O uso da Experiência de Aprendizagem Mediada para a construção das competências de contexto e observação à educação científica

Conteúdo do artigo principal

Doutrorando Renan Santos Miranda
https://orcid.org/0009-0007-1186-6159
Dr. Álvaro Lorencini Júnior
https://orcid.org/0000-0001-9365-2312

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar o uso da Experiência de Aprendizagem Mediada, conforme Feuerstein (1990), para a construção de duas competências básicas à educação científica: contexto e observação, em duas turmas do sexto ano de uma escola pública estadual de Londrina-PR em 2023. O paradigma inserido no processo investigativo foi o qualitativo. Ressalta-se que, este trabalho é um recorte de um conjunto de sequências pedagógicas para o desenvolvimento da tese do primeiro autor. Assim, a sequência didática foi trabalhada com 47 estudantes, em seguida as produções destes foram sistematizadas e analisadas conforme Yin (2016). Os resultados obtidos para as competências básicas dos estudantes foram: contexto 91,48% e observação 80,84%, esses resultados indicam que a Experiência de Aprendizagem Mediada foi significativa, para a construção desses atos cognitivos básicos dentro dos limites teóricos e empíricos deste estudo.


 

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MIRANDA, R. S.; LORENCINI JÚNIOR, Álvaro . O uso da Experiência de Aprendizagem Mediada para a construção das competências de contexto e observação à educação científica. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–24, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.22136.019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22136. Acesso em: 22 jul. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Doutrorando Renan Santos Miranda, Universidade estadual de Maringá - UEM

Sou um entusiasta da educação e estou atualmente cursando o doutorado em Educação para a Ciência na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Possuo um mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e sou graduado em Ciências Biológicas, tanto na modalidade de licenciatura quanto na de bacharelado, também pela UEL.

Além dos meus estudos acadêmicos, tenho uma sólida experiência como professor temporário na Secretaria do Estado do Paraná (SEED). Durante esse período, desenvolvi habilidades em metodologias ativas de ensino e aprendizagem, buscando proporcionar aos estudantes uma participação mais ativa e engajada no processo educacional.

Minha paixão está em mediar a experiência de aprendizagem dos estudantes da educação básica, buscando despertar o interesse pela ciência e fornecer ferramentas que os auxiliem a compreender o mundo ao seu redor. Acredito na importância de uma abordagem dinâmica e interativa, utilizando estratégias inovadoras que incentivem a participação ativa e a construção do conhecimento.

Estou comprometido em contribuir para o avanço da educação e em promover o desenvolvimento integral dos estudantes, preparando-os para os desafios do futuro. Minha trajetória acadêmica e experiência prática me capacitam a atuar como um educador dedicado e apaixonado pelo ensino de ciências.

Dr. Álvaro Lorencini Júnior, Universidade Estadual de Londrina

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação e Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP - São Paulo). Mestrado e Doutorado em Educação, área de Didática pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Professor do Depto. de Biologia Geral do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR) da disciplina: Didática das Ciências Naturais. Professor e Orientador do Programa de Pós-Graduação: Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL e do Programa de Pós-Graduação: Mestrado e Doutorado em Educação para a Ciência e Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR). Coordenador do GETEPEC (cadastrado e certificado no CNPq) - Grupo de Estudos e Pesquisa: Tendências e Perspectivas do Ensino das Ciências - que tem como propósito investigar os referenciais teóricos e metodológicos que atendem os objetivos e as questões de pesquisa na perspectiva da prática reflexiva, investigativa e crítica da formação inicial e continuada de professores das Ciências; pesquisar as tendências dos processos interativos e suas implicações para a elaboração de significados em sala de aula; investigar as perspectivas dos processos de ensino para a aprendizagem de conceitos científicos e as tendências dos processos educativos para a construção de valores no âmbito da educação ambiental e da educação para a sexualidade. Projetos de Pesquisa e Extensão nas áreas de Formação Inicial e Continuada de Professores das Ciências, Ensino-Aprendizagem das Ciências, Processos Interativos em Sala de Aula, Educação Ambiental e Educação para a Sexualidade.

 

Referências

ALMEIDA, W. N. C; MALHEIRO, J. M. da. S. A aprendizagem mediada de Reuven Feuerstein: uma revisão teórico-conceitual dos critérios de mediação. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: <https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3073>. Acesso em: 5 mar.2023.

BRANDÃO, J. Plano de aula inovadora. Educaethos, 2020.

BRASIL, Ministério da educação. Base nacional Comum Curricular, 2018. Disponível em< http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 5 mar.2023.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF. 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em:5 mar.2023.

CACHAPUZ, A. Educação em Ciências: Contributos para a Mudança. Vitruvian Cogitationes. Maringá, v. 3, n. 2, p. 64-80, 2022. doi.org/10.4025/rvc.v3i2.65705. Acesso em: 5 mar.2023.

DELIZOICOV, D; ANGOTTI, J. A; PERNABUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

DUGHI, T; ROXANA, I. A. N. C. Students’self-efficacy and feurstein instrumental enrichment. Journal Plus Education, v. 30, n. 1, p. 53-66, 2022. Disponível em:< https://uav.ro/jour/index.php/jpe/article/view/1713>. Acesso em: 5 abr.2023.

