INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO COM ENFOQUE EDUCACIONAL: REVISÃO SISTEMÁTICA

Conteúdo do artigo principal

Michele Oliveira da Silva
Eduardo José Manzini

Resumo

O uso de instrumentos pode auxiliar o professor na avaliação de diversas áreas no âmbito educacional. No entanto, muitos dos instrumentos publicados restringem seu uso à formação do profissional da área da saúde. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi identificar instrumentos de avaliação com enfoque educacional para uso de profissionais formados em pedagogia. Optou-se por realizar uma revisão sistemática em duas bases de dados (uma de origem estrangeira e outra de origem brasileira). Inicialmente foi realizada uma seleção dos artigos a partir de critérios de inclusão e exclusão da pesquisa. Em seguida, a partir da leitura desses artigos selecionados foram identificados instrumentos de avaliação utilizados na metodologia das pesquisas. Como resultado foram encontradas 21 referências de instrumentos de avaliação com origem estrangeira e nove referências de instrumentos de avaliação com origem nacional (um breve perfil dos instrumentos foi traçado). A metodologia utilizada nesta pesquisa contribuiu para identificar os instrumentos de avaliação existentes e disponíveis para uso do pedagogo e para evidenciar como a revisão sitemática pode ser utilizada nesse tipo de pesquisa.

 

Downloads

Métricas

Visualizaciones del PDF
376
Apr 19 '18Apr 22 '18Apr 25 '18Apr 28 '18May 01 '18May 04 '18May 07 '18May 10 '18May 13 '18May 16 '184.0
| |

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, M. O. da; MANZINI, E. J. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO COM ENFOQUE EDUCACIONAL: REVISÃO SISTEMÁTICA. Olhar de Professor, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 253–267, 2018. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.18i2.0006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4658. Acesso em: 12 maio. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Michele Oliveira da Silva, Unesp- Marília

Pedagoga, Mestre e Doutoranda em Educação pela Unesp de Marília

Eduardo José Manzini, Unesp- Marília

Livre-docente em Educação e docente do Departatamento de Educação Especial e do programa de Pós- graduação em Educação