O registro do conhecimento matemático da criança na escola: diálogos com professoras de anos iniciais

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Mestranda Sibele Borges Rodrigues
https://orcid.org/0000-0003-4767-7409
Dr.ª Daiane Scopel Boff
https://orcid.org/0000-0002-2860-686X

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever e analisar a compreensão de professoras de anos iniciais sobre alguns registros matemáticos feitos por crianças em idade escolar. A partir das teorizações de Michel Foucault e do pensamento tardio de Ludwig Wittgenstein e seus comentadores, problematiza-se o enunciado “a questão é ir além do cálculo”, extraído de atos de fala das professoras que participaram da pesquisa, considerando as notações matemáticas que as crianças realizam para expressar seus pensamentos. O material analítico foi composto por falas geradas em grupos focais, formados com professoras de anos iniciais, de uma instituição escolar pública. Para a análise da materialidade, foram tomados os conceitos de enunciado e discurso como ferramentas, o que permitiu identificar verdades movimentadas no discurso pedagógico sobre o pensamento matemático de crianças. Na compreensão das professoras, as crianças precisam usar diferentes formas de representação para expressar o conhecimento matemático, evidenciando a importância de “ir além do cálculo”.

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Detalhes do artigo

Como Citar
RODRIGUES, S. B.; BOFF, D. S. O registro do conhecimento matemático da criança na escola: diálogos com professoras de anos iniciais. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–22, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.22443.020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22443. Acesso em: 3 jul. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Mestranda Sibele Borges Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Mestranda PPGEMAT - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática pela UFPel - Universidade Federal de Pelotas. Psicopedagoga, Pedagoga e Professora alfabetizadora da rede pública. Graduada em Pedagogia pela Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2006). Pós-graduações Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional, Psicopedagogia Clínica, Atendimento Educacional Especializado/Sala de Recursos e Praticas de Ensino -Educar Pela Pesquisa; e variados cursos de aperfeiçoamento.

Dr.ª Daiane Scopel Boff, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Professora e pesquisadora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul e professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Educação pela UNISINOS, na linha de pesquisa Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas; Mestre em Ensino de Matemática pela UFRGS; Especialista em Coordenação Pedagógica, em Estatística Aplicada e em Metodologia do Ensino de Matemática; Licenciada em Matemática. Integra os grupos de pesquisa: GPEDEB (IFRS) - Grupo de Pesquisa em Docências na Educação Básica e GIPEDI (UNISINOS) - Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças. Desenvolve pesquisas vinculadas ao campo de formação de professores, em especial, discutindo as docências em Matemática e os processos que nela se abrigam para o ensino e a aprendizagem de Matemática.

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