O desenvolvimento da linguagem oral e escrita a partir de brincadeiras com crianças na Educação Infantil: uma experiência na formação docente

Conteúdo do artigo principal

Dr.ª Valéria Suely Simões Barza
https://orcid.org/0009-0003-1992-6778
Dr.ª Thaynah de Brito Barra Nova
https://orcid.org/0000-0002-3698-6620

Resumo

O presente artigo visa relatar e analisar seis experiências práticas desenvolvidas pelos estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFAPE nas escolas municipais de Garanhuns-PE, envolvendo brincadeiras com crianças, tendo como foco as linguagens oral e escrita. Para as análises dos relatos aqui apresentados, tomamos como referencial a Análise de Conteúdo, segundo Bardin (1977). Recebemos dos licenciandos 16 relatos de brincadeiras: traçamos um plano de análise, escolha e seleção, em seguida identificamos as características e peculiaridades em cada experiência relatada. As atividades analisadas envolveram a organização de sala de aula com brinquedos e outros recursos didáticos simulando hospitais, mercadinhos, festa de aniversário e contos de fadas. As análises dos relatos revelaram que o brincar e as interações aqui expostas constituem elementos importantes para o desenvolvimento e aprendizagens das crianças e para os estudantes em formação, assim evidenciados a partir das reflexões dos futuros pedagogos nas situações sociocomunicativas reveladas nas brincadeiras.


 

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Como Citar
BARZA, V. S. S.; BARRA NOVA, T. de B. . O desenvolvimento da linguagem oral e escrita a partir de brincadeiras com crianças na Educação Infantil: uma experiência na formação docente. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–18, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23598.059. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23598. Acesso em: 22 abr. 2025.
Seção
Dossiê: Práticas de linguagem na infância: ensinar e aprender na perspectiva discursiva e enunciativa
Biografia do Autor

Dr.ª Valéria Suely Simões Barza, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - UFAPE

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Adjunta d curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco- UFAPE

Dr.ª Thaynah de Brito Barra Nova, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - UFAPE

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco- UFAPE.

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