(Des)Encontros entre os mundos da formação e do trabalho: Retratos sociológicos de diplomadas/os em Ciências da Educação pela Universidade do Porto
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O crescente corte da linearidade entre os mundos da educação/formação e do trabalho suscita reflexões profundas em torno das trajetórias académicas e profissionais, e das suas articulações. A partir da construção de 21 retratos sociológicos de diplomadas/os em Ciências da Educação com uma inserção no mercado de trabalho entre os 7 e os 15 anos, procurou-se construir ideais-tipo relativamente às trajetórias académicas (linear, de especialização, de reformulação e de reconstrução) e profissionais (de continuidade – linear, irregular e desqualificante; e de descontinuidade – deliberada e induzida) com o objetivo de alcançar um entendimento amplo sobre as suas articulações. Em suma, descrevem-se os principais obstáculos académicos (e.g., nomenclatura dos/as diplomadas/os) e profissionais (e.g., desqualificação do diploma) destas/es diplomadas/os com vista a debater as formas que as/os mesmas/os encontraram para navegar por estes dois mundos e concretizar os seus objetivos pessoais e profissionais (e.g., aprendizagem contínua e contextualização do conhecimento prático).
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
AMADO, J. (coord.). Manual de investigação qualitativa em educação. 3. ed. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.
CANÁRIO, R. A escola: das “promessas” às “incertezas”. Educação/Unisinos, São Leopoldo, v. 12, n. 2, p. 73-81, mai./ago. 2008. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/5309. Acesso em: 27 mar. 2023.
CORREIA, J. A. Formação e trabalho: contributos para uma transformação dos modos de os pensar na sua articulação. In: CANÁRIO, R. (org.). Formação e situações de trabalho. Porto: Porto Editora. 1996. p. 13-41.
CORREIA, M.; VAZ, H. Trajetórias acadêmicas de diplomadas(os) em Ciências da Educação. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, v. 28, e.238562, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8562. Acesso em: 3 jan. 2024.
DUBAR, C. La crise des identités. L’interprétation d’une mutation. 1. ed. Paris: PUF, 2000.
DUTA, A., WIELGOSZEWSKA, B.; IANNELLI, C. Different degrees of career success: social origin and graduates’ education and labour market trajectories. Advances in Life Course Research, v. 47, article 100376, set. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.alcr.2020.100376. Acesso em: 18 fev. 2023.
LAHIRE, B. O homem plural: As molas da acção. Tradução: José L. Godinho. 1. ed. Lisboa: Instituto Piaget. 2003.
LIMA, L. A educação como profissão. In: ANTUNES, M. et al (orgs.). Ciências da educação em Portugal: saberes, contextos de intervenção e profissionalidades. Porto: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. 2019. p. 140-154.
MACEDO, B. O Processo de bolonha: discursos e dinâmicas da reformulação educacional nas universidades da União Europeia. Algumas reflexões. Debater a Europa, v. 16, p. 209-219, jul. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.14195/1647-6336_16_9. Acesso em: 13 abr. 2023.
MEIRIEU, P.; ARAÚJO, O.; MEDEIROS, E. Pedagogia, ciência e Ciências da Educação – uma conversa com o Professor Philippe Meirieu. Olhar de Professor, v. 26, p. 1-10, mar. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21375.026. Acesso em: 4 mai. 2023.
MONTAGNER, M. Trajetórias e biografias: Notas para uma análise bourdieusiana. Sociologias, Porto Alegre, v. 9, n. 17, p. 240-264, jan.-jun. 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-45222007000100010. Acesso em: 13 abr. 2023.
MORETTINI, L.; et. al. Career trajectories of PhD graduates in the Social Sciences and Humanities. In: SARRICO, C. et al. (eds.). Global challenges, national initiatives, and institutional responses. Higher education research in the 21st century series. Rotterdam: Sense Publishers. 2016. p. 205-236. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-94-6300-675-0_11. Acesso em: 4 jan. 2023.
NILSSON, S. Employability, employment and the establishment of higher education graduates in the labour market. In: TOMLINSON M.; HOLMES L. (eds.). Graduate employability in context: theory, research and debate. Londres: Palgrave Macmillan, 2017. p. 65-85. Disponível em: https://doi.org/10.1057/978-1-137-57168-7_3. Acesso em: 3 mar. 2023.
NYSTRÖM, S.; DAHLGREN, M.; DAHLGREN, L. A winding road – professional trajectories from higher education to working life: a case study of political science and psychology graduates. Studies in Continuing Education, v. 30, n. 3, p. 215-229, nov. 2008. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/01580370802439896. Acesso em: 21 fev. 2023.
PORDATA. Alunos matriculados no ensino superior: Total e por nível de formação. 2021a. Disponível em: https://www.pordata.pt/Portugal/Alunos+matriculados+no+ensino+superior+total+e+por+n%c3%advel+de+forma%c3%a7%c3%a3o-1023. Acesso em: 13 jan. 2023.
PORDATA. Diplomados no ensino superior: Total e por nível de formação. 2021b. Disponível em: https://www.pordata.pt/Portugal/Diplomados+no+ensino+superior+total+e+por+n%c3%advel+de+forma%c3%a7%c3%a3o-219. Acesso em: 13 jan. 2023.
RAMOS, V. Informalidade, estabilidade e precariedade: Uma análise sequencial das trajetórias profissionais ao longo das últimas décadas. SPP, Lisboa, n. 84, p. 43-62, mai.-ago. 2017. Disponível em: http://journals.openedition.org/spp/2904. Acesso em: 04 nov. 2022.
SÁNCHEZ, D.; et. al. Academic trajectories analysis with a life-course approach: a case study in medical students. Cogent Education, v. 9, n. 1, p. 1-20, jan. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/2331186X.2021.2018118. Acesso em: 28 out. 2022.
VAZ, H. Ciências da educação: Pertinente estudo de caso sobre o sentido das profissionalizações? In: ANTUNES, M. et al. (orgs.). Ciências da educação em Portugal: Saberes, contextos de intervenção e profissionalidades. Porto: aculdade de Psicologia e de ciências da Educação da Universidade do Porto, 2019. p. 97-106.
VAZ, H.; CORREIA, M. A formação e o trabalho: Trajetórias profissionais de diplomadas(os) em Ciências da Educação. Revista Brasileira de Educação, v. 30, in press.
WEBER, M. Fundamentos da sociologia. Tradutor: Mário R. Monteiro. 2. ed. Porto: Rés-Editora. 1983.