ENSAIO SOBRE APLICAÇÕES DIDÁTICAS DA TEORIA DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL

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Mary Rangel

Resumo

Este estudo tem o propósito de sugerir aos professores que considerem a possibilidade de aplicação didática de categorias da representação social, com particular atenção à sua estrutura, constituída de um núcleo central e elementos periféricos. No estilo de um ensaio, o texto desenvolve uma argumentação apoiada em premissas teóricas que sustentam a seqüência das análises. O ensaio admite um encadeamento de idéias de modo menos rígido e mais flexível, sem pretender afirmações conclusivas, ou comprovação e generalização de dados. Enfatiza-se, na aplicação didática da teoria de representação social, a atenção a conceitos, observando-se o núcleo de significados em torno do qual se organizam as noções complementares. Desse modo, sugere-se que no processo de ensino-aprendizagem o professor fique atento à estrutura de cada conceito, de acordo com referências da estrutura das representações. Com essa proposta, o presente estudo insere-se também no movimento em favor da consolidação do vínculo entre ensino e pesquisa, observando que os princípios de uma teoria poderão também, conforme o encaminhamento de sua formulação, ser considerados como princípios didáticos.

 

 

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Como Citar
RANGEL, M. ENSAIO SOBRE APLICAÇÕES DIDÁTICAS DA TEORIA DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL. Olhar de Professor, [S. l.], v. 10, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1485. Acesso em: 3 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo

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