Formação de educadores para o terceiro setor
Main Article Content
Abstract
Este artigo apresenta uma pesquisa que se voltou para a análise e reflexão de questões pertinentes à formação de educadores para o Terceiro Setor. Especificamente, optou-se pela realização de um estudo de caso sobre o curso Formação de Formadores para o Terceiro Setor oferecido pelo Senac-SP. A partir de levantamento bibliográfico, foram indicadas as origens do conceito Terceiro Setor e as principais teorias e abordagens que se relacionam ao Setor na atualidade. Procurou-se, ainda, explicitar as características centrais da educação no Terceiro Setor, suas origens históricas e os principais processos de ensino-aprendizagem que permeiam essa modalidade educacional. Os referenciais teóricos identificados sobre Terceiro Setor e Educação orientaram a análise do curso estudado. Além de identificar as matrizes teóricas e metodológicas subjacentes ao curso Formação de Formadores para o Terceiro Setor, buscou-se apresentar, ao final deste estudo, sugestões e propostas que possam contribuir para a melhoria do próprio curso e oferecer dados sistematizados para o desenvolvimento de outros programas de formação de educadores para o Terceiro Setor.
Palavras-chave: formação de educadores. educação no terceiro setor. cidadania e educação.
Metrics
Article Details
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
a) Authors keep the copyrights and concede the right of its first publication to the magazine. The work piece must be simultaneously licensed on the Creative Commons Attribution License which allows the paper sharing, and preserves both the author identity and the right of first publication to this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, to not-exclusively distribution of the paper version published in this magazine (e.g.: publish in institutional repository or as a book chapter), with the author identity recognition and its first publication in this magazine.
c) Authors are permitted and stimulated to publish and distribute their papers online (e.g.: in institutional repository or on their personal webpage), considering it can generate productive alterations, as well as increase the impact and the quotations of the published paper.
d) This journal provides public access to all its content, as this allows a greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of the research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and are not available for other purposes.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.