The National Curricular Common Core: what do the authors of Education in Sciences say after the approval of the document?

Main Article Content

Doutoranda Manoela Atalah Pinto dos Santos Hacar
https://orcid.org/0000-0002-6552-5495
Dr.ª Maria de Fátima Alves de Oliveira

Abstract

: In 2017, the National Curricular Common Core (BNCC) for Elementary Education was approved. The BNCC is characterized by being a document that guides the curricula, standardizing essential skills and abilities that students must develop throughout Basic Education. Given this scenario, this study has aimed to investigate what the authors of Education in Sciences say, in the National Curricular Common Core (Elementary School stage). This is a bibliographical review in the magazines in the area of Education, in the Google Scholar database and in the Theses and Dissertations portal of Capes, with the descriptors: “Base Nacional Comum Curricular” (National Curricular Common Core) and “Ensino de Ciências” (Science Teaching”, between the years 2017 - 2021. The results indicate that most of the authors in Science Education declare that it is a conservative and political text that does not meet the demands of the area, of a more human, plural and aware formation of the environment.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
HACAR, M. A. P. dos S. .; OLIVEIRA, M. de F. A. de . The National Curricular Common Core: what do the authors of Education in Sciences say after the approval of the document?. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–21, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.20343.024. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20343. Acesso em: 22 nov. 2024.
Conference Proceedings Volume
Section
Artigos em fluxo contínuo
Author Biographies

Doutoranda Manoela Atalah Pinto dos Santos Hacar, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro - SME/RJ

ossui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e bacharelado em Ecologia (UFRJ/ 2010) (UFRJ/ 2013). Possui Curso de Aperfeiçoamento em Ensino de Ciências e Biologia (UFRJ/2011) e Especialização em Ensino de Biociencias e Saúde (FIOCRUZ/2013).Mestre em Ensino de Biociências e Saúde (FIOCRUZ/2016). Atualmente cursa o doutorado pelo programa Ensino de Biociências e Saúde (IOC/FIOCRUZ). Tem experiência na área de Educação, Ensino de Ciências e Saúde, atuando com os seguintes temas: |Ensino-aprendizagem, BNCC, Prevenção/Saúde e Ensino de Nutrição. Professora de Ciências da Educação Básica do município do Rio de Janeiro (SME) e do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC).

Dr.ª Maria de Fátima Alves de Oliveira, Fundação Oswaldo Cruz

Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências - LAEFIB

Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFRJ (1977), bióloga (modalidade Genética) pela UFRJ (1978), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996) e Doutorado em Ensino de Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (2008). Professora de Ciências da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (1985-2013;1986-2013). Docente permanente, colaborador, voluntária, no Programa em Ensino em Biociências e Saúde (lato e stricto sensu - IOC/Fiocruz) no Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências (LAEFIB-IOC). Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UNIFOA/RJ, 2010-2018). Docente do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (RJ) durante 4 décadas (1978-2018). Com experiência na área de Educação, Ensino de Ciências, Meio Ambiente e Biologia, atuando com os seguintes temas: Educação/Avaliação, Prevenção/Saúde e Ensino de Nutrição, Meio Ambiente e Saúde, Recursos didáticos, Formação de Professores e Metodologias Ativas. Linhas de pesquisa: Ensino-aprendizagem em Biociências e Saúde (Mestrado Acadêmico e Doutorado) e Elaboração e Avaliação de Recursos Educativos para o Ensino (Mestrado Acadêmico e Profissional).

References

AGUIAR, M. A. da S. Política educacional e a Base Nacional Comum Curricular: o processo de formulação em questão. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 3, p. 722-738, 2018. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss3articles/aguiar.html. Acesso em: 17/03/2022

ARAÚJO, B. O. P. Proposta pedagógica e considerações sobre uma educação sexual mais humana e emancipatória. 185f. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, 2018. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação de Ciências e Matemática). Acesso em: 2/01/2022.

