Neoliberalismo, (bio)medicalização e educação: uma reflexão baseada em artigos de dossiês publicados entre 2014 e 2020

Conteúdo do artigo principal

Mestranda Débora Santos da Silva
https://orcid.org/0000-0003-2863-5991
Dr. José Luís Ferraro
https://orcid.org/0000-0003-4932-1051

Resumo

Este trabalho procurou realizar uma revisão bibliográfica sobre os conceitos de neoliberalismo, biopolítica e (bio)medicalização em sua relação com a Educação. Além disso, analisaram-se artigos provenientes de dossiês que tratam da (bio)medicalização na Educação. Selecionaram-se os trabalhos que tratam desses temas em seus vínculos com o neoliberalismo. Optou-se pela análise qualitativa dos textos, a partir de análise de discurso foucaultiana e da criação de categorias analíticas. Visou-se compreender como os artigos mobilizaram conceitos e ferramentas teóricas para discutir a temática da (bio)medicalização, criando-se duas categorias a partir de sua leitura. Entendeu-se que dois dos três artigos selecionados apresentaram análises mais abrangentes sobre os conceitos de (bio)medicalização e neoliberalismo, para além do entendimento de que o primeiro se trata do uso de medicamentos por parte de estudantes e o último, do incentivo à produtividade e ao rendimento.

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Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, D. S. da .; FERRARO, J. L. Neoliberalismo, (bio)medicalização e educação: uma reflexão baseada em artigos de dossiês publicados entre 2014 e 2020. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–18, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.22411.013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22411. Acesso em: 7 maio. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Mestranda Débora Santos da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Pedagoga e pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Dr. José Luís Ferraro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação em Ciências e Matemática da PUCRS. Pesquisador-Líder do Grupo de Pesquisa Currículo, Cultura e Contemporaneidade (CNPq).

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