, o empenho dos profissionais da educação e a desmotivação apresentadas pelos alunos, e os pontos positivos no entorno dessas questões. O estudo está situado no âmbito da pesquisa (auto)biográfica em direito à educação e tem a narrativa autobiográfica como método de investigação. O estudo revela que o ensino remoto emergencial foge do tipo ideal da educação universitária, todavia, diante dos fatores categóricos que inviabilizam as aulas presenciais no período de pandemia de COVID-19, este modo de ensino foi a alternativa da educação superior e fez despontar deficiências que estavam ocultas, do mesmo modo fez-se despontar novas Tecnologias de Informação e Comunicação que têm um reflexo positivo nos processos de ensino e aprendizagem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
RIBEIRO, M. C. Ensino remoto emergencial na pandemia de COVID-19: relato de experiência. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–26, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.20924.045. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20924. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Experiências Pedagógicas
Biografia do Autor

Dr. Marcelo Costa Ribeiro, Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS

Doutor em Ciências Jurídicas (PUC-AR). Doutorando em Educação, Conhecimento e Sociedade (UNIVÁS). Mestre em Educação (UNIVÁS). Professor no Curso de Direito Asmec – Unisepe, Pouso Alegre e Ouro Fino, MG.

Referências

BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BARCELLOS, E. et al. Holografia: Inovação e Metáfora de Interatividade na Comunicação e na Representação Ótica. 7th Information Design International Conference, 2015. Disponível em: (PDF) Holografia: Inovação e Metáfora de Interatividade na Comunicação e na Representação Ótica (researchgate.net). Acesso em: 19 jul. 2021.

BARTALO, L.; GUIMARÃES, S. E. R. Estratégias de estudo e aprendizagem de alunos universitários: um estudo exploratório. Informação e Informação, Londrina, Brasil, v. 13, n. 2, p. 1–14, 2008.

BRASIL, Ministério da Educação. A BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2016.

BRASIL. Decreto n.º 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Seção 1 - 30 maio 2017, Página 1 (Republicação), Brasília, DF, Poder Executivo, 17-11–2022.

BRASIL. Lei n.o 8.078, de 11 de setembro de 1990. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Poder Legislativo, 11 set. 1990.

BRASIL. Portaria n.o 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, Brasilia, DF, MEC, 17 mar. 2020.

BRAZIL, Império Do. Carta de Lei de 4 de dezembro de 1810. Crea uma Academia Real Militar na Côrte e Cidade do Rio de Janeiro. Diário Oficial do Império, Rio de Janeiro, RJ, Império do Brazil, 4 dez 1810.

CIEB, Centro de Inovação para a Educação Brasileira. Guia de estratégias de aprendizagem remota. Disponível em: CIEB - Estratégias de Aprendizagem Remota. Acesso em: 21 nov. 2022.

COMAZZETTO, L. R. et al. A Geração Y no Mercado de Trabalho: um Estudo Comparativo entre Gerações. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 36, n.º 1, p. 145–157, mar. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000100145&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 17 nov. 2022

CUNHA, M. I. da. Formação docente e inovação: epistemologias e pedagogias em questão. Encontro nacional de didática e prática de ensino. Anais... Porto Alegre: Edições Bagaço, 2008

FERREIRA, A. L.; ACIOLY-RÉGNIER, N. M. Contribuições de Henri Wallon à relação cognição e afetividade na educação. Educar em Revista, n.º 36, p. 21–38, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602010000100003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 19 jul. 2021.

FREUD, S. Escritos sobre a Guerra e a Morte. 1915. Tradução Artur Morão. Covilhã: LusoFia: press, 2009.

GRONDIN, J. Introdução à hermenêutica filosófica. Tradução Benno Dischinger. São Leopoldo: Unisinos, 1999.

GUERRA-BÁEZ, S. P. Una revisión panorámica al entrenamiento de las habilidades blandas en estudiantes universitarios. Psicologia Escolar e Educacional, v. 23, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100308&tlng=es. Acesso em: 6 jun. 2021.

GUIMARÃES, S. E. R.; BORUCHOVITCH, E. O estilo motivacional do professor e a motivação intrínseca dos estudantes: uma perspectiva da Teoria da Autodeterminação. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 17, n. 2, p. 143–150, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 20 jul. 2021.

GUSSO, H. L. et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, Campinas, Brasil, v. 41, p. 1–27, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100802&tlng=pt. Acesso em: 08 jan. 2021.

HAMELINE, D. L’éducation, Ses Images Et Son Propos. Esf Editeur, Paris, France, v. 80, p. 115–117, 1987. Disponível em: Hameline (Daniel). — L'Education, ses images et son propos - Persée (persee.fr). Acesso em: 09 fev. 2021.

