Digital Technologies in the Education and the BNCC: proposal of a Student-Cyborg-Hacker

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Mestre José Raimundo Silva Costa
https://orcid.org/0000-0002-5133-8170
Dr.ª Viviane Toraci Alonso de Andrade
https://orcid.org/0000-0002-7342-3931

Abstract

This paper has the purpose to analyze the impact of neoliberal discursive practices within the BNCC (Curricular Common National Basis) and the “ideal type” of the student/worker-entrepreneur in the Digital Culture. The methodological and theoretical approach leading this discussion is based on the perspective of the qualitative method and the bibliographic research in terms of the process. We will defend another possibilities of educative uses of Digital Technologies of Information and Communication that goes beyond technical purposes, presenting our against hegemonic conception of the Cyborgue-Hacker-Student.

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How to Cite
COSTA, J. R. S.; ANDRADE , V. T. A. de. Digital Technologies in the Education and the BNCC: proposal of a Student-Cyborg-Hacker. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–20, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20526.062. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20526. Acesso em: 22 nov. 2024.
Conference Proceedings Volume
Section
The National Curricular Common Base (BNCC) in the context of basic education ed
Author Biographies

Mestre José Raimundo Silva Costa, Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ

Possui Graduação em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana e Mestrado Profissional de Sociologia (PROFSOCIO/FUNDAJ). Especialização em Artes e Tecnologia (UAEDTec/UFRPE). Mestrado em Economia Doméstica - Área de Concentração Economia Familiar pela Universidade Federal de Viçosa/MG, Tem experiência de ensino como Professor substituto de Antropologia e Sociologia da Universidade Federal de Viçosa (03/2005 - 03/2007) e na Fundação Presidente Antônio Carlos ? FUPAC/ UBÁ /MG (03/2004 - 07/2016) nos cursos de graduação em Pedagogia, Serviço Social, Psicologia, Administração, Direito, nas disciplinas de Pensamento Social, Sociologia, Filosofia, Antropologia e Educação e Novas Tecnologias. Em cursos de Pós-graduação possui experiência na área de "Família: Aspectos Teórico-conceituais" UNIVIÇOSA/2009 e como Professor Formador nas disciplinas Metodologia de Pesquisa e Políticas Públicas e Gênero na Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça /GPP-GeR/UFV (2010-2015), Curso de Especialização Lato Senso em Gestão Escolar/UFV (2013-2015) e como Tutor a Distância no curso de Especialização em Gestão Pública (EAD) do IFPE (2018.) e Tutor Presencial do Curso de Licenciatura em Artes Visuais com ênfase em Digitais / EADTEC / UFRPE (2018-2019) e na Coordenação de Tutoria do Curso Licenciatura em Matemática UAB/IFPE (2019-2020) .A partir de uma proposta interdisciplinar, coordenou os Cursos de Extensão: ?Estudos Interdisciplinares sobre: Cinema e Patrimônio: A Diversidade Cultural?? (2014), e ?Estudos Interdisciplinares sobre: Cinema, Diversidade Cultural e a Formação da Identidade Brasileira? (2015), na Fundação Presidente Antônio Carlos / Ubá /MG.

Dr.ª Viviane Toraci Alonso de Andrade , Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (2014), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE (2004) e graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela UFPE (2000). Desde fevereiro de 2007, é servidora concursada da Fundação Joaquim Nabuco, lotada desde 2015 na Diretoria de Formação Profissional e Inovação (DIFOR). Coordenadora 2016/2019 do Programa Institucional Valorização Docente na Educação Básica. Professora e coordenadora do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) na Fundação Joaquim Nabuco (2020-2021), coordenadora do Laboratório Multiusuários em Humanidades (multiHlab) e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Práticas e Conteúdos curriculares em Humanidades na escola (gePecH). Atua com pesquisas nas áreas de Divulgação Científica, Ciência Aberta e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação.

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