Base Nacional Comum Curricular: as implicações para o currículo da Educação Infantil no Estado do Paraná

Conteúdo do artigo principal

Doutoranda Rubian Mara de Paula
https://orcid.org/0000-0001-6970-4848
Prof.ª Dr.ª Catarina Moro
https://orcid.org/0000-0003-3109-5885

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCCEI) e o Referencial Curricular do Paraná da Educação Infantil (RCPEI), junto às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil - DCNEI’s, constituem os documentos que normatizam a elaboração dos currículos para essa etapa educacional. O presente artigo analisa o contexto, a elaboração e a fundamentação teórico-metodológica desses documentos, a fim de identificar as suas implicações para os currículos da Educação Infantil das municipalidades paranaenses. Para isso, adota a abordagem qualitativa e utiliza os procedimentos metodológicos de levantamento bibliográfico, análise documental e revisão de literatura. Esse estudo é orientado a partir dos pressupostos do currículo normativo (GOODSON, 2013) e das DCNEI’s. Concluiu-se que a BNCCEI e o RCPEI reiteram em seus textos de fundamentação teórico-metodológica importantes conceitos apresentados pelas DCNEI’s. Porém, apresentam divergências em relação aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, os quais, por vezes, remetem a uma lógica prescritiva e escolarizante.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
PAULA, R. M. de .; MORO, C. Base Nacional Comum Curricular: as implicações para o currículo da Educação Infantil no Estado do Paraná. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–21, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.20351.013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20351. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Doutoranda Rubian Mara de Paula, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Diversidade, Diferença e Desigualdade Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Educação (UFPR), especialista em Organização do Trabalho Pedagógico (UFPR) e Alfabetização e Educação Infantil (Universidade Tuiuti do Paraná - UTP). Atuou como professora da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e no Magistério Superior. Foi orientadora de estudos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (MEC/UFPR) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Atualmente é diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Piraquara/PR. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão e práticas educativas da Educação Infantil.

Prof.ª Dr.ª Catarina Moro, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professora Associada na Universidade Federal do Paraná junto ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino e ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Linha de Pesquisa: Educação: Diversidade, Diferença e Desigualdade Social, é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE) na mesma Universidade. Coordena o Projeto de Extensão Educação Infantil: saberes e políticas em debate e a Revista Virtual de Educação Infantil - REVIREI. Foi Coordenadora do Curso de Especialização (lato-sensu) em Docência na Educação Infantil. É Bacharel e Licenciada em Psicologia, Especialista em Educação Infantil, Mestre em Psicologia da Infância e da Adolescência e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Entre 2015 e 2016 esteve vinculada ao Programa de Pós Doutorado no Exterior pela CAPES, sob orientação de Anna Bondioli e Donatella Savio, no Dipartimento di Studi Umanistici, da Università Degli Studi di Pavia. Atua principalmente nos seguintes temas: práticas educativas para/com a pequena infância, avaliação de contexto e políticas públicas em educação infantil.

Referências

BARBOSA, M. C. S.; OLIVEIRA, Z. R. Currículo e Educação Infantil. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Currículo e Linguagem na Educação Infantil. (Coleção Leitura e escrita na Educação Infantil v. 6). Brasília: MEC/ SEB, 2016. p. 15 - 45. Disponível em: https://www.projetoleituraescrita.com.br/arquivos/cadernos_colecao/Caderno_6.pdf. Acesso em: 23 nov. 2022.

BARBOSA, M. C. S. Culturas Infantis: contribuições e reflexões. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 14, n. 43, p. 645-677, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/viewFile/1870/1774. Acesso em: 17 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.043.ds01

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, [2022]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 19 mar. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer Nº. 20/2009: Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Diário Oficial da União: Brasília, 09 de dezembro de 2009a, Seção 1, p. 14. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/pceb020_09.pdf. Acesso em: 04 de nov. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução Nº 05/2009: Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 18 de dezembro de 2009b, Seção 1, p. 18. Disponível em: http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf. Acesso em: 04 de nov. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer Nº. 022/1998: Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Diário Oficial da União: Brasília, 23 de março de 1999a, Seção 1, p. 8. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/parecer_ceb_22.98.pdf. Acesso em: 04 de nov. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução Nº 1/1999: Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Diário Oficial da União: Brasília, 13 de abril de 1999b, Seção 1, p. 18. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/r_ceb_1.pdf. Acesso em: 04 de nov. 2022.

BRASIL. Lei Nº 13.005/2014, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providencias. Diário Oficial da União: Brasília, 2014, p. 1, Edição Extra. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 04 de nov. 2022.

