A realidade da escola ribeirinha no Marajó: análise das condições de deslocamento dos educandos e dos impactos na prática pedagógica docente
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Resumo
O artigo trata sobre a realidade educativa de uma escola ribeirinha localizada na mesorregião do Marajó-PA. O estudo objetivou analisar como a aplicabilidade de políticas públicas de transporte escolar de estudantes, alimentação escolar e recursos didáticos apropriados influencia a aprendizagem dos educandos e a prática pedagógica das professoras ribeirinhas no município de Melgaço no Marajó-PA. Trabalhou-se metodologicamente a pesquisa qualitativa sob a perspectiva da análise de discurso, tomando como referência os autores Paludo (2006); Almeida (2011); Coelho, Santos e Silva (2015); Costa (2021); Arroyo (2004; 2011); Corrêa (2005); Freire (1996) e Lüdke e André (2013), apropriados para a etapa de entrevistas realizadas à luz dos procedimentos éticos de pesquisa com duas professoras de uma escola ribeirinha atuantes nos anos iniciais na região de Melgaço, no Marajó-PA. Utilizando como ferramenta de coleta de dados o recurso da gravação nas entrevistas, o estudo revelou que a falta de políticas públicas efetivas afeta diretamente a qualidade do ensino na escola ribeirinha, uma vez que a ausência de atenção dos órgãos mantenedores responsáveis pela segurança dos transportes fluviais, que conduzem os educandos no ir e vir da escola a suas casas, assim como a carência de recursos didáticos essenciais à prática docente, além dos problemas no fornecimento da alimentação escolar adequada, provocam a desmotivação dos educandos e, consequentemente, dos educadores.
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