O uso da Experiência de Aprendizagem Mediada para a construção das competências de contexto e observação à educação científica
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar o uso da Experiência de Aprendizagem Mediada, conforme Feuerstein (1990), para a construção de duas competências básicas à educação científica: contexto e observação, em duas turmas do sexto ano de uma escola pública estadual de Londrina-PR em 2023. O paradigma inserido no processo investigativo foi o qualitativo. Ressalta-se que, este trabalho é um recorte de um conjunto de sequências pedagógicas para o desenvolvimento da tese do primeiro autor. Assim, a sequência didática foi trabalhada com 47 estudantes, em seguida as produções destes foram sistematizadas e analisadas conforme Yin (2016). Os resultados obtidos para as competências básicas dos estudantes foram: contexto 91,48% e observação 80,84%, esses resultados indicam que a Experiência de Aprendizagem Mediada foi significativa, para a construção desses atos cognitivos básicos dentro dos limites teóricos e empíricos deste estudo.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ALMEIDA, W. N. C; MALHEIRO, J. M. da. S. A aprendizagem mediada de Reuven Feuerstein: uma revisão teórico-conceitual dos critérios de mediação. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: <https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3073>. Acesso em: 5 mar.2023.
BRANDÃO, J. Plano de aula inovadora. Educaethos, 2020.
BRASIL, Ministério da educação. Base nacional Comum Curricular, 2018. Disponível em< http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 5 mar.2023.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF. 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em:5 mar.2023.
CACHAPUZ, A. Educação em Ciências: Contributos para a Mudança. Vitruvian Cogitationes. Maringá, v. 3, n. 2, p. 64-80, 2022. doi.org/10.4025/rvc.v3i2.65705. Acesso em: 5 mar.2023.
DELIZOICOV, D; ANGOTTI, J. A; PERNABUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
DUGHI, T; ROXANA, I. A. N. C. Students’self-efficacy and feurstein instrumental enrichment. Journal Plus Education, v. 30, n. 1, p. 53-66, 2022. Disponível em:< https://uav.ro/jour/index.php/jpe/article/view/1713>. Acesso em: 5 abr.2023.
ELIWA, M. M; ALSHOUKARY, Abd-Ullah. Modeling Causal Relationships between Academic Adjustment, Academic Striving and Future Expectations on Psychological Resilience and Cognitive Modifiability among Elementary School Students. مجلة کلية التربية, v. 19, n. 116, p. 655-693, 2022. Disponível:< https://www.researchgate.net/publication/366214435_Modeling_Causal_Relationships_between_Academic_Adjustment_Academic_Striving_and_Future_Expectations_on_Psychological_Resilience_and_Cognitive_Modifiability_among_Elementary_School_Students>. Acesso em: 5 abr.2023.
ESCUDERO, E. C. L; HOYOS, L. L. L. Teoría de la modificabilidad cognitiva de Feuerstein, R.(1983) y su aplicación en el contexto escolar. Brazilian Journal of Development, v. 9, n. 05, p. 17565-17582, 2023. doi: https://doi.org/10.34117/bjdv9n5-206. Acesso em: 10 abr.2023.
FEUERSTEIN, R., et. al. Learning to learn: Mediated learning experiences and instrumental enrichment. Special Services in the Schools, v. 3, n. 1-2, p. 49-82, 1985. Disponível em: Acesso em: 10 abr.2023.
FEUERSTEIN, R. The theory of structural cognitive modifiability. In: PRESSEISEN, B. (Ed.). Learning and Thinking Styles: Classroom Interaction. Washington, DC: National Education Association, 1990.
FEUERSTEIN, R.; FEUERSTEIN, R. S.; FALIK, L. H. Além da inteligência: Aprendizagem mediada e a capacidade de mudança do cérebro. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2014.
FEUERSTEIN, R.; FALIK, L. H. Learning to think, thinking to learn: A comparative analysis of three approaches to instruction. Journal of Cognitive Education and Psychology, v. 9, n. 1, p. 4-20, 2010. DOI:10.1891/1945-8959.9.1.4. Acesso em: 10 abr.2023.
FEUERSTEIN, R; LEWIN-BENHAM, A. Como se se dá a aprendizagem: aprendizagem mediada no Ensino fundamental I teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2021. p.19-307.
GOMES, C. M. A. Feuerstein e a construção mediada do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2002.
INEP. Relatório técnico do Sistema Nacional de Avaliação Básica- SAEB, 2019. Brasilia: INEP/ ministério da Educação, 2021.
KOBARG, A. P. R.; KUHNEN, A. V.; VIEIRA, M. L. Importância de caracterizar contextos de pesquisa: diálogos com a Psicologia Ambiental. Journal of Human Growth and Development, v. 18, n. 1, p. 87-92, 2008. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12822008000100011&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 5 abr.2023.
LEBEER, J Significance of the Feuerstein approach in neurocognitive rehabilitation. NeuroRehabilitation, v. 39, n. 1, p. 19-35, 2016. doi: 10.3233/NRE-161335. Acesso em: 5 mar.2023.
MATTHEWS, M. S. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995. Disponível em:< https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7084>. Acesso em: 5 abr.2023.
MEIER, M; GARCIA, S. Mediação da aprendizagem: contribuições de Feuerstein e de Vygostsky. Curitiba: 4ª edição, 2007.
MOHAMMED, E. M. M. The Effectiveness of Instrumental Enrichment on Developing Primary Language School Pupils’ Reasoning Skills and Achievement in Science. مجلة کلية التربي v. 119, n. 4, p. 79-104, 2022.Disponível em:< https://maed.journals.ekb.eg/article_288891_509e166eb1f46c3a4bdc8d478f6fb0ce.pdf>.Acesso em: 5 abr.2023.
NARVÁEZ, J. H.; DE LA CRUZ, O. N. M. Teoría de la Modificabilidad Estructural Cognitiva, fundamentos y aplicabilidad en América Latina y el Caribe: revisión sistemática de literatura científica. Latinoamericana de Estudios Educativos, v. 18, n. 1, p. 29-51, 2022. doi: 10.17151/rlee.2022.18.1.3 Acesso em: 5 mar.2023.
PRAIA, J. F.; CACHAPUZ, A. F. C.; GIL-PÉREZ, D. Problema, teoria e observação em ciência: para uma reorientação epistemológica da educação em ciência. Ciência & Educação, v. 8, n. 01, p. 127-145, 2002. doi.org/10.1590/S1516-73132002000100010. Acesso em: 5 mar.2023.
SHEPARD, L.; et. al. Avaliações. In: HANNOND-DARLING, L.; BRANSFORD, J. Preparando professores para um mundo em transformação. Porto Alegre: Penso, 2019.
SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica: Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009, p. 33-44.
TZURIEL, D.; SHOMRON, V. The effects of mother‐child mediated learning strategies on psychological resilience and cognitive modifiability of boys with learning disability. British journal of educational psychology, v. 88, n. 2, p. 236-260, 2018. doi: 10.1111/bjep.12219 Acesso em: 10 abr.2023.
VOLPATO, L. G. Ciência: da filosofia à publicaçäo. In: VOLPATO, L. G. O Início. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. V. 1, p. 96-97.
WIGGINS, G.; McTIGHE, J. Planejamento para a compreensão: alinhando currículo, avaliação e ensino por meio da prática do planejamento reverso. Trad. Sandra Maria M. da Rosa. Rev. Téc. Bárbara B. Born e Andréa S. Boccia. Porto Alegre: Penso, 2019.
YIN, R. K. Analisando dados qualitativos I: compilando, decompondo e recompondo. In: YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016, p.156- 182.