Educação ambiental na escola: o trabalho desenvolvido por professores de um colégio do interior do Paraná - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i1.0011
Conteúdo do artigo principal
Resumo
No presente artigo buscou-se analisar como os professores de uma escola pública do interior do Estado do Paraná trabalham a Educação Ambiental em suas disciplinas e a importância que atribuem à mesma. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que envolveu oito professores de diferentes áreas do conhecimento que atuam no Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionários; após a sua tabulação, foi possível verificar que os temas relacionados com o meio ambiente são trabalhados por alguns professores, mas de forma pontual, sem relação entre os mesmos, e que os professores do colégio não possuem trabalhos com projetos de Educação Ambiental. Os principais temas abordados pelos professores investigados são: preservação ambiental, resíduos sólidos, o aquecimento global e o efeito estufa, e a Agenda 21. Esses temas são trabalhados por meio da realização de pesquisas e de visitas, da utilização de vídeos, imagens e textos. Os professores também estimulam a produção de recursos didáticos confeccionados com materiais recicláveis. As principais dificuldades encontradas para trabalhar com a Educação Ambiental na escola foram apontadas pelos docentes, destacando-se dentre elas o desinteresse por parte dos alunos, a falta de apoio da comunidade, a carência de materiais e recursos. Frente ao apresentado, acredita-se que a escola poderia investir mais na realização de propostas de trabalho que contribuíssem com a formação de cidadãos mais críticos e participativos, que desenvolvam a capacidade de se envolver com os problemas de seu cotidiano e possam contribuir para minimizá-los ou resolvê-los. O desenvolvimento de projetos, a implementação da pedagogia de projetos ou a elaboração e implementação da Agenda 21 Escolar são alternativas que a escola possui de trabalhar o tema meio ambiente de forma interdisciplinar.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.