A criança, a alfabetização e o trabalho docente nos cadernos do Ceale: caminhos e pontes com a perspectiva dialógica e discursiva
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo investiga discussões presentes em alguns dos cadernos da Coleção Alfabetização e Letramento, do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A pesquisa adotou uma perspectiva qualitativa, de abordagem documental, com ênfase em uma leitura exploratória e informativa (Salvador, 1978). Buscou-se suporte teórico em autores como Freire (1967,1987), Geraldi (1985), Mortatti (2020), Smolka (1999), os quais, no Brasil, fundamentam uma perspectiva dialógica e discursiva da alfabetização. Pode-se concluir que os cadernos da Coleção Alfabetização e Letramento abarcam importantes discussões teóricas e práticas no campo da alfabetização. Com relação aos conceitos de “criança” e de “trabalho docente” os documentos da Coleção estão alinhados à perspectiva dialógica e discursiva. Por outro lado, os documentos mobilizam mais vezes a categoria “letramento”, no lugar da alfabetização. O letrametro não encontra respaldo nas discussões desenvolvidas no contexto brasileiro segundo uma perspectiva dialógica e discursiva da alfabetização.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ARIÈS, P. História social da criança e da família. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
BARROS, M. O livro das ignorãças. Rio de Janeiro: Editora Record, 2000.
CEALE. Alfabetização e Letramento. CEALE, Belo Horizonte, [2017]. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/alfabetizacao-e-letramento.html. Acesso em: 4 abr. 2022.
CEALE. O que é o Ceale. CEALE, Belo Horizonte, [2012]. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/o-que-e-o-ceale.html. Acesso em: 7 abr. 2022.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FRADE, I. C. A. da S. Métodos e didáticas de alfabetização: história, características e modos de fazer de professores: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale: FaE: UFMG, 2005. Disponível em:https://www.ceale.fae.ufmg.br/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2008%20Metodos_didaticas_alfabetizacao.pdf. Acesso em: 12 mar. 2024.
FRADE, I. C. A. da S; SILVA, C. S. R. A organização do trabalho de alfabetização na escola e na sala de aula: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2007%20Organizacao_trabalho.pdf. Acesso em: 12 mar. 2024
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. 2. ed. Cascavel: ASSOESTE, 1985.
GERALDI, J. W. Alfabetização e letramento: perguntas de um alfabetizado que lê. In: ZACCUR, E. (org.). Alfabetização e letramento. O que muda quando muda o nome? Rio de Janeiro: Rovelle, 2011. p. 13-32.
GERALDI, J. W. Paulo Freire: narrador e pensador. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v. 39, n. 83, p. 55-62, 2021. Disponível em: https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/938. Acesso em: 10 fev. 2023.
GOMES, M. de F. C.; MONTEIRO, S. M. A aprendizagem e o ensino da linguagem escrita: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale: FaE: UFMG, 2005. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2006%20Aprendizagem_ensino_linguagem_escrita.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.
MORTATTI, M. do R. L. Receita de ambrosia: peça didática. São Paulo: Ed. Unesp Digital, 2020.
SALVADOR, Â. D. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica. 6. ed. Porto Alegre: Sulina, 1978.
SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 8. ed. São Paulo: Cortez; Campinas: Ed. Unicamp, 1999.
SMOLKA, A. L. B. Relações de ensino e desenvolvimento humano: reflexões sobre as (trans)formações na atividade de (ensinar a) ler e escrever. Revista Brasileira de Alfabetização – ABAlf, Belo Horizonte, v. 1, n. 9, p. 12-28, jan./jun. 2019.