Estudantes com altas habilidades/superdotação na UFPB: o direito à educação no contexto da educação inclusiva
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo apresenta uma discussão teórica sobre Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) e as ações do Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A problematização é a inclusão de estudantes com AH/SD na educação superior com o objetivo de conhecer quem são estas pessoas, suas necessidades e os mitos que as cercam; além de uma discussão sobre princípios legais e a materialização da inclusão na UFPB. Este estudo tem abordagem qualitativa, com características bibliográficas e documentais, utilizando-se de fontes primárias. Os dados nos permitem afirmar que as pessoas com AH/SD ainda estão, por muitas vezes, na invisibilidade em instituições educativas, destacando-se a necessidade de promover ações propositivas de inclusão que perpassando, inicialmente, pela identificação dos sujeitos, à criação de grupos/núcleos que possam pensar e implementar um currículo acadêmico inclusivo, assim como a eliminação de barreiras dentro do âmbito universitário.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
BRASIL. Agência Brasil. Mais de 24 mil crianças no Brasil são superdotadas, mostra censo. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-08/Mais-de-24-mil-criancas-no-brasil-sao-superdotadas-mostra-censo. Acesso em: 11 set., 2022.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 25 out., 2022.
BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº2, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Diário Oficial da União. Brasília: 14 de setembro de 2001. Seção 1E, p. 39-40. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf Acesso em: 15 out., 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Básica 2020. Brasília: Inep, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar Acesso em: 15 out., 2022.
BRASIL. Comitê de Ajudas Técnicas. ATA V. 2007. Disponível em: Acesso em: 12 maio, 2022.
BRASIL. Ministério da Justiça. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Declaração de Salamanca sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Brasília: CORDE, 1994. 54p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf Acesso em: 11 set., 2022.
BRASIL. Estatuto da Pessoa com Deficiência. Lei 13.146 de 6 de julho de 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20152018/2015/Lei/ L13146.htm>. Acesso em: 25 abr., 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 02 out., 2022.
CAVALCANTE, M. da S.; DAXENBERGER, A. C. S.; POLIA, A. A. A importância do aluno apoiador na inclusão de alunos com necessidades educacionais no ensino superior. In: DAXENBERGER, A. C. S.; POLIA, A. A. Inclusão: do discurso às práticas educacionais. Curitiba: Appris, 2018. p. 29 - 42.
COSTA, M. R. N. Um olhar sobre o adolescente com Altas Habilidades. In: FREITAS, S. N. (Org.). Educação e Altas Habilidades/Superdotação: a ousadia de rever conceitos e práticas. Santa Maria: Editora UFSM, 2006. p. 109-125.
CONBRASD. Conselho Brasileiro para Superdotação. Revista Brasileira de Altas Habilidades/Superdotação 3, n.3, jan/jun, 2016. 128 p.
DAXENBERGER, A. C. S.; SILVA, M. A. L.; OLIVEIRA, N.F. Inclusão universitária na UFPB: um estudo documental sobre as ações do Comitê de Inclusão e Acessibilidade. In: ARAÚJO, M. M. de; ALVES, C. J. L. (Orgs.). Educação: minorias, práticas e inclusão. Ponta Grossa: Atena, 2021, p. 19-32. DOI: 10.22533/at.ed.4042114052.
FAVERI, F. B. M. de; HEINZLE M. R. S. Altas Habilidades/Superdotação: políticas visíveis na educação dos invisíveis. In: Revista Educação Especial. Santa Maria: UFSM, v. 32, 2019. http://dx.doi.org/10.5902/1984686X39198. Acesso em: 30 set., 2022.
FONSECA, S. M. de F. P. da; PÉREZ, S. G. P. B. E depois crescem… Os estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. In: MELO, F. R. L. V. de (Org.). Inclusão no Ensino Superior: docência e necessidades educacionais especiais. Natal: EDUFRN, 2013. p. 167-183.
FONSECA, S. M. de F. P. da. Altas Habilidades/Superdotação: notas para uma reflexão. Edição eletrônica [2011]. Disponível em: https://sia.ufrn.br/pesquisa-em-inclusao-e-acessibilidade/publicacoes-academicas. Acesso em: 10 out., 2022.
FREITAS, S. N.; PÉREZ, S. G. P. B. Altas Habilidades/Superdotação: atendimento especializado. 2. ed. Marília: ABPEE, 2012.
FREITAS, S. N. (Org.). Educação e Altas Habilidades/Superdotação: a ousadia de rever conceitos e práticas. Santa Maria: Editora UFSM, 2006.
GARDNER, H. Frames of mind: the theory of multiple intelligences. New York: Basic Books, 1983.
GARDNER, H. Inteligência: um conceito reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000.
MARTINS, B. A.; PEDRO, K. M.; OGEDA, C. M. M. Altas habilidades/superdotação: o que dizem as pesquisas sobre estas crianças invisíveis? In: Psicologia Escolar e Educacional. v. 20, n. 3. set./dez., 2016. p. 561-568.
