A realidade da escola ribeirinha no Marajó: análise das condições de deslocamento dos educandos e dos impactos na prática pedagógica docente

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Prof. Fábio Rogério Gomes Fortunato
Dr.ª Tânia Regina Lobato dos Santos

Resumo

O artigo trata sobre a realidade educativa de uma escola ribeirinha localizada na mesorregião do Marajó-PA. O estudo objetivou analisar como a aplicabilidade de políticas públicas de transporte escolar de estudantes, alimentação escolar e recursos didáticos apropriados influencia a aprendizagem dos educandos e a prática pedagógica das professoras ribeirinhas no município de Melgaço no Marajó-PA. Trabalhou-se metodologicamente a pesquisa qualitativa sob a perspectiva da análise de discurso, tomando como referência os autores Paludo (2006); Almeida (2011); Coelho, Santos e Silva (2015); Costa (2021); Arroyo (2004; 2011); Corrêa (2005); Freire (1996) e Lüdke e André (2013), apropriados para a etapa de entrevistas realizadas à luz dos procedimentos éticos de pesquisa com duas professoras de uma escola ribeirinha atuantes nos anos iniciais na região de Melgaço, no Marajó-PA. Utilizando como ferramenta de coleta de dados o recurso da gravação nas entrevistas, o estudo revelou que a falta de políticas públicas efetivas afeta diretamente a qualidade do ensino na escola ribeirinha, uma vez que a ausência de atenção dos órgãos mantenedores responsáveis pela segurança dos transportes fluviais, que conduzem os educandos no ir e vir da escola a suas casas, assim como a carência de recursos didáticos essenciais à prática docente, além dos problemas no fornecimento da alimentação escolar adequada, provocam a desmotivação dos educandos e, consequentemente, dos educadores.


 

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Como Citar
FORTUNATO, F. R. G. .; SANTOS, T. R. L. dos . A realidade da escola ribeirinha no Marajó: análise das condições de deslocamento dos educandos e dos impactos na prática pedagógica docente. Olhar de Professor, [S. l.], v. 28, p. 1–21, 2025. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.28.23478.025. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23478. Acesso em: 5 dez. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Prof. Fábio Rogério Gomes Fortunato, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2015). Especialista em Tecnologia na Educação pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz - Paraná (2016). Mestre do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) com ênfase em Formação de Professores e Práticas Pedagógicas pela Universidade do Estado do Pará (Andamento). Atualmente é professor substituto da Universidade do Estado do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, Didática e outras vertentes e Estágios Supervisionados nos cursos de Pedagogia nos campi da capital (Centro de Ciências Sociais em Educação - CCSE/Belém) e do interior do Estado do Pará.

Dr.ª Tânia Regina Lobato dos Santos, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1983), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Estágio de Pós-Doutorado na PUC-RIO (2010). É professora Titular da Universidade do Estado do Pará do Curso de Pedagogia, do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação CCSE-UEPA. Coordena o Grupo de Pesquisa Infância Cultura e Educação vinculado a Plataforma do CNPq. Pesquisadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire - NEP-CCSE-UEPA. Representante UEPA e vice coordenadora do Fórum de Educação Infantil do Estado do Pará -FEIPA. Tem experiência na área de Educação, especialmente com a formação de professores (inicial e continuada) e desenvolve pesquisas voltadas para políticas públicas, formação de professores e na educação infantil faz a interface com a Educação Especial, Educação Popular e Educação do Campo.

 

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