HELLIWELL, J. F. et al. World Happiness Report 2021. New York, NY, USA: Sustainable Development Solutions Network, 2021. Disponível em: https://worldhappiness.report/ed/2021/#appendices-and-data. Acesso em: 19 jun. 2021.

HODGES, C. et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. Washington: Educause review, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 26 jul. 2021

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Painel de Indicadores - IBGE. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/indicadores#desemprego. Acesso em: 9 jul. 2021

II VIGISAN, P. II Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da COVID-19 no Brasil [livro eletrônico]: II VIGISAN: relatório final/Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar – PENSSAN. São Paulo: Rede PENSSAN, 2022.

IPPOLITO-SHEPHERD, J.; CERQUEIRA, M. T. (2003). Las escuelas promotoras de la salud en las Américas: una iniciativa regional Washington, DC: Organización Panamericana de Salud. Disponível em: ftp://ftp.fao.org/docrep/fao/006/j0243m/j0243m03.pdf. Acesso em: 25 jul. 2021.

JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. 2004. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

KAPLAN, A. M.; HAENLEIN, M. Higher education and the digital revolution: about MOOCs, SPOCs, social media, and the Cookie Monster. Business Horizons, v. 59, n. 4, p. 441–450, jul. 2016. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S000768131630009X

KERSCH, D. F. et al. Multiletramentos na pandemia. São Leopoldo: Casa Leiria, 2021.

KISSLER, S. M. et al. Projecting the transmission dynamics of SARS-CoV-2 through the postpandemic period. Science, v. 368, n. 6493, p. 860–868, 22 maio 2020. Disponível em: https://www.sciencemag.org/lookup/doi/10.1126/science.abb5793. Acesso em: 15 ago. 2021.

MIRANDA, F. C.; GEERTS, D. Caracterizando práticas de assistência de vídeo entre jovens a partir de Fluxos Interacionais. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 41, n.º 2, p. 81–105, ago. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442018000200081&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 17 nov. 2022

MONTERO, R. A ridícula ideia de nunca mais te ver. Tradução Mariana Sanchez. São Paulo: Todavia, 2019.

MORAN, J.; BACICH, L. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

NOVOA, A.. L’image à l’infini: La lente accommodation de la profession enseignante à une identité féminine. Recherche et Formation, Paris, França, n. 21, p. 9–22, 1996. Disponível em: L'image à l'infini : la lente accommodation de la profession enseignante à une identité féminine - Persée (persee.fr). Acesso em: 21 jun. 2021.

OLIVEIRA, V. M. de; SATRIANO, C. R. Narrativa autobiográfica do próprio pesquisador como fonte e ferramenta de pesquisa. Linhas Crí­ticas, Brasilia, DF, v. 23, n. 51, p. 369–386, 4 fev. 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8231. Acesso em: 23 jul. 2021.

PASSEGGI, M. da C.; SOUZA, E. C. de; VICENTINI, P. P. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, v. 27, n.º 1, p. 369–386, abr. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000100017&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 15 nov. 2022.

RAABE, A.; BRACKMANN, C.; CAMPOS, F. Currículo de Referência em Tecnologia e Computação: da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. São Paulo: CiEB, 2020.

REIMERS, F. M.; SCHLEICHER, A. A framework to guide an education response to the COVID-19 Pandemic of 2020. Paris: OECD Publishing, 2020.

RUIZ, V. M. Estratégias motivacionais: estudo exploratório com universitários de um curso noturno de administração. Psicologia Escolar e Educacional, Perdizes, Brasil, v. 8, n. 2, p. 167–177, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/5Q6nXFRMrg3fRY63Lhxr7jJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 jul. 2021.

SHEIKH, A. et al. SARS-CoV-2 Delta VOC in Scotland: demographics, risk of hospital admission, and vaccine effectiveness. The Lancet, v. 397, n. 10293, p. 2461–2462, 14 jun. 2021. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0140673621013581. Acesso em: 20 jul. 2021.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, Brasil, v. 13, n. 5, p. 5–24, 2000.

UNA-SUS. Coronavírus. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/noticia/coronavirus-brasil-confirma-primeiro-caso-da-doenca. Acesso em: 23 jul. 2021.

UNESCO. Coalizão Global de Educação. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse/globalcoalition. Acesso em: 12 jul. 2021.

UNIVERSITY, J. H. COVID-19 Map - Johns Hopkins Coronavirus Resource Center. Disponível em: https://coronavirus.jhu.edu/map.html. Acesso em: 23 jul. 2021.

YOUSAFZAI, M. Eu sou Malala: a história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.