MARTINS, B. A.; PEDRO, K. M.; OGEDA, C. M. M.; SILVA, R. C.; KOGA, F. O.; CHACON, M. C. M. Altas Habilidades/Superdotação: estudos no Brasil. In: Jornal de Pesquisa em Necessidades Educacionais Especiais – JORSEN. v. 16. n. S1. 2016. p. 135-139. DOI: 10.1111/1471-3802.12275. Acesso em: 10 set., 2022.
OLIVEIRA, A. P.; RODRIGUES, O. M. P. R.; CAMPELLINI, V. L. M. F. Altas habilidades e superdotação no ensino superior: análise de dissertações e teses brasileiras. In: Revista Psicologia Escolar e Educacional. 2020, v. 4. https://doi.org/10.1590/2175-35392020193985. Acesso em: 03 abr., 2023.
PÉREZ, S. G. P. B. Mitos e Crenças sobre as Pessoas com Altas Habilidades: alguns aspectos que dificultam o seu atendimento. In: Cadernos de Educação Especial. Santa Maria, n. 22, 2003, p. 45-59.
PÉREZ, S. G. P. B. A identificação das altas habilidades sob uma perspectiva multidimensional. In: Revista de Educação Especial, UFSM. Santa Maria: vol 22, n. 15, set./dez., 2009. p. 299-327. Disponível em:
https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/811/555. Acesso em: 02 nov., 2022.
PÉREZ, S. G. P. B.; FREITAS, S. N. A mulher com Altas Habilidades/Superdotação: à procura de uma identidade. In: Revista Brasileira de Educação Especial. Marília, v. 18, n. 4, p. 677-694, out-dez, 2012.
PLETSCH, M. D.; SOUZA, F. F. de; ORLEANS, L. F. A diferenciação curricular e o desenho universal na aprendizagem como princípios para inclusão escolar. In: Revista Educação e Cultura Contemporânea, vol.14, n. 35, 2017. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/3114?utm_campaign=PMax%7cGraduacao%7cPresencial%7cGoogle(GDN)%7cPerformanceMax%7cNacional_ContaPresencial&gclid=Cj0KCQiA4OybBhCzARIsAIcfn9nKs_1FUbF-H6r6U0YikJXhUk_fJEUCMuknq78TE7DoYgMRrp4ZJcYaAu2pEALw_wcB&gclsrc=aw.ds. Acesso em: 21 out., 2022.
POLIA, A. A. O Comitê de Inclusão e Acessibilidade da Universidade Federal da Paraíba sob o olhar de uma gestão. In: DAXENBERGER, A. C. S.; POLIA, A. A. Inclusão: do discurso às práticas educacionais. Curitiba: Appris, 2018. p. 17-28.
RENZULLI, J. S. What makes giftedness? Reexamining a definition. Phi Delta Kappan, 60 (3) 1978. p. 180-184.
RENZULLI, J. S. The tree-ring conception of giftedness: a developmental model for creative productivity. In: RENZULLI, J. S.; REIS, S. The triad reader. Connecticut: Creative Learning Press, 1986.
RENZULLI, J. S. O que é esta coisa chamada Superdotação e como a desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos. In: Educação, v. 27, n. 1, 2006. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/375. Acesso em: 12 nov., 2022.
SANTOS, B. de S. A construção multicultural da igualdade e da diferença. In: Congresso Brasileiro de Sociologia, Rio de Janeiro: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 4 a 6 de set. (Conferência), 1995.
STAINBACK, S.; STAINBACK, W. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
UFPB. Resolução 29/2020 que institui as normas para os cursos de graduação da UFPB. João Pessoa: CONSEPE, 2020. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/3114?utm_campaign=PMax%7cGraduacao%7cPresencial%7cGoogle(GDN)%7cPerformanceMax%7cNacional_ContaPresencial&gclid=Cj0KCQiA4OybBhCzARIsAIcfn9nKs_1FUbF-H6r6U0YikJXhUk_fJEUCMuknq78TE7DoYgMRrp4ZJcYaAu2pEALw_wcB&gclsrc=aw.ds Acesso em: 21 out., 2022.
UFPB. Resolução 34/, que cria a Política de Inclusão e Acessibilidade da UFPB. João Pessoa: CONSUNI, 2013.
UFPB. Resolução 37/2021, que altera a Resolução 29/2020 que institui as normas para os cursos de graduação da UFPB. João Pessoas: CONSEPE, 2021. Disponível em: https://www.ufpb.br/dcx/contents/documentos/resolucoes/consepe#:~:text=Altera%20dispositivos%20que%20menciona%20da,Vertical%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. Acesso em: 21 out., 2022.
UFPB. CIA em números. Relatório de Gestão. João Pessoa: CIA, 2021. Disponível em: https://www.ufpb.br/cia/contents/relatorios/relatorio-de-gestao-cia-2021.pdf/view. Acesso em: 21 nov. 2022.
UNESCO. Conferencia Mundial de Educación Superior (WHEC2021) - Reinventando el rol y el lugar del aprendizaje en la educación superior para un futuro sostenible. Disponível em: https://www.iesalc.unesco.org/wp-content/uploads/2021/02/ESP-Nota-Conceptual-WHEC2021-26.02.21-1.pdf. Acesso em: 02 nov., 2022.
WINNER, E. Crianças superdotadas: mitos e realidades. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.