Pedagogia da escuta: reaprendizados de uma criança autista no cotidiano familiar e escolar em tempos de Pandemia da Covid-19
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Resumo
Este estudo tem como objetivo compreender os reaprendizados vivenciados por uma criança autista frente aos desafios familiares e escolares durante a Pandemia da Covid-19. A pesquisa teve início no ano de 2020, especificamente, em agosto, após seis meses da Pandemia, como estratégias para apontar as experiências escolares e aprendizados da criança autista no ensino remoto. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, ancorada na pesquisa (auto) biográfica como método de investigação, por meio de narrativas de uma criança autista e da avó materna. Esses relatos possibilitaram, sobretudo, o alerta para a formação, tendo como base a pedagogia da escuta com os sujeitos envolvidos. Como resultados, apontamos que a família e a escola são instituições que podem trazer experiências formativas e colocar no centro das preocupações os desafios vivenciados pela criança autista desde o início da Pandemia e a entrada do ensino remoto. A experiência com as aulas remotas, por ocasião da Covid-19, impôs um modelo de ensino que abriu oportunidades para dúvidas, desafios, interrogações e estranhamentos, com vistas à inclusão e efetivação de direitos da pessoa com deficiência.
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