Docência para a Terceira Idade

Main Article Content

Rita de Cássia Da Silva Oliveira

Abstract

O presente artigo explicita o conceito e os preconceitos relativos à terceira idade presentes na realidade brasileira. Ressalta a relevância da educação permanente e os programas voltados para a terceira idade. A constatação da inexistência de uma metodologia voltada para essa clientela substancia-se como interesse de pesquisa, levando a um esboço dessa especificidade metodológica e, através da docência nesses programas, contribuindo para  resgate da qualidade de vida e reconhecimento dos idosos na sociedade brasileira.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
OLIVEIRA, R. de C. D. S. Docência para a Terceira Idade. Olhar de Professor, [S. l.], v. 4, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1359. Acesso em: 22 nov. 2024.
Conference Proceedings Volume
Section
Artigos em fluxo contínuo
Author Biography

Rita de Cássia Da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1977), - Orientação Educacional pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1980) e doutorado em Filosofia e Ciências da Educação - Universidade de Santiago de Compostela (1998), revalidado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Gerontóloga pela SBGG. Coordena o Curso da Universidade Aberta para a Terceira Idade e o Curso da Universidade Continuada para a Terceira Idade na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora do Mestrado em Educação (na UEPG), na linha de História e Políticas Públicas, com as disciplinas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Educação, Política e Sociedade e Espaços Educativos na sociedade brasileira. Coordena a linha de Pesquisa intitulada Educação permanente de Jovens, Adultos e idosos. Ministra aulas de Pós Graduação, em nível de Especialização no Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão nos cursos de Saúde pública, Saúde da Família, Saúde Coletiva, Gerontologia e Enfermagem do Trabalho. Possui experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: educação permanente, educação de jovens e adultos, terceira idade, gerontologia, políticas públicas, universidade aberta, sociologia, fundamentos da educação e metodologia da pesquisa.

Most read articles by the same author(s)