A produção de vídeos educativos como desafio na formação de professores – relato de uma experiência

Conteúdo do artigo principal

Dr.ª Carla Susana Nunes Ferreira Vieira
https://orcid.org/0000-0003-3034-9732
Dr. Aníbal Rui de Carvalho Antunes das Neves
https://orcid.org/0000-0002-3285-7733
Dr. António Augusto de Freitas Gonçalves Moreira
https://orcid.org/0000-0003-0040-2811

Resumo

Numa era digital em que os desafios à inovação na formação de professores são evidentes, o objetivo deste artigo é identificar e desenvolver diferenciadas estratégias de aprendizagem e desenvolvimento de competências. No âmbito da Licenciatura em Educação Básica de uma universidade portuguesa e da unidade curricular de Didática das Expressões e Comunicação, os estudantes foram desafiados a produzir em grupo um vídeo educativo. Foram produzidos 9 vídeos educativos, com a participação de 39 estudantes com idades compreendidas entre os 20 e os 39 anos. No final foi aplicado online um questionário individual, centrado em compreender “como os estudantes percecionam o potencial formativo da tarefa de produção de um vídeo”. Os dados mostram uma perceção generalizada da existência de aspetos que potenciam a produção de vídeos educativos como ferramenta de formação de professores e da necessidade de os estudantes desenvolverem competências tecnológicas e pedagógicas que lhes permitam identificar, rentabilizar e usufruir dos recursos digitais.

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Detalhes do artigo

Como Citar
VIEIRA, C. S. N. F.; NEVES, A. R. de C. A. das .; MOREIRA, A. A. de F. G. . A produção de vídeos educativos como desafio na formação de professores – relato de uma experiência. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–17, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21314.050. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21314. Acesso em: 16 nov. 2024.
Seção
Experiências Pedagógicas
Biografia do Autor

Dr.ª Carla Susana Nunes Ferreira Vieira, Universidade de Aveiro - Portugal

Carla Ferreira é membro do Laboratório de Supervisão e Avaliação do CIDTFF no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (Portugal). É Licenciada em Educação pela Universidade de Aveiro (2004), Pós-Graduada em Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor) (2008) pelo ISCIA (Instituto Superior de Informação e Administração das Ciências), Especializada em Educação e Bibliotecas (2011) pela Universidade Lusófona do Porto e Mestre em Ciências da Educação (Especialização em Formação Pessoal e Social) (2011) pela Universidade de Aveiro. Aluno de Doutoramento na área do Ensino Superior, com enfoque nos Sistemas de Gestão da Qualidade dos Processos de Ensino e Aprendizagem e na Avaliação do Ensino Centrado no Estudante no Programa de Doutoramento em Educação, Universidade de Aveiro.
Foi fundadora e responsável pelo Serviço de Educação e Animação da Biblioteca Municipal de Estarreja (2006-2011), Auditor Interno da Qualidade (2009-2011) e Gestora do Processo da Biblioteca Municipal de Estarreja no âmbito da Gestão da Qualidade (2010-2011). De 2009 a 2011 colabora na Rádio de Voz da Ria com programas de promoção da leitura e desde 2012 é Membro da Comissão da Universidade Superior de Cacia, onde também ensina espanhol e francês como voluntária.
Os seus interesses de investigação incluem Pedagogia no Ensino Superior, Avaliação e Qualidade, Sistemas de Gestão da Qualidade, Formação Contínua de Professores, Educação de Adultos, Bibliotecas, e Educação e Património Cultural.

Dr. Aníbal Rui de Carvalho Antunes das Neves, Universidade de Aveiro - Portugal

Doutor em Multimídia em Educação. Investigador e docente na Universidade de Aveiro, Portugal. Professor Assistente - Departamento de Educação e Psicologia / Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Educação de Formadores - CIDTFF
Universidade de Aveiro

Dr. António Augusto de Freitas Gonçalves Moreira, Universidade de Aveiro

Nascido em Aveiro, Portugal, em 1957, António Moreira é doutorado em Didáctica das Línguas Estrangeiras pela Universidade de Aveiro, onde desempenha actividades de ensino e investigação como Professor Associado. Com vários livros, capítulos, artigos e software educativo e de investigação publicados em Portugal e no estrangeiro, coordenou o Centro de Competência Local Nónio Século-XXI, o Laboratório de Conteúdos Digitais da Universidade de Aveiro do qual foi fundador, e o director dos Cursos de Formação de Especialização, Curso de Mestrado e Programa de Doutoramento em Multimédia na Educação. Coordenou também os programas de formação de professores primários Internet@eb1 e CBTIC@EB1 para o distrito de Aveiro entre 2002-2007. Com envolvimento principal na pós-graduação, é o Director do Programa de Doutoramento em Multimédia na Educação, supervisionou cinco estágios (incluindo Erasmus), 62 mestrados pré-Bolonha, 42 doutorandos e 5 pós-doutorandos. Os seus principais interesses de investigação são Flexibilidade Cognitiva Hipertextos de Aprendizagem, Comunidades de Prática e Instrução de Acesso Aleatório. Foi desde finais de 2010 até princípios de 2015 o Director do Departamento de Educação, Universidade de Aveiro, e é agora o vice-coordenador do Centro de I&D do CIDTFF. É membro do Conselho Editorial de várias revistas nacionais e internacionais, incluindo a Revista Internacional de Tecnologia Educativa no Ensino Superior (ETHE).

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