La Base Curricular Común Nacional: ¿qué dicen los autores de Educación en Ciencias tras la aprobación del documento?

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Doutoranda Manoela Atalah Pinto dos Santos Hacar
https://orcid.org/0000-0002-6552-5495
Dr.ª Maria de Fátima Alves de Oliveira

Resumen

En 2017 se aprobó la Base Curricular Común Nacional (BNCC) para la Educación Básica. La BNCC se caracteriza por ser un documento que orienta los planes de estudio, estandarizando competencias y habilidades esenciales que estudiante debe desarrollar a lo largo de la Educación Básica. Ante ese escenario, este estudio tuvo como objetivo investigar lo que dicen los autores de la Educación en Ciencias, en la Base Curricular Común Nacional (etapa Escuela Primaria). Esta es una revisión bibliográfica en las revistas del área de Educación, en la base de datos Google Scholar y en el portal de Tesis y Disertaciones de la Capes, con los descriptores: Base Nacional Comum Curricular e Ensino de Ciencias, entre los años 2017 - 2021. Los resultados indican que la mayoría de los autores en Ciencias de la Educación declaran que es un texto conservador y político que no responde a las demandas del área, de un sentido más humano, plural y formación consciente con el medio ambiente.

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Cómo citar
HACAR, M. A. P. dos S. .; OLIVEIRA, M. de F. A. de . La Base Curricular Común Nacional: ¿qué dicen los autores de Educación en Ciencias tras la aprobación del documento?. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–21, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.20343.024. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20343. Acesso em: 3 jul. 2024.
Sección
Artigos em fluxo contínuo
Biografía del autor/a

Doutoranda Manoela Atalah Pinto dos Santos Hacar, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro - SME/RJ

ossui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e bacharelado em Ecologia (UFRJ/ 2010) (UFRJ/ 2013). Possui Curso de Aperfeiçoamento em Ensino de Ciências e Biologia (UFRJ/2011) e Especialização em Ensino de Biociencias e Saúde (FIOCRUZ/2013).Mestre em Ensino de Biociências e Saúde (FIOCRUZ/2016). Atualmente cursa o doutorado pelo programa Ensino de Biociências e Saúde (IOC/FIOCRUZ). Tem experiência na área de Educação, Ensino de Ciências e Saúde, atuando com os seguintes temas: |Ensino-aprendizagem, BNCC, Prevenção/Saúde e Ensino de Nutrição. Professora de Ciências da Educação Básica do município do Rio de Janeiro (SME) e do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC).

Dr.ª Maria de Fátima Alves de Oliveira, Fundação Oswaldo Cruz

Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências - LAEFIB

Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFRJ (1977), bióloga (modalidade Genética) pela UFRJ (1978), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996) e Doutorado em Ensino de Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (2008). Professora de Ciências da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (1985-2013;1986-2013). Docente permanente, colaborador, voluntária, no Programa em Ensino em Biociências e Saúde (lato e stricto sensu - IOC/Fiocruz) no Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências (LAEFIB-IOC). Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UNIFOA/RJ, 2010-2018). Docente do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (RJ) durante 4 décadas (1978-2018). Com experiência na área de Educação, Ensino de Ciências, Meio Ambiente e Biologia, atuando com os seguintes temas: Educação/Avaliação, Prevenção/Saúde e Ensino de Nutrição, Meio Ambiente e Saúde, Recursos didáticos, Formação de Professores e Metodologias Ativas. Linhas de pesquisa: Ensino-aprendizagem em Biociências e Saúde (Mestrado Acadêmico e Doutorado) e Elaboração e Avaliação de Recursos Educativos para o Ensino (Mestrado Acadêmico e Profissional).

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