ELIWA, M. M; ALSHOUKARY, Abd-Ullah. Modeling Causal Relationships between Academic Adjustment, Academic Striving and Future Expectations on Psychological Resilience and Cognitive Modifiability among Elementary School Students. مجلة کلية التربية, v. 19, n. 116, p. 655-693, 2022. Disponível:< https://www.researchgate.net/publication/366214435_Modeling_Causal_Relationships_between_Academic_Adjustment_Academic_Striving_and_Future_Expectations_on_Psychological_Resilience_and_Cognitive_Modifiability_among_Elementary_School_Students>. Acesso em: 5 abr.2023.

ESCUDERO, E. C. L; HOYOS, L. L. L. Teoría de la modificabilidad cognitiva de Feuerstein, R.(1983) y su aplicación en el contexto escolar. Brazilian Journal of Development, v. 9, n. 05, p. 17565-17582, 2023. doi: https://doi.org/10.34117/bjdv9n5-206. Acesso em: 10 abr.2023.

FEUERSTEIN, R., et. al. Learning to learn: Mediated learning experiences and instrumental enrichment. Special Services in the Schools, v. 3, n. 1-2, p. 49-82, 1985. Disponível em: Acesso em: 10 abr.2023.

FEUERSTEIN, R. The theory of structural cognitive modifiability. In: PRESSEISEN, B. (Ed.). Learning and Thinking Styles: Classroom Interaction. Washington, DC: National Education Association, 1990.

FEUERSTEIN, R.; FEUERSTEIN, R. S.; FALIK, L. H. Além da inteligência: Aprendizagem mediada e a capacidade de mudança do cérebro. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2014.

FEUERSTEIN, R.; FALIK, L. H. Learning to think, thinking to learn: A comparative analysis of three approaches to instruction. Journal of Cognitive Education and Psychology, v. 9, n. 1, p. 4-20, 2010. DOI:10.1891/1945-8959.9.1.4. Acesso em: 10 abr.2023.

FEUERSTEIN, R; LEWIN-BENHAM, A. Como se se dá a aprendizagem: aprendizagem mediada no Ensino fundamental I teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2021. p.19-307.

GOMES, C. M. A. Feuerstein e a construção mediada do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2002.

INEP. Relatório técnico do Sistema Nacional de Avaliação Básica- SAEB, 2019. Brasilia: INEP/ ministério da Educação, 2021.

KOBARG, A. P. R.; KUHNEN, A. V.; VIEIRA, M. L. Importância de caracterizar contextos de pesquisa: diálogos com a Psicologia Ambiental. Journal of Human Growth and Development, v. 18, n. 1, p. 87-92, 2008. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12822008000100011&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 5 abr.2023.

LEBEER, J Significance of the Feuerstein approach in neurocognitive rehabilitation. NeuroRehabilitation, v. 39, n. 1, p. 19-35, 2016. doi: 10.3233/NRE-161335. Acesso em: 5 mar.2023.

MATTHEWS, M. S. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995. Disponível em:< https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7084>. Acesso em: 5 abr.2023.

MEIER, M; GARCIA, S. Mediação da aprendizagem: contribuições de Feuerstein e de Vygostsky. Curitiba: 4ª edição, 2007.

MOHAMMED, E. M. M. The Effectiveness of Instrumental Enrichment on Developing Primary Language School Pupils’ Reasoning Skills and Achievement in Science. مجلة کلية التربي v. 119, n. 4, p. 79-104, 2022.Disponível em:< https://maed.journals.ekb.eg/article_288891_509e166eb1f46c3a4bdc8d478f6fb0ce.pdf>.Acesso em: 5 abr.2023.

NARVÁEZ, J. H.; DE LA CRUZ, O. N. M. Teoría de la Modificabilidad Estructural Cognitiva, fundamentos y aplicabilidad en América Latina y el Caribe: revisión sistemática de literatura científica. Latinoamericana de Estudios Educativos, v. 18, n. 1, p. 29-51, 2022. doi: 10.17151/rlee.2022.18.1.3 Acesso em: 5 mar.2023.

PRAIA, J. F.; CACHAPUZ, A. F. C.; GIL-PÉREZ, D. Problema, teoria e observação em ciência: para uma reorientação epistemológica da educação em ciência. Ciência & Educação, v. 8, n. 01, p. 127-145, 2002. doi.org/10.1590/S1516-73132002000100010. Acesso em: 5 mar.2023.

SHEPARD, L.; et. al. Avaliações. In: HANNOND-DARLING, L.; BRANSFORD, J. Preparando professores para um mundo em transformação. Porto Alegre: Penso, 2019.

SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica: Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009, p. 33-44.

TZURIEL, D.; SHOMRON, V. The effects of mother‐child mediated learning strategies on psychological resilience and cognitive modifiability of boys with learning disability. British journal of educational psychology, v. 88, n. 2, p. 236-260, 2018. doi: 10.1111/bjep.12219 Acesso em: 10 abr.2023.

VOLPATO, L. G. Ciência: da filosofia à publicaçäo. In: VOLPATO, L. G. O Início. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. V. 1, p. 96-97.

WIGGINS, G.; McTIGHE, J. Planejamento para a compreensão: alinhando currículo, avaliação e ensino por meio da prática do planejamento reverso. Trad. Sandra Maria M. da Rosa. Rev. Téc. Bárbara B. Born e Andréa S. Boccia. Porto Alegre: Penso, 2019.

YIN, R. K. Analisando dados qualitativos I: compilando, decompondo e recompondo. In: YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016, p.156- 182.