Educação ambiental na escola: o trabalho desenvolvido por professores de um colégio do interior do Paraná - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i1.0011

Conteúdo do artigo principal

Rosângela Batista Lins
Lisandra Almeida Lisovski

Resumo

No presente artigo buscou-se analisar como os professores de uma escola pública do interior do Estado do Paraná trabalham a Educação Ambiental em suas disciplinas e a importância que atribuem à mesma. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que envolveu oito professores de diferentes áreas do conhecimento que atuam no Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionários; após a sua tabulação, foi possível verificar que os temas relacionados com o meio ambiente são trabalhados por alguns professores, mas de forma pontual, sem relação entre os mesmos, e que os professores do colégio não possuem trabalhos com projetos de Educação Ambiental. Os principais temas abordados pelos professores investigados são: preservação ambiental, resíduos sólidos, o aquecimento global e o efeito estufa, e a Agenda 21. Esses temas são trabalhados por meio da realização de pesquisas e de visitas, da utilização de vídeos, imagens e textos. Os professores também estimulam a produção de recursos didáticos confeccionados com materiais recicláveis. As principais dificuldades encontradas para trabalhar com a Educação Ambiental na escola foram apontadas pelos docentes, destacando-se dentre elas o desinteresse por parte dos alunos, a falta de apoio da comunidade, a carência de materiais e recursos. Frente ao apresentado, acredita-se que a escola poderia investir mais na realização de propostas de trabalho que contribuíssem com a formação de cidadãos mais críticos e participativos, que desenvolvam a capacidade de se envolver com os problemas de seu cotidiano e possam contribuir para minimizá-los ou resolvê-los. O desenvolvimento de projetos, a implementação da pedagogia de projetos ou a elaboração e implementação da Agenda 21 Escolar são alternativas que a escola possui de trabalhar o tema meio ambiente de forma interdisciplinar.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
LINS, R. B.; LISOVSKI, L. A. Educação ambiental na escola: o trabalho desenvolvido por professores de um colégio do interior do Paraná - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i1.0011. Olhar de Professor, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 171–184, 2011. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.13i1.0011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3199. Acesso em: 21 maio. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Rosângela Batista Lins

Prof.ª de Ciências Biológicas da Faculdade Integrado de Campo Mourão - PR.

Lisandra Almeida Lisovski

Prof.ª Mestre do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade Integrado de Campo Mourão - PR.