ENSAIO SOBRE APLICAÇÕES DIDÁTICAS DA TEORIA DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo tem o propósito de sugerir aos professores que considerem a possibilidade de aplicação didática de categorias da representação social, com particular atenção à sua estrutura, constituída de um núcleo central e elementos periféricos. No estilo de um ensaio, o texto desenvolve uma argumentação apoiada em premissas teóricas que sustentam a seqüência das análises. O ensaio admite um encadeamento de idéias de modo menos rígido e mais flexível, sem pretender afirmações conclusivas, ou comprovação e generalização de dados. Enfatiza-se, na aplicação didática da teoria de representação social, a atenção a conceitos, observando-se o núcleo de significados em torno do qual se organizam as noções complementares. Desse modo, sugere-se que no processo de ensino-aprendizagem o professor fique atento à estrutura de cada conceito, de acordo com referências da estrutura das representações. Com essa proposta, o presente estudo insere-se também no movimento em favor da consolidação do vínculo entre ensino e pesquisa, observando que os princípios de uma teoria poderão também, conforme o encaminhamento de sua formulação, ser considerados como princípios didáticos.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.