INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO COM ENFOQUE EDUCACIONAL: REVISÃO SISTEMÁTICA

Conteúdo do artigo principal

Michele Oliveira da Silva
Eduardo José Manzini

Resumo

O uso de instrumentos pode auxiliar o professor na avaliação de diversas áreas no âmbito educacional. No entanto, muitos dos instrumentos publicados restringem seu uso à formação do profissional da área da saúde. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi identificar instrumentos de avaliação com enfoque educacional para uso de profissionais formados em pedagogia. Optou-se por realizar uma revisão sistemática em duas bases de dados (uma de origem estrangeira e outra de origem brasileira). Inicialmente foi realizada uma seleção dos artigos a partir de critérios de inclusão e exclusão da pesquisa. Em seguida, a partir da leitura desses artigos selecionados foram identificados instrumentos de avaliação utilizados na metodologia das pesquisas. Como resultado foram encontradas 21 referências de instrumentos de avaliação com origem estrangeira e nove referências de instrumentos de avaliação com origem nacional (um breve perfil dos instrumentos foi traçado). A metodologia utilizada nesta pesquisa contribuiu para identificar os instrumentos de avaliação existentes e disponíveis para uso do pedagogo e para evidenciar como a revisão sitemática pode ser utilizada nesse tipo de pesquisa.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, M. O. da; MANZINI, E. J. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO COM ENFOQUE EDUCACIONAL: REVISÃO SISTEMÁTICA. Olhar de Professor, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 253–267, 2018. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.18i2.0006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4658. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Michele Oliveira da Silva, Unesp- Marília

Pedagoga, Mestre e Doutoranda em Educação pela Unesp de Marília

Eduardo José Manzini, Unesp- Marília

Livre-docente em Educação e docente do Departatamento de Educação Especial e do programa de Pós- graduação em Educação