National Common Curricular Base: implications for the Early Childhood curriculum in the State of Paraná

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Doutoranda Rubian Mara de Paula
https://orcid.org/0000-0001-6970-4848
Prof.ª Dr.ª Catarina Moro
https://orcid.org/0000-0003-3109-5885

Abstract

The Common National Curricular Base for Early Childhood Education (BNCCEI) and the Paraná Curricular Reference of Early Childhood Education (RCPEI), together with the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education - DCNEI's, constitute the documents that regulate the development of the curricula for this educational stage. The present article analyzes the context, the elaboration, and the theoretical and methodological basis of these documents, to identify their implications for the Early Childhood Education curricula of Paraná's municipalities. To do so, it adopts a qualitative approach and uses the methodological procedures of bibliographic research, document analysis, and literature review. This study is driven by the assumptions of the normative curriculum (GOODSON, 2013) and DCNEIs. It was concluded that the BNCCEI and the RCPEI reiterate important concepts presented by the DCNEIs in their theoretical and methodological texts. However, they present divergences concerning learning and development objectives, which sometimes refer to a prescriptive and schooling logic.

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PAULA, R. M. de .; MORO, C. National Common Curricular Base: implications for the Early Childhood curriculum in the State of Paraná. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–21, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.20351.013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20351. Acesso em: 3 jul. 2024.
Section
Artigos em fluxo contínuo
Author Biographies

Doutoranda Rubian Mara de Paula, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Diversidade, Diferença e Desigualdade Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Educação (UFPR), especialista em Organização do Trabalho Pedagógico (UFPR) e Alfabetização e Educação Infantil (Universidade Tuiuti do Paraná - UTP). Atuou como professora da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e no Magistério Superior. Foi orientadora de estudos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (MEC/UFPR) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Atualmente é diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Piraquara/PR. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão e práticas educativas da Educação Infantil.

Prof.ª Dr.ª Catarina Moro, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professora Associada na Universidade Federal do Paraná junto ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino e ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Linha de Pesquisa: Educação: Diversidade, Diferença e Desigualdade Social, é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE) na mesma Universidade. Coordena o Projeto de Extensão Educação Infantil: saberes e políticas em debate e a Revista Virtual de Educação Infantil - REVIREI. Foi Coordenadora do Curso de Especialização (lato-sensu) em Docência na Educação Infantil. É Bacharel e Licenciada em Psicologia, Especialista em Educação Infantil, Mestre em Psicologia da Infância e da Adolescência e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Entre 2015 e 2016 esteve vinculada ao Programa de Pós Doutorado no Exterior pela CAPES, sob orientação de Anna Bondioli e Donatella Savio, no Dipartimento di Studi Umanistici, da Università Degli Studi di Pavia. Atua principalmente nos seguintes temas: práticas educativas para/com a pequena infância, avaliação de contexto e políticas públicas em educação infantil.

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