Refletindo sobre a formação de professores aos 10 anos de implantação da Licenciatura de Artes Visuais: relato de uma experiência.
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O trabalho relata a experiência de uma oficina de criação a partir de estudos, apreciações e reflexões sobre arte contemporânea envolvendo alunos da Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR). Objetivou-se levantar as possibilidades de intervenção nas concepções e práticas dos alunos sobre arte e ensino de arte. A proposta foi desencadeada por uma pesquisa dos antecedentes escolares dos licenciandos que revelou práticas reducionistas em Artes visuais como: desenho livre, preenchimento de mimeografados e trabalhos manuais associados às datas comemorativas. Contatou-se que essas vivências resultaram numa concepção estética que privilegia o figurativismo e o realismo como únicas formas de representação da realidade. A 26ª Bienal Internacional de São Paulo (2004) foi o evento catalizador da experiência teórico/pratica da oficina de criação. Como referencial teórico-metodológico geral foram utilizados prioritariamente autores e conceitos embasados no materialismo histórico e dialético quanto a historia da arte e sua função sociedade e na compreensão das relações entre as concepções de arte e estética e praticas artísticas escolares. A pesquisa-ação usada como estratégia metodológica deduziu possibilidades educativas na formação de professores de artes visuais através das práticas e estudos experienciados na oficina.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.