Tecnologias Digitais na Educação e BNCC: proposta do Aluno-Ciborgue-Hacker

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Mestre José Raimundo Silva Costa
https://orcid.org/0000-0002-5133-8170
Dr.ª Viviane Toraci Alonso de Andrade
https://orcid.org/0000-0002-7342-3931

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a influência das práticas discursivas neoliberais presentes na composição da BNCC e a configuração de um ‘tipo ideal’ de estudante/trabalhador-empreendedor inserido em uma Cultura Digital. O delineamento teórico metodológico que orienta a presente reflexão se ancora numa perspectiva de natureza qualitativa e pesquisa bibliográfica quanto ao seu procedimento. Defenderemos uma outra possibilidade de apropriação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na educação para além da instrumentalização técnica, apresentando a posição contra hegemônica do Aluno-Ciborgue-Hacker.

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Como Citar
COSTA, J. R. S.; ANDRADE , V. T. A. de. Tecnologias Digitais na Educação e BNCC: proposta do Aluno-Ciborgue-Hacker. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–20, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20526.062. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20526. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto das reformas educacionais
Biografia do Autor

Mestre José Raimundo Silva Costa, Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ

Possui Graduação em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana e Mestrado Profissional de Sociologia (PROFSOCIO/FUNDAJ). Especialização em Artes e Tecnologia (UAEDTec/UFRPE). Mestrado em Economia Doméstica - Área de Concentração Economia Familiar pela Universidade Federal de Viçosa/MG, Tem experiência de ensino como Professor substituto de Antropologia e Sociologia da Universidade Federal de Viçosa (03/2005 - 03/2007) e na Fundação Presidente Antônio Carlos FUPAC/ UBÁ /MG (03/2004 - 07/2016) nos cursos de graduação em Pedagogia, Serviço Social, Psicologia, Administração, Direito, nas disciplinas de Pensamento Social, Sociologia, Filosofia, Antropologia e Educação e Novas Tecnologias. Em cursos de Pós-graduação possui experiência na área de "Família: Aspectos Teórico-conceituais" UNIVIÇOSA/2009 e como Professor Formador nas disciplinas Metodologia de Pesquisa e Políticas Públicas e Gênero na Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça /GPP-GeR/UFV (2010-2015), Curso de Especialização Lato Senso em Gestão Escolar/UFV (2013-2015) e como Tutor a Distância no curso de Especialização em Gestão Pública (EAD) do IFPE (2018.) e Tutor Presencial do Curso de Licenciatura em Artes Visuais com ênfase em Digitais / EADTEC / UFRPE (2018-2019) e na Coordenação de Tutoria do Curso Licenciatura em Matemática UAB/IFPE (2019-2020) .A partir de uma proposta interdisciplinar, coordenou os Cursos de Extensão: ?Estudos Interdisciplinares sobre: Cinema e Patrimônio: A Diversidade Cultural?? (2014), e ?Estudos Interdisciplinares sobre: Cinema, Diversidade Cultural e a Formação da Identidade Brasileira? (2015), na Fundação Presidente Antônio Carlos / Ubá /MG.

Dr.ª Viviane Toraci Alonso de Andrade , Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (2014), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE (2004) e graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela UFPE (2000). Desde fevereiro de 2007, é servidora concursada da Fundação Joaquim Nabuco, lotada desde 2015 na Diretoria de Formação Profissional e Inovação (DIFOR). Coordenadora 2016/2019 do Programa Institucional Valorização Docente na Educação Básica. Professora e coordenadora do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) na Fundação Joaquim Nabuco (2020-2021), coordenadora do Laboratório Multiusuários em Humanidades (multiHlab) e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Práticas e Conteúdos curriculares em Humanidades na escola (gePecH). Atua com pesquisas nas áreas de Divulgação Científica, Ciência Aberta e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação.

 

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