(Des)Encontros entre os mundos da formação e do trabalho: Retratos sociológicos de diplomadas/os em Ciências da Educação pela Universidade do Porto

Conteúdo do artigo principal

Me. Miguel Correia
https://orcid.org/0000-0002-6663-3789
Dr. Henrique Vaz
https://orcid.org/0009-0007-0360-823X

Resumo

O crescente corte da linearidade entre os mundos da educação/formação e do trabalho suscita reflexões profundas em torno das trajetórias académicas e profissionais, e das suas articulações. A partir da construção de 21 retratos sociológicos de diplomadas/os em Ciências da Educação com uma inserção no mercado de trabalho entre os 7 e os 15 anos, procurou-se construir ideais-tipo relativamente às trajetórias académicas (linear, de especialização, de reformulação e de reconstrução) e profissionais (de continuidade – linear, irregular e desqualificante; e de descontinuidade – deliberada e induzida) com o objetivo de alcançar um entendimento amplo sobre as suas articulações. Em suma, descrevem-se os principais obstáculos académicos (e.g., nomenclatura dos/as diplomadas/os) e profissionais (e.g., desqualificação do diploma) destas/es diplomadas/os com vista a debater as formas que as/os mesmas/os encontraram para navegar por estes dois mundos e concretizar os seus objetivos pessoais e profissionais (e.g., aprendizagem contínua e contextualização do conhecimento prático).

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
CORREIA, M.; VAZ, H. (Des)Encontros entre os mundos da formação e do trabalho: Retratos sociológicos de diplomadas/os em Ciências da Educação pela Universidade do Porto. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–20, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.22174.023. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22174. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Me. Miguel Correia, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Miguel Correia é licenciado em Ciências da Educação e mestre no domínio da Cidadania em Saúde pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Em 2022, integrou a direção da Framework Convention on Global Health com o intuito de desenvolver uma convenção internacional para a saúde global. Atualmente, tem vindo a publicar e a investigar em torno das trajetórias académicas e profissionais, da cidadania em saúde e da saúde global. 

Dr. Henrique Vaz, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Henrique Vaz é Professor Assistente na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, onde tem lecionado em torno da relação entre trabalho e formação. Os seus interesses científicos passam pelas questões da mediação socioeducativa, educação pela arte, e a relação entre formação e trabalho. Atualmente, faz parte do conselho pedagógico da faculdade e coordena a linha de investigação relativa às migrações no Centro de Investigação e Intervenção Educativas.

Referências

AMADO, J. (coord.). Manual de investigação qualitativa em educação. 3. ed. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.

CANÁRIO, R. A escola: das “promessas” às “incertezas”. Educação/Unisinos, São Leopoldo, v. 12, n. 2, p. 73-81, mai./ago. 2008. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/5309. Acesso em: 27 mar. 2023.

CORREIA, J. A. Formação e trabalho: contributos para uma transformação dos modos de os pensar na sua articulação. In: CANÁRIO, R. (org.). Formação e situações de trabalho. Porto: Porto Editora. 1996. p. 13-41.

CORREIA, M.; VAZ, H. Trajetórias acadêmicas de diplomadas(os) em Ciências da Educação. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, v. 28, e.238562, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8562. Acesso em: 3 jan. 2024.

DUBAR, C. La crise des identités. L’interprétation d’une mutation. 1. ed. Paris: PUF, 2000.

DUTA, A., WIELGOSZEWSKA, B.; IANNELLI, C. Different degrees of career success: social origin and graduates’ education and labour market trajectories. Advances in Life Course Research, v. 47, article 100376, set. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.alcr.2020.100376. Acesso em: 18 fev. 2023.

LAHIRE, B. O homem plural: As molas da acção. Tradução: José L. Godinho. 1. ed. Lisboa: Instituto Piaget. 2003.

LIMA, L. A educação como profissão. In: ANTUNES, M. et al (orgs.). Ciências da educação em Portugal: saberes, contextos de intervenção e profissionalidades. Porto: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. 2019. p. 140-154.

