ANPEd e as produções intelectuais: um mapeamento das produções científicas a respeito da educação escolar indígena

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Isomar Portela do Carmo
https://orcid.org/0000-0002-4295-2718
Me. Adriana Francisca Medeiros
https://orcid.org/0000-0001-9290-0417
Me. Angela Técia de Lima Amorim
https://orcid.org/0000-0003-4652-1752

Resumo

O presente artigo apresenta a investigação realizada sobre as produções intelectuais relacionadas à educação escolar indígena nos eventos nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), abrangendo todos os seus grupos de trabalho, no período de 2007 a 2017. O foco específico da pesquisa está na análise das temáticas abordadas, dos processos metodológicos adotados e das instituições que desenvolveram esses trabalhos. Parte-se da concepção de que a educação escolar é uma das principais preocupações na trajetória dos indígenas para garantir seus direitos, os quais foram conquistados com muita luta a partir de 1988, com a Constituição Federal. Ao analisar os dados coletados, constata-se que as pesquisas em educação escolar indígena ainda são incipientes, representando, ao longo do período de 2007 a 2017, apenas 1% do material voltado ao debate da temática em questão.

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Detalhes do artigo

Como Citar
CARMO, I. P. do; MEDEIROS, A. F.; AMORIM, A. T. de L. . ANPEd e as produções intelectuais: um mapeamento das produções científicas a respeito da educação escolar indígena. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–24, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.22077.071. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22077. Acesso em: 19 nov. 2024.
Seção
Experiências Pedagógicas
Biografia do Autor

Isomar Portela do Carmo, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Possui graduação em Pedagogia, formada em técnico em informatica e secretariado.

Me. Adriana Francisca Medeiros, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), especialização em psicopedagogia (FVJ) , Educação Infantil (UFRN) e Literatura e ensino (IFRN) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Doutorado no programa de Desenvolvimento Regional e Ambiente - Universidade Federal de Rondônia, com período sanduíche em University of Florida . Membro da Associação Brasileira de Alfabetização.

Me. Angela Técia de Lima Amorim, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Mestranda em Ensino de Ciências e Humanidades, pela Universidade Federal do Amazonas (2022). Possui pós graduação em Educação profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (2019.) É graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade do Estado do Amazonas (2011), graduada também em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas (2005).

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