Educational policy for Early Childhood education and mathematics education

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Simone de Oliveira Andrade Silva
Clarilza Prado de Souza

Abstract

This research aimed at identifying the influence of the Brazilian Curricular Directives for Early Childhood Education on teaching practices. Two procedures were used to collect information: documental analyses, besides interviews with teachers and coordinators in early childhood education public schools in São Paulo. Stephen J. Ball and Richard Bowe’s Policy Cycle Approach was used to analyze the documents. For the present study the context around the writing of the studied documents and the teaching practices were analyzed. Interview results showed that the professionals did not modify their traditional approaches to teaching, although they refer to the document as a national, unifying model for the educational documents of schools.

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How to Cite
SILVA, S. de O. A. .; PRADO DE SOUZA, C. Educational policy for Early Childhood education and mathematics education. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–18, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.17086.209209231159.1105. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17086. Acesso em: 3 jul. 2024.
Section
Caderno temático: Avaliação em larga escala no contexto da Educação Básica
Author Biographies

Simone de Oliveira Andrade Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Pós-Doutoranda, Doutora e Mestra pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação – PUC/SP, Pedagoga, coordenadora pedagógica na Educação Básica da Rede Municipal de Educação de São Paulo. Integrante do Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais – NEARS – PUC/SP.

Clarilza Prado de Souza, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-doutorados pela Ecole des hautes études en sciences sociales (1996 e 2015) . Foi Coordenadora da Área de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de 2007 a outubro de 2014. Participa do Comitê Científico Scielo/Educ@. Foi propositora e Coordenadora da Cátedra UNESCO de Profissionalidade Docente, que reúne mais de 34 grupos de pesquisas em torno da problemática da formação do professor do período de 2006 a 2013. Exerce as funções de consultora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas. É professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação e do Programa de Mestrado Profissional Formação de Formadores. Ministra as disciplinas Avaliação Educacional, Representações Sociais e Educação. Coordenadora do GT de Representações Sociais da ANPEPP- Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia. É Lider do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações sociais (NEARS) da PUCSP , certificado pelo CNPq , que congrega alunos de iniciação científica, mestrando, doutorandos, pós doutorandos e professores nacionais e internacionais convidados. Participante da Red de Investigadores Latinoamérica en Movimiento, .que congrega pesquisadores em representações sociais, psicologia social em contexto, de toda América Latina. Pesquisadora Produtividade em Pesquisa 1D. (Fonte: Currículo Lattes)