BRANCO, E. P; BRANCO, A. B. G; IWASSE, L. F. A; ZANATTA, S. C. BNCC: a quem interessa o ensino de competências e habilidades? Revista Debates em Educação. v. 11, n. 25, set./dez, 2019. Acesso em: 10/01/2022.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 10/01/2022

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 10/01/2022

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 10/01/2022

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10/01/2022

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.Disponível em: basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 10/01/2022

COMPIANI, M. Comparações entre a BNCC atual e a versão da consulta ampla, item ciências da natureza. Ciências em Foco, v. 11, n. 1, p. 16-16, 2018. Disponível em:https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/15027. Acesso em: 20/03/2022

COSTA, A. M. Ciências da Natureza no Ensino Fundamental II: Perspectivas para uma Visão Integradora e Contextualizada a partir da Prática Docente. 253 f. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, Niterói Biblioteca Depositária: Valonguinho UFF, 2019. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10379. Acesso em: 20/03/2022

CRUZ, R. C. M. Utilização das metodologias ativas aprendizagem baseada em problemas e estudo de casos no ensino fundamental i. 80 f. Mestrado em Ensino de Ciências Instituição de Ensino: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO, CIENCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO, Nilópolis Biblioteca Depositária: IFRJ (Campus Nilópolis), 2019.

FLÔR, C. C. C; TRÓPIA, G. Um olhar para o discurso da Base Nacional Comum Curricular em funcionamento na área de ciências da natureza. Horizontes, v. 36, n. 1, p. 144-157, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i1.609. Acesso em: 20/03/2022

FLÔRES, A. L. Z. D. Evolução das plantas: saberes de professores da educação básica e implicações na prática pedagógica. Santa Maria/RS 2019. 2019. 81f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Franciscana, Santa Maria – RS. Acesso em: 2/02/2022.

FRANCO, L. G; MUNFORD, D. Reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular: um olhar da área de Ciências da Natureza. Horizontes, v. 36, n. 1, p. 158-171, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i1.582. Acesso em: 20/03/2022

GOUVEIA, C. T. G; GOUVEIA NETO, S. C. O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta metodológica a partir da BNCC. Horizontes-Revista de Educação, v. 8, n. 15, p. 39-60, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10649. Acesso em: 17/03/2022

HILARIO, T. W; CHAGAS, H. W. K. R. S. O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: dos PCNs à BNCC. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 9, p. 65687-65695, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-120. Acesso em: 20/03/2022

LEITE, R. F; RITTER, O. M. S. Algumas representações de ciência na BNCC–Base Nacional Comum Curricular: área de Ciências da Natureza. Temas & Matizes, v. 11, n. 20, p. 1-7, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/15801. Acesso em: 20/03/2022

MARCONDES, M. E. R. As Ciências da Natureza nas 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular. Estudos avançados, v. 32, p. 269-284, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0018. Acesso em: 11/03/2022

MARCONI, M.A; LAKATOS E.M. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MARSIGLIA, A. C. G., PINA, L. D., OLIVEIRA M, V., & LIMA, M. A Base Nacional Comum Curricular: um novo episódio de esvaziamento da escola no Brasil. Germinal: marxismo e educação em debate, 9(1), 107-121, 2017. Acesso em: 12/01/2022.

MARTINS, A. F. P. Sem carroça e sem bois: breves reflexões sobre o processo de elaboração de “uma” BNCC. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 3, p. 689-701, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n3p689. Acesso em: 10/03/2022

MATTOS, K. R. C; AMESTOY, M. B; TOLENTINO-NETO, L. C. B. O Ensino de Ciências da Natureza nas versões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 18, n. 40, p. 22-34, abr. 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i40.11887. Acesso em: 20/03/2022

