O coordenador pedagógico nas políticas públicas de educação do Brasil

Conteúdo do artigo principal

Me. Eliane Guimarães de Oliveira
https://orcid.org/0000-0002-5513-3287
Dr. Claudio Pinto Nunes
https://orcid.org/0000-0003-1514-6961

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação sobre as políticas públicas voltadas aos profissionais que atuam na coordenação pedagógica no Brasil e busca analisar, entre outros aspectos, as políticas públicas que se referem, direta ou indiretamente, ao trabalho dos profissionais que atuam na coordenação, desde a ideia do trabalho até as legislações em vigor. Como instrumento foi utilizada pesquisa documental e os resultados demonstram que, apesar de algumas conquistas em legislações em vigor, como a garantia de Piso Salarial Profissional Nacional na Lei do Piso, há muito o que se avançar no que se refere às políticas públicas e ao trabalho de coordenação pedagógica, pois o que se observa na análise de legislações, ao longo da história do Brasil, é uma imprecisão e falta de clareza no que se refere ao trabalho desse profissional, iniciando pela própria denominação da função, que tem inúmeras nomenclaturas e atribuições nos diferentes entes federados.

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Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA, . E. G. de .; NUNES, C. P. O coordenador pedagógico nas políticas públicas de educação do Brasil. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–25, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21110.057. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21110. Acesso em: 4 maio. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Me. Eliane Guimarães de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Universidade do Estado da Bahia (UNEB); coordenadora pedagógica da Rede Pública Municipal de Ensino de Guanambi - Bahia; membro do Grupo de Estudos sobre Didática, Formação e Trabalho Docente Mestre em Educação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); pedagoga da (Difort/CNPq).

Dr. Claudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS); Líder do Grupo de Estudos sobre Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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