Estudantes com altas habilidades/superdotação na UFPB: o direito à educação no contexto da educação inclusiva

Conteúdo do artigo principal

Doutoranda Santuza Mônica de França Pereira da Fonseca
https://orcid.org/0000-0001-6501-5885
Dr.ª Ana Cristina Silva Daxenberger
https://orcid.org/0000-0002-9101-6205

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão teórica sobre Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) e as ações do Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A problematização é a inclusão de estudantes com AH/SD na educação superior com o objetivo de conhecer quem são estas pessoas, suas necessidades e os mitos que as cercam; além de uma discussão sobre princípios legais e a materialização da inclusão na UFPB. Este estudo tem abordagem qualitativa, com características bibliográficas e documentais, utilizando-se de fontes primárias. Os dados nos permitem afirmar que as pessoas com AH/SD ainda estão, por muitas vezes, na invisibilidade em instituições educativas, destacando-se a necessidade de promover ações propositivas de inclusão que perpassando, inicialmente, pela identificação dos sujeitos, à criação de grupos/núcleos que possam pensar e implementar um currículo acadêmico inclusivo, assim como a eliminação de barreiras dentro do âmbito universitário. 

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Detalhes do artigo

Como Citar
FONSECA, S. M. de F. P. da .; DAXENBERGER, A. C. S. Estudantes com altas habilidades/superdotação na UFPB: o direito à educação no contexto da educação inclusiva . Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–23, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21362.051. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21362. Acesso em: 9 abr. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Doutoranda Santuza Mônica de França Pereira da Fonseca, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutoranda em Educação pela PUCRS; Mestra em Educação pela PUCRS; Especialista em Ensino de Informática/UFRN e Especialista em Psicopedagogia/PUCRS; Pedagoga/UFRN. Professora do Centro de Educação da UFPB, lotada no Departamento de Habilitações Pedagógicas (DHP) desde 2007, na área de Educação Especial. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial – CNPQ/UFPB/CE. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Questões Sociais na Escola CNPQ/PUCRS/EH. Participa do Laboratório das Infâncias – Labinf (PUCRS) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Infância(s) e Educação Infantil – NEPIEI (PUCRS). Atua principalmente na área de educação especial, educação inclusiva, educação infantil, formação de professores e educação animalitária.

Dr.ª Ana Cristina Silva Daxenberger, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutorado em Educação Escolar pela UNESP. Mestra em Educação pela UMESP. Especialista em Psicopedagogia e Educação a Distância. Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba e da UAB/UFPB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de educadores, educação inclusiva, educação especial, estudos étnicos.Vice-Representante do Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA)/UFPB, sub-sede Areia/PB. Membro do NEABI - Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileira e Indígena da UFPB. Membro do GEPE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial. Já escreveu vários artigos na área da educação especial e publicou obras na área de Educação e Etnicidade.

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