BRASIL. Lei Nº 9394/96, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: Brasília, 1996a, p. 27833. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 04 de nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil - versão aprovada. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular - versão aprovada. Brasília: MEC/ SEB, 2017a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 24 jan. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Campos de experiências: efetivando direitos e aprendizagens na educação infantil. São Paulo: Fundação Santillana, 2018a. Disponível em: https://movimentopelabase.org.br/wp-content/uploads/2019/04/Campos-de-Experi%C3%AAncias-PDF-interativo-2.pdf. Acesso em: 04 de nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular - versão aprovada. Brasília: MEC/ SEB, 2017b. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 24 jan. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil - 1ª versão. In: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular – 1ª versão. Brasília: MEC/ SEB, 2015. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 16 set. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil - 2ª versão. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular - 2ª versão. Brasília: MEC/ SEB, 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 3 mai. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil - 3ª versão. In: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular - 3ª versão. Brasília: MEC/ SEB, 2017c. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 13 abr. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa. Caderno de Apresentação. Brasília: MEC/SEB, 2012. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/material/110.pdf. Acesso em: 04 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ofício Nº 10/2018, de 09 de fevereiro 2018. Dispõe sobre o Detalhamento do perfil dos bolsistas do Programa de Apoio à Implementação da BNCC. Brasília: MEC/SEB: 2018b.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Relatório de Pesquisa: Mapeamento e análise das propostas pedagógicas municipais para a Educação Infantil no Brasil. Brasília: MEC/SEB, 2009c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_pesquisa%20analise_ropostas_pedagogicas.pdf. Acesso em: 04 de nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/ SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em: 04 de nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Departamento de Política da Educação Fundamental. Coordenação Geral de Educação Infantil. Proposta Pedagógica e Currículo em Educação Infantil: um diagnóstico e a construção de uma metodologia de análise. Brasília: MEC/ SEF/ DPEF/ COEDI, 1996b. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002460.pdf. Acesso em: 04 de nov. 2022.

CAMPOS, R. F.; DURLI, Z. BNCC para a Educação Infantil: é ou não é currículo? Currículo sem fronteiras, v. 20, n. 1, p. 251-267, jan./abr. 2020. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss1articles/campos-durli.pdf. Acesso em: 04 de nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.35786/1645-1384.v20.n1.14

CAMPOS, R.; BARBOSA, M. C. S. BNC e educação infantil. Quais as possibilidades? Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 353-366, jul./dez. 2015. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/585/659. Acesso em: 04 nov. 2022.

CARVALHO, V. B. As influências do pensamento de John Dewey no cenário educacional brasileiro. Revista Redescrições, Rio de Janeiro, n. 1, p. 58-77, 2011. Disponível em: http://www.gtpragmatismo.com.br. Acesso em: 09 mai. 2017.

COUTINHO, A. S.; MORO, C. Educação Infantil no cenário brasileiro pós golpe parlamentar: políticas públicas e avaliação. Revista Zero-a-seis, Florianópolis, v. 19, n. 36, p. 349 - 360, jul./dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2017v19n36p349/35623. Acesso em: 04 de nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n36p349

DEWEY, J. Vida e educação: A criança e o programa escolar. Interesse e esforço. Tradução de: TEIXEIRA, A. 6. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1967.

FINCO, D. Campos de experiência educativa e programação pedagógica na escola da infância. In: FINCO, D.; BARBOSA, M. C. S.; FARIA, A. L. G. DE. Campos de experiências na escola da infância: contribuições italianas para inventar um currículo de educação infantil brasileiro. Campinas: Edições Leitura Crítica, 2015, p. 233-245. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/135352/000987199.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 04 nov. 2022.

FINCO, D.; BARBOSA, M. C. S.; FARIA, A. L. G. de. Campos de experiências na escola da infância: contribuições italianas para inventar um currículo de educação infantil brasileiro. Campinas: Edições Leitura Crítica, 2015. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/135352/000987199.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 04 nov. 2022.

FOCHI, P. S. Ludicidade, continuidade e significatividade. In: FINCO, D.; BARBOSA, M. C. S.; FARIA, A. L. G. DE. Campos de experiências na escola da infância: contribuições italianas para inventar um currículo de educação infantil brasileiro. Campinas: Edições Leitura Crítica, 2015, p. 221 - 232. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/135352/000987199.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 04 nov. 2022.

FREITAS, L. C. de. Avaliação Educacional – Blog do Freitas. Não há base para discutir a Base. Disponível em: http:// avaliacaoeducacional.com/author/freitaslc/. Acesso em: 20 out. 2015.

GOODSON, I. F. As políticas de currículo e de escolarização. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

GOODSON, I. F. Currículo: teoria e história. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

KISHIMOTO, T. M. Currículo e conteúdos específicos da Base Nacional Comum de Educação Infantil. Brasília: MEC, 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 08 abr. 2016.

MARSIGLIA, A. C. G. et. al. A Base Nacional Comum Curricular: um novo episódio de esvaziamento da escola do Brasil. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 1, p. 107 - 121, abr. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/21835/14343. Acesso em: 04 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.21835

OSTETTO, L. E. Planejamento na educação infantil: mais que a atividade, a criança em foco. In: OSTETTO, Luciana E. (org.) Encontros e encantamentos na educação infantil. Campinas, SP: Papirus, 2000. p. 175-200.

PARANÁ. Conselho Estadual de Educação. Conselho Pleno. Deliberação Nº 03/2018: Normas complementares que instituem o Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações, com fundamento na Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e orientam a sua implementação no âmbito do Sistema Estadual de Ensino do Estado do Paraná. Curitiba: 22 de novembro de 2018c. Disponível em: http://www.cee.pr.gov.br/. Acesso em: 12 dez. 2018.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Conselho Nacional de Secretaria de Educação. União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações. Curitiba: Secretaria do Estado do Paraná, 2018b. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br. Acesso em: 04 out. 2018.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Conselho Nacional de Secretaria de Educação. União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Referencial Curricular do Paraná da Educação Infantil. Curitiba: Secretaria do Estado do Paraná, 2018a. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br. Acesso em: 04 out. 2018.