MUNERATTO, F., DE SOUZA, R. H., IANELLO, M., NAVARRO, D. N., & WATANABE, G. A constituição do grupo de elaboração da BNCC de Ensino de Ciências: trajetórias de seus atores sociais e seus impactos na elaboração da proposta. Horizontes-Revista de Educação, 8(15), 113-132, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12283. Acesso em: 20/03/2022

PICCININI, C. L; ANDRADE, M. C. P. O ensino de Ciências da Natureza nas versões da Base Nacional Comum Curricular, mudanças, disputas e ofensiva liberal-conservadora. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, p. 34-50, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.46667/renbio.v11i2.124. Acesso em: 20/03/2022

RIBEIRO, C; CAMARGO, A. M. F. Múltiplas possibilidades de constituição de corpos sexuados na infância. In: Anais do Encontro de Pesquisa em Educação e Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos. 2003.

RIBEIRO, W; ROCHA, S. Sentidos de currículo e de Base nacional Comum Curricular: disputas discursivas em um curso de formação de professores. Revista de Educação, Ciências e Matemática, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 4-23, 2017. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/4098/2522. Acesso em: 20/03/2022

SANTOS, N. R. L; PEREIRA, S; SOARES, Z. M. P. Documentos curriculares oficiais assegurando a abordagem de gênero e sexualidade para a educação básica: um olhar para o ensino de ciências. Simpósio Gênero e Políticas Públicas, v. 5, n. 1, p. 1170-1184, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5433/SGPP.2018v5.p1170. Acesso em: 21/03/2022

SASSERON, L. H. Ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento de práticas: uma mirada para a base nacional comum curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 1061-1085, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183106. Acesso em: 20/02/2022

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações (11ª ed.). Campinas: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, D. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Movimento- Revista de educação, n. 4, 2020. Acesso em: 2/03/2022.

SELLES, S. E. A BNCC e a Resolução CNE/CP no 2/2015 para a formação docente: a “carroça na frente dos bois”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 2, p. 337-344, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p337. Acesso em: 20/03/2022

SILVA, C. P. A; SOUZA, R. F. de. Conteúdo de Geociências em Livros Didáticos de Ciências do Ensino Fundamental I: Identificando a Presença e os Temas Abordados. Ciência & Educação (Bauru), v. 26, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320200055. Acesso em: 20/02/2022

SILVA, R. D. A exclusão da temática sexualidade nos anos iniciais do ensino fundamental na BNCC e seus reflexos para o ensino de ciências. Horizontes-Revista de Educação, v. 8, n. 15, p. 98-112, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.12282. Acesso em: 20/02/2022

SILVA, M. S. Base Nacional Comum Curricular: uma análise sobre a temática saúde. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 19, n. 2, p. 320-345, 2020. Disponível em: http://revistas.educacioneditora.net/index.php/REEC/article/view/45. Acesso em: 11/03/2022

SILVA, M. S. GARCIA, R.N. A temática saúde nos currículos de cursos de Ciências Biológicas em algumas Instituições de Ensino Superior (IES) da região metropolitana de Porto Alegre. In: Anais XI Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências – XI ENPEC, 12., 2017, Natal/RN: ENPEC, 2017. p. 1-11.

SILVA, S. N; LOUREIRO, C. F. B. As vozes de professores-pesquisadores do campo da educação ambiental sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Ciência & Educação (Bauru), v. 26, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320200004. Acesso em: 08/03/2022

SOUSA, M. C; GUIMARÃES, A. P. M; AMANTES, A. A saúde nos documentos curriculares oficiais para o ensino de ciências: da lei de diretrizes e bases da educação à base nacional comum curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 129-153, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u129153. Acesso em: 20/03/2022

VIDIGAL, W. Q. Elaboração e Aplicação de Atividades Investigativas na Formação Inicial de Professores da Educação Básica em Astronomia.s 250 f. Mestrado Profissional em Ensino de Física Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, Vitória Biblioteca Depositária, 2019. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/aviani56433. Acesso em: 10/03/2022.