Modelo de estações por rotação como proposta para o ensino de genética: observação da aprendizagem e percepção de estudantes diante do método desenvolvido

Conteúdo do artigo principal

Lariza Gomes Holanda
https://orcid.org/0000-0003-1418-8465
Dr. Fabrício Bonfim Sudério
https://orcid.org/0000-0001-5937-5681
Rejane Pereira Dias Gomes
https://orcid.org/0000-0003-4394-4004

Resumo

Os objetivos desta pesquisa consistiram em desenvolver o modelo de estações por rotação como proposta para o ensino de genética, bem como observar indicativos de aprendizagem e a percepção de estudantes diante dessa metodologia. Com abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada com uma turma de 3º ano de uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral do município de Crateús-CE. Os dados foram gerados ao longo das etapas da pesquisa, que foram: Diagnóstico dos conhecimentos prévios; Aplicação do método de Rotação por Estações de Aprendizagem; e Avaliação do método. As atividades propostas no método foram: Mapa mental; Tirinhas; Palavra-cruzada; e Quiz. Os resultados revelaram um aumento no número de acertos das questões sobre os objetos do conhecimento de herança e sexo após a aplicação do método. A estação com maior índice de interesse foi o Quiz e o método de estações de aprendizagem foi bem aceito pela maioria dos alunos.

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Detalhes do artigo

Como Citar
HOLANDA, L. G. .; SUDÉRIO, F. B.; GOMES, R. P. D. Modelo de estações por rotação como proposta para o ensino de genética: observação da aprendizagem e percepção de estudantes diante do método desenvolvido. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–25, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.22141.006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22141. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Lariza Gomes Holanda, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Licenciada em Ciências biológicas pela Faculdade de Educação Crateús, da Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE). Atuação como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do Programa Residência Pedagógica (PRP), do Programa de Monitoria Acadêmica da UECE (PROMAC/UECE) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP/UECE).

Dr. Fabrício Bonfim Sudério, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Pós-Doutor em Educação (PPGE-UFC). Mestre e Doutor em Bioquímica (UFC). Bacharel em Ciências Biológicas (UFC). Licenciado em Ciências Biológicas (UECE). Professor Associado da UECE, vinculado ao Curso de Ciências Biológicas da FAEC/UECE e Docente Permanente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO/UECE). Docente Orientador do Programa Residência Pedagógica (PRP/CAPES) no edital atual da Capes (2022-2024). Atuação em pesquisas nas áreas de Formação Docente e Ensino de Ciências e Biologia. Experiências anteriores como Coordenador de Área do PIBID/CAPES, como Docente Orientador do Programa Residência Pedagógica (PRP/CAPES), como Coordenador Institucional do Programa Licenciaturas Internacionais (PLI/CAPES) e como membro do PRODOCÊNCIA.

Rejane Pereira Dias Gomes, Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Lions Club - SEDUC Crateús/CE

Licenciada em Ciências biológicas pela Faculdade de Educação de Crateús, Universidade Estadual do Ceará - FAEC/UECE (2006). Foi professora supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. É professora do Ensino Médio, atuando como docente da disciplina de biologia na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Lions Club - CREDE 13 - SEDUC/CE. Atualmente é Professora Preceptora do Programa Residência Pedagógica (PRP) do subprojeto Biologia/FAEC/UECE. Tem experiência na criação e utilização de estratégia metodológicas no Ensino de Biologia.

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