A criança, a alfabetização e o trabalho docente nos cadernos do Ceale: caminhos e pontes com a perspectiva dialógica e discursiva
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Resumo
Este artigo investiga discussões presentes em alguns dos cadernos da Coleção Alfabetização e Letramento, do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A pesquisa adotou uma perspectiva qualitativa, de abordagem documental, com ênfase em uma leitura exploratória e informativa (Salvador, 1978). Buscou-se suporte teórico em autores como Freire (1967,1987), Geraldi (1985), Mortatti (2020), Smolka (1999), os quais, no Brasil, fundamentam uma perspectiva dialógica e discursiva da alfabetização. Pode-se concluir que os cadernos da Coleção Alfabetização e Letramento abarcam importantes discussões teóricas e práticas no campo da alfabetização. Com relação aos conceitos de “criança” e de “trabalho docente” os documentos da Coleção estão alinhados à perspectiva dialógica e discursiva. Por outro lado, os documentos mobilizam mais vezes a categoria “letramento”, no lugar da alfabetização. O letrametro não encontra respaldo nas discussões desenvolvidas no contexto brasileiro segundo uma perspectiva dialógica e discursiva da alfabetização.
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