Pedagogy of listening: relearning of an autistic child in the family and school every day in times of the Covid-19 Pandemic

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Dr.ª Ana Lúcia Oliveira Aguiar
https://orcid.org/0000-0003-3626-2427
Mestre Francinilda Honorato dos Santos
https://orcid.org/0000-0003-4523-273X
Mestre Stenio de Brito Fernandes
https://orcid.org/0000-0001-6300-9561

Abstract

This study aims to understand the relearning experienced by an autistic child in the face of family and school challenges during the Covid-19 Pandemic. The research started in 2020, specifically, in August, after six months of the Pandemic, as strategies to point out the school experiences and learning of the autistic child in remote teaching. It is research with a qualitative approach, anchored in (auto)biographical research as a method of investigation, through narratives of an autistic child and the maternal grandmother. These reports enabled, above all, the alert for formation, based on the pedagogy of listening with the subjects involved. As a result, we point out that the family and the school are institutions that can bring formative experiences and put at the center of concerns the challenges experienced by the autistic child since the beginning of the Pandemic and the entry of remote teaching. The experience with remote classes, on the occasion of Covid-19, imposed a teaching model that opened up opportunities for doubts, challenges, questions and estrangement, with a view to the inclusion and realization of the rights of people with disabilities.

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How to Cite
AGUIAR, A. L. O.; SANTOS, F. H. dos; FERNANDES, S. de B. Pedagogy of listening: relearning of an autistic child in the family and school every day in times of the Covid-19 Pandemic. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–16, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.19987.054. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/19987. Acesso em: 22 jul. 2024.
Section
Artigos em fluxo contínuo
Author Biographies

Dr.ª Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Graduada e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de pesquisa Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola. Tem Especialização em Inclusão pela Rede Municipal de Educação de Mossoró/RN, Curso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), de Intérprete de LIBRAS, pela UERN e Curso de LEDOR, este pela CESGRANRIO, Curso de Legendagem para Surdos e Ensurdecidos, pela UFRN, Curso de Audiodescrição pela UFRN, Curso de Orientação e Mobilidade. Atualmente é professora Adjunta IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Foi bolsista de produtividade da UERN, membro dos Grupos de Pesquisa em Educação, Memória, (Auto) Biografia e Inclusão (GEPEMABI) da UERN e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação do Ceará (GEPHEC), da Universidade Federal do Ceará. É professora do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, da UERN e representante da Linha de Pesquisa Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente, no Programa de Pós Graduação em Educação/POSEDUC, vinculada ao Programa Interinstitucional de Doutorado em Ciências da Saúde (DINTER), Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, como co-orientadora. É Diretora da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), membro Titular da Comissão de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão da UERN, membro representando a Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), da Junta Multiprofissional da UERN. Bolsista de Produtividade da UERN. Coordena pesquisas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Inovação Tecnológica (PIBIT) sobre a perspectiva (auto) biográfica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte com apoio do CNPq, pesquisas sobre Deficiência Auditiva, Deficiência Física, Deficiência Visual e Deficiência Intelectual financiadas pela UERN e pelo CNPq, respectivamente. Coordenou pesquisa com apoio da Fundação de Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN). Parecerista Ad Hoc junto à Comissão Permanente de Pesquisa (CPP) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Membro Titular da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação, da UERN. Reúne experiência em pesquisas e extensão com populações camponesas, migrantes, Povos do Mar, Povos do Campo, Quilombolas, Caiçaras, em projetos Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Trabalho com a Metodologia da História Oral e (Auto) Biografia.

Mestre Francinilda Honorato dos Santos , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e relaciona-se à linha de pesquisa Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão. Possui bacharelado em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (2007). Possui especialização em Psicopedagogia pela mesma instituição - INTA (2010). É membro Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Memória, (Auto) Biografia e Inclusão (GEPEMABI/UERN). Participa do Projeto de Pesquisa em andamento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPEG/UERN), intitulado - Ascensão Social por meio dos estudos de estudantes de origem popular: da Educação Básica até a Universidade. Faz parte do Projeto de Extensão, intitulado - Histórias de Vida em Música, Teatro e Desenho: Vozes Silenciadas ? Ação desenvolvida pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN/UERN) e Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UERN). Atualmente é secretária do Curso de Especialização em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte onde ocupa o cargo de Técnico de Nível Superior. Tem experiência na área de Educação Inclusiva e Narrativas (auto) Biográficas.

Mestre Stenio de Brito Fernandes, Secretaria de Educação e da Cultura do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC/RN)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) (2018), e relaciona-se à linha de pesquisa Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão. Especialista em Mídia na Educação pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD/UERN) (2015). Especialista em História do Brasil República pela UERN (2005), possui graduação em Geografia pela UERN (1999). Atualmente é professor estatutário no município de Porto do Mangue/RN (2003), no Ensino Fundamental II na Escola Municipal Francisca Serafim de Souza e concursado do Estado do Rio Grande do Norte (RN) (2006), com disciplinas de geografia no Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado Maia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Memória (Auto) Biográfica e Inclusão (GEPEMABI/UERN). Participo do Projeto de Pesquisa em andamento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPEG/UERN), intitulado: Ascensão Social por meio dos estudos de estudantes de origem popular: da Educação Básica até a Universidade. Faço parte do Projeto de Extensão, intitulado: Histórias de Vida em Música, Teatro e Desenho: Vozes Silenciadas. Ação desenvolvida pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN/UERN) e Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UERN). Tem experiência na área de Educação no Ensino Fundamental II e EJA no Ensino de Geografia, Educação Inclusiva e Narrativas (auto) Biográficas.

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