Refletindo sobre a formação de professores aos 10 anos de implantação da Licenciatura de Artes Visuais: relato de uma experiência.

Conteúdo do artigo principal

Maria José Subtil
Luizana Pellizzari Vittet

Resumo

O trabalho relata a experiência de uma oficina de criação a partir de estudos, apreciações e reflexões sobre arte contemporânea envolvendo alunos da Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR). Objetivou-se levantar as possibilidades de intervenção nas concepções e práticas dos alunos sobre arte e ensino de arte. A proposta foi desencadeada por uma pesquisa dos antecedentes escolares dos licenciandos que revelou práticas reducionistas em Artes visuais como: desenho livre, preenchimento de mimeografados e trabalhos manuais associados às datas comemorativas. Contatou-se que essas vivências resultaram numa concepção estética que privilegia o figurativismo e o realismo como únicas formas de representação da realidade. A 26ª Bienal Internacional de São Paulo (2004) foi o evento catalizador da experiência teórico/pratica da oficina de criação. Como referencial teórico-metodológico geral foram utilizados prioritariamente autores e conceitos embasados no materialismo histórico e dialético quanto a historia da arte e sua função  sociedade e na compreensão das relações entre as concepções de arte e estética e praticas artísticas escolares. A pesquisa-ação usada como estratégia metodológica deduziu possibilidades educativas na formação de professores de artes visuais através das práticas e estudos  experienciados na oficina.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SUBTIL, M. J.; VITTET, L. P. Refletindo sobre a formação de professores aos 10 anos de implantação da Licenciatura de Artes Visuais: relato de uma experiência. Olhar de Professor, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 329–342, 2015. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i2.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/5509. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo