MODELOS TEÓRICOS ATUAIS DA DISLEXIA DO DESENVOLVIMENTO - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.153168
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Abstract
A dislexia do desenvolvimento é um distúrbio neurológico, de base genética, e que prejudica, especificamente, a aprendizagem da leitura. A falta de precisão ou de fluência na leitura, observada na criança disléxica, não decorre de rebaixamento intelectual, de eficiências sensoriais ou de problemas pedagógicos, emocionais ou socioculturais. A dislexia do desenvolvimento começou a ser estudada no final do século XIX. Entretanto, os primeiros 90 anos de pesquisas forneceram poucas evidências da base biológica da dislexia e poucas informações sobre os processos de leitura da criança disléxica. Essa situação somente se modificou no final do século XX, em decorrência do desenvolvimento de técnicas de exame eletrofisiológicas e de neuroimagem, que levaram à elaboração de novos modelos teóricos. Assim sendo, neste artigo são apresentadas duas abordagens atuais da dislexia do desenvolvimento. A neuropsicologia cognitiva, que estuda os transtornos das funções cognitivas decorrentes de alterações estruturais e funcionais do cérebro, procura identificar os componentes do processo normal de leitura que estão danificados no disléxico. A teoria magnocelular propõe que as dificuldades de leitura do disléxico decorrem de um déficit no funcionamento das magnocélulas que compõem as vias aferentes visuais, que se estendem da retina até as áreas corticais do cérebro. As contribuições desses dois modelos teóricos para a compreensão da dislexia evidenciam a necessidade de os educadores se apropriarem do conhecimento que está sendo produzido pelas neurociências, visto que ele fornecerá os fundamentos necessários para a elaboração de programas educacionais destinados ao desenvolvimento da leitura dos alunos disléxicos.
Palavras-chave: Dislexia do desenvolvimento. Distúrbio de aprendizagem. Educação especial.
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