Pedagogia da escuta: reaprendizados de uma criança autista no cotidiano familiar e escolar em tempos de Pandemia da Covid-19
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo tem como objetivo compreender os reaprendizados vivenciados por uma criança autista frente aos desafios familiares e escolares durante a Pandemia da Covid-19. A pesquisa teve início no ano de 2020, especificamente, em agosto, após seis meses da Pandemia, como estratégias para apontar as experiências escolares e aprendizados da criança autista no ensino remoto. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, ancorada na pesquisa (auto) biográfica como método de investigação, por meio de narrativas de uma criança autista e da avó materna. Esses relatos possibilitaram, sobretudo, o alerta para a formação, tendo como base a pedagogia da escuta com os sujeitos envolvidos. Como resultados, apontamos que a família e a escola são instituições que podem trazer experiências formativas e colocar no centro das preocupações os desafios vivenciados pela criança autista desde o início da Pandemia e a entrada do ensino remoto. A experiência com as aulas remotas, por ocasião da Covid-19, impôs um modelo de ensino que abriu oportunidades para dúvidas, desafios, interrogações e estranhamentos, com vistas à inclusão e efetivação de direitos da pessoa com deficiência.
Métricas
Detalhes do artigo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
BONDÍA. J. L. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. [online]. n. 19, p. 20-28, 2002, Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2021.
BOSI, E. O tempo vivido da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
BRANCO, J. C. S.; NEVES, I. de S. V. Trabalho docente em tempos de COVID-19: EaD e Educação Remota Emergencial. RECC, Canoas, v. 25, n. 3, p. 19-34, novembro, 2020. Revista de Educação, Ciência e Cultura (ISSN2236-6377). Universidade Unilasalle - editora. Disponível em: http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao. Acesso em: 17 mar. 2022
BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm>. Acesso em: 22 mar. 2021.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em: 09 mar. 2020.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
DIAS, É. A Educação, a pandemia e a sociedade do cansaço. Ensaio: Avaliação E Políticas Públicas Em Educação, 29 (112), p. 565-573, 2021.
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação, uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 46. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREITAS, M. T. de A. A abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa. Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 21-39, julho/ 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/KnJW3strdps6dvxPyNjmvyq/?lang=pt#. Acesso em: 27 jun. 2022.
HALBWACHS, M. A memória coletiva. Paris: Presses Universitaires de France, 1990.
JOSSO, M. C. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Revista Educação. Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), 2007, p. 413-438.
JOSSO. M. Ch. Experiência de vida e formação. 2 ed. rev. e amp. Natal, RN: EDUFRN, São Paulo: Paulus, 2010.
MALAGUZZI, L. The education of children between family and institutions in a period of cultural change andpresentation of projects for reforming the scuola di base. In: GAGLIARI, P. et al. (Org). Loris Malaguzzi and theschools of Reggio Emilia: a selection of his writings and speeches, 1945-1993. Tradução de Jane McCall.London: Routledge, 2016, p. 475-480.
MANTOAN; M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
MIRANDA, T. G.; GALVÃO FILHO, T. A. o professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFABA, 2012.
PAIVA JÚNIOR, F. O que é autismo? Revista Autismo, 2020. Disponível em:
<https://www.revistaautismo.com.br/o-que-e-autismo/>. Acesso em: 13 mar. 2021.
SOUZA, E. C. de. A Arte de Contar e Trocar Experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. Revista Educação em Questão, Natal, v. 25, n. 11, p. 22-39, jan./abr. 2006. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/>. Acesso em: 15 set. 2021.
VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. 2 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 7 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.