Práticas de literatura no ensino médio: um (re)pensar sobre a leitura literária e a formação do leitor

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Leônia Souza de Paula
https://orcid.org/0000-0002-6985-2936
Dr. Epaminondas de Matos Magalhães
https://orcid.org/0000-0002-6070-219X

Resumo

Ler é condição fundamental para a produção de conhecimento e configura-se em um contexto mediado pela linguagem como forma de interação humana. Este estudo objetivou refletir sobre as práticas de incentivo à leitura literária no contexto escolar, bem como a formação do leitor a partir do gênero romance. Trata-se de pesquisa qualitativa, com características da pesquisa-ação, desenvolvida por meio do Método Recepcional (BORDINI; AGUIAR 1988), no segundo semestre de 2022. Tais práticas foram vivenciadas por meio do projeto pizza literária com estudantes do 1º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Ulisses Guimarães, localizada no município de Campo Verde-MT. Como aporte teórico, utilizou-se Brasil (1998), Aguiar (2001), Lajolo (1997), Freire (1998), dentre outros. Conclui-se que a leitura literária promove situações de apreciação, diálogo e interação do leitor e autor, quando mediadas pelo texto literário, bem como fortalece o contato dos jovens com a literatura.

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Como Citar
PAULA, L. S. de; MAGALHÃES, E. de M. Práticas de literatura no ensino médio: um (re)pensar sobre a leitura literária e a formação do leitor. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.22145.007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22145. Acesso em: 30 dez. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Leônia Souza de Paula, Secretaria Municipal de Educação de Campo Verde - SEDUC-MT

Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Especialista em Gêneros e Diversidade na Escola pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Licenciada em Letras (Português/Literatura) pela UFMT. Professora Efetiva na Rede Estadual na EE Ulisses Guimarães e na Rede Municipal na Escola Municipal Dona Sabina Lazarin Prati em Campo Verde-MT. E-mail: leoniadepaula@hotmail.com

Dr. Epaminondas de Matos Magalhães, Instituto Federal do Mato Grosso - IFMT

Doutor em Letras: Teoria Literária – PUCRS, Mestre em Estudos de Linguagem - UNEMAT; Docente IFMT Campus Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste, PPGEN – IFMT, PPGEL – UNEMAT.

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