MACEDO, B. O Processo de bolonha: discursos e dinâmicas da reformulação educacional nas universidades da União Europeia. Algumas reflexões. Debater a Europa, v. 16, p. 209-219, jul. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.14195/1647-6336_16_9. Acesso em: 13 abr. 2023.

MEIRIEU, P.; ARAÚJO, O.; MEDEIROS, E. Pedagogia, ciência e Ciências da Educação – uma conversa com o Professor Philippe Meirieu. Olhar de Professor, v. 26, p. 1-10, mar. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.26.21375.026. Acesso em: 4 mai. 2023.

MONTAGNER, M. Trajetórias e biografias: Notas para uma análise bourdieusiana. Sociologias, Porto Alegre, v. 9, n. 17, p. 240-264, jan.-jun. 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-45222007000100010. Acesso em: 13 abr. 2023.

MORETTINI, L.; et. al. Career trajectories of PhD graduates in the Social Sciences and Humanities. In: SARRICO, C. et al. (eds.). Global challenges, national initiatives, and institutional responses. Higher education research in the 21st century series. Rotterdam: Sense Publishers. 2016. p. 205-236. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-94-6300-675-0_11. Acesso em: 4 jan. 2023.

NILSSON, S. Employability, employment and the establishment of higher education graduates in the labour market. In: TOMLINSON M.; HOLMES L. (eds.). Graduate employability in context: theory, research and debate. Londres: Palgrave Macmillan, 2017. p. 65-85. Disponível em: https://doi.org/10.1057/978-1-137-57168-7_3. Acesso em: 3 mar. 2023.

NYSTRÖM, S.; DAHLGREN, M.; DAHLGREN, L. A winding road – professional trajectories from higher education to working life: a case study of political science and psychology graduates. Studies in Continuing Education, v. 30, n. 3, p. 215-229, nov. 2008. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/01580370802439896. Acesso em: 21 fev. 2023.

PORDATA. Alunos matriculados no ensino superior: Total e por nível de formação. 2021a. Disponível em: https://www.pordata.pt/Portugal/Alunos+matriculados+no+ensino+superior+total+e+por+n%c3%advel+de+forma%c3%a7%c3%a3o-1023. Acesso em: 13 jan. 2023.

PORDATA. Diplomados no ensino superior: Total e por nível de formação. 2021b. Disponível em: https://www.pordata.pt/Portugal/Diplomados+no+ensino+superior+total+e+por+n%c3%advel+de+forma%c3%a7%c3%a3o-219. Acesso em: 13 jan. 2023.

RAMOS, V. Informalidade, estabilidade e precariedade: Uma análise sequencial das trajetórias profissionais ao longo das últimas décadas. SPP, Lisboa, n. 84, p. 43-62, mai.-ago. 2017. Disponível em: http://journals.openedition.org/spp/2904. Acesso em: 04 nov. 2022.

SÁNCHEZ, D.; et. al. Academic trajectories analysis with a life-course approach: a case study in medical students. Cogent Education, v. 9, n. 1, p. 1-20, jan. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/2331186X.2021.2018118. Acesso em: 28 out. 2022.

VAZ, H. Ciências da educação: Pertinente estudo de caso sobre o sentido das profissionalizações? In: ANTUNES, M. et al. (orgs.). Ciências da educação em Portugal: Saberes, contextos de intervenção e profissionalidades. Porto: aculdade de Psicologia e de ciências da Educação da Universidade do Porto, 2019. p. 97-106.

VAZ, H.; CORREIA, M. A formação e o trabalho: Trajetórias profissionais de diplomadas(os) em Ciências da Educação. Revista Brasileira de Educação, v. 30, in press.

WEBER, M. Fundamentos da sociologia. Tradutor: Mário R. Monteiro. 2. ed. Porto: Rés-Editora. 1983.