Estado de exceção, neoliberalismo e educação: a questão da dignidade humana

Conteúdo do artigo principal

Me. Túlio Almeida Rocha Pires
https://orcid.org/0000-0003-3670-5435
Prof. Dr. Carlos Betlinski
https://orcid.org/0000-0003-1747-466X

Resumo

Partindo das teorias contemporâneas acerca do Estado de exceção e da racionalidade neoliberal, o presente estudo teve como intuito responder à seguinte questão: as políticas neoliberais para a educação brasileira contribuem para a inefetividade do princípio da dignidade da pessoa humana? Tal investigação mostra-se urgente, sobretudo porque a dignidade humana figura como fundamento da República e do Estado democrático de direito brasileiros. Como objetivo específico a pesquisa conceituou o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana e, posteriormente, relacionou-o ao contexto das políticas neoliberais da educação e com o conceito de Estado de exceção. A metodologia se baseou em uma pesquisa bibliográfica de caráter hermenêutico e qualitativo para a aplicação do referencial teórico adotado, visto que o estudo tratou de investigar um fenômeno político e social. Ao final, conclui-se que tal racionalidade, aliada às políticas educacionais recentes, promove uma degradação estrutural da democracia, uma vez que exaure a efetividade de um de seus principais fundamentos: a dignidade da pessoa humana.

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Detalhes do artigo

Como Citar
PIRES, T. A. R. .; BETLINSKI, C. Estado de exceção, neoliberalismo e educação: a questão da dignidade humana. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–21, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21173.046. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21173. Acesso em: 5 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Me. Túlio Almeida Rocha Pires, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras (2022), Pós-graduado em Filosofia e Teoria do Direito (2022), Bacharel em Direito (2020), Advogado pela PUC/MG.

Prof. Dr. Carlos Betlinski, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Professor Associado da Universidade Federal de Lavras - UFLA. Doutor em Educação pela  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Docente de Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

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