A criança, a alfabetização e o trabalho docente nos cadernos do Ceale: caminhos e pontes com a perspectiva dialógica e discursiva

Conteúdo do artigo principal

Dr.ª Vanessa Cristina Girotto
https://orcid.org/0000-0003-2802-7240
Geisianne Fernandes
https://orcid.org/0009-0009-3620-8966
Mestranda Mônica Regina dos Santos
https://orcid.org/0000-0002-0796-5740

Resumo

Este artigo investiga discussões presentes em alguns dos cadernos da Coleção Alfabetização e Letramento, do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A pesquisa adotou uma perspectiva qualitativa, de abordagem documental, com ênfase em uma leitura exploratória e informativa (Salvador, 1978). Buscou-se suporte teórico em autores como Freire (1967,1987), Geraldi (1985), Mortatti (2020), Smolka (1999), os quais, no Brasil, fundamentam uma perspectiva dialógica e discursiva da alfabetização. Pode-se concluir que os cadernos da Coleção Alfabetização e Letramento abarcam importantes discussões teóricas e práticas no campo da alfabetização. Com relação aos conceitos de “criança” e de “trabalho docente” os documentos da Coleção estão alinhados à perspectiva dialógica e discursiva. Por outro lado, os documentos mobilizam mais vezes a categoria “letramento”, no lugar da alfabetização. O letrametro não encontra respaldo nas discussões desenvolvidas no contexto brasileiro segundo uma perspectiva dialógica e discursiva da alfabetização.

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Detalhes do artigo

Como Citar
GIROTTO, V. C.; FERNANDES, G.; SANTOS, M. R. . dos . A criança, a alfabetização e o trabalho docente nos cadernos do Ceale: caminhos e pontes com a perspectiva dialógica e discursiva. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23536.056. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23536. Acesso em: 23 dez. 2024.
Seção
Dossiê: Práticas de linguagem na infância: ensinar e aprender na perspectiva discursiva e enunciativa
Biografia do Autor

Dr.ª Vanessa Cristina Girotto, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR. Docente do Departamento de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas/MG (UNIFAL/MG), Brasil. Doutora em Educação (UFSCar, 2011). Coordenadora do grupo de pesquisa “Educateliê (CNPQ, 2019)”.

Geisianne Fernandes, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Pedagoga formada pela Universidade Federal de Alfenas/MG

Mestranda Mônica Regina dos Santos, Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

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