Políticas de Educación Infantil y enseñanza de matemáticas

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Simone de Oliveira Andrade Silva
Clarilza Prado de Souza

Resumen

Esta investigación tiene como objetivo identificar la influencia de la Referencia Curricular Nacional para la Educación de la Primera Infancia en la práctica docente. Para la recopilación de información, se utilizaron dos
procedimientos: análisis de documentos y entrevistas con maestros y coordinadores pedagógicos de las  Escuelas de Educación Infantil. Para el análisis de los documentos, se utilizó como referencia la teoría metodológica del Ciclo de Políticas, de Stephen J. Ball y Richard Bowe; En el presente estudio, se analizaron los contextos de producción y práctica de textos. Los resultados de las entrevistas revelaron que los profesionales mantienen su forma tradicional de enseñanza, aunque el documento han citado como un modelo unificador nacional de los documentos pedagógicos de la escuela.

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Cómo citar
SILVA, S. de O. A. .; PRADO DE SOUZA, C. Políticas de Educación Infantil y enseñanza de matemáticas. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–18, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.17086.209209231159.1105. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17086. Acesso em: 3 jul. 2024.
Sección
Caderno temático: Avaliação em larga escala no contexto da Educação Básica
Biografía del autor/a

Simone de Oliveira Andrade Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Pós-Doutoranda, Doutora e Mestra pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação – PUC/SP, Pedagoga, coordenadora pedagógica na Educação Básica da Rede Municipal de Educação de São Paulo. Integrante do Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais – NEARS – PUC/SP.

Clarilza Prado de Souza, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-doutorados pela Ecole des hautes études en sciences sociales (1996 e 2015) . Foi Coordenadora da Área de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de 2007 a outubro de 2014. Participa do Comitê Científico Scielo/Educ@. Foi propositora e Coordenadora da Cátedra UNESCO de Profissionalidade Docente, que reúne mais de 34 grupos de pesquisas em torno da problemática da formação do professor do período de 2006 a 2013. Exerce as funções de consultora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas. É professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação e do Programa de Mestrado Profissional Formação de Formadores. Ministra as disciplinas Avaliação Educacional, Representações Sociais e Educação. Coordenadora do GT de Representações Sociais da ANPEPP- Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia. É Lider do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações sociais (NEARS) da PUCSP , certificado pelo CNPq , que congrega alunos de iniciação científica, mestrando, doutorandos, pós doutorandos e professores nacionais e internacionais convidados. Participante da Red de Investigadores Latinoamérica en Movimiento, .que congrega pesquisadores em representações sociais, psicologia social em contexto, de toda América Latina. Pesquisadora Produtividade em Pesquisa 1D. (Fonte: Currículo Lattes)