COMPETÊNCIA PARA FAZER FACE À VIOLÊNCIA: DEFININDO A COMPETÊNCIA INTERRELACIONAL DO(A)EDUCADOR(A) NO MANEJO DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA

Main Article Content

Fernando Cézar Bezerra de Andrade

Abstract

Após apresentar o cenário dos estudos sobre a violência na escola e sumarizar o debate sobre competência em educação, define-se o conceito de competência inter-relacional do(a) educador(a) escolar, reconhecida como condição necessária à intervenção eficaz desse(a) profissional nos processos de gestão de conflitos e de superação ou prevenção à violência na escola. Em seguida, para demonstrá-la, apresentam-se elementos indicativos da formação e da aplicação dessa competência, tais como coletados em depoimento obtido durante entrevista concedida por uma diretora de escola da rede pública de ensino fundamental e médio em João Pessoa – Paraíba, e analisados a partir da teoria winnicottiana.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
DE ANDRADE, F. C. B. COMPETÊNCIA PARA FAZER FACE À VIOLÊNCIA: DEFININDO A COMPETÊNCIA INTERRELACIONAL DO(A)EDUCADOR(A) NO MANEJO DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA. Olhar de Professor, [S. l.], v. 10, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1483. Acesso em: 22 nov. 2024.
Conference Proceedings Volume
Section
Artigos em fluxo contínuo

Most read articles by the same author(s)