Tecnologías Digitales en la Educación y BNCC: propuesta del Alumno-Cyborg-Hacker

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Mestre José Raimundo Silva Costa
Dr.ª Viviane Toraci Alonso de Andrade

Resumen

Este trabajo tiene el reto de analizar la influencia de las prácticas discursivas neoliberales presentes en el contenido de la BNCC (Base Nacional Común Curricular) y el parámetro del estudiante/trabajador-emprendedor como un “tipo ideal” dentro de la Cultura Digital. El planteamiento teórico metodológico que orienta la presente reflexión está basada en la perspectiva cualitativa y la investigación bibliográfica en lo que respecta al procedimiento. Defenderemos otra posibilidad de apropiación de las Tecnologías Digitales de Información y Comunicación en la educación para algo más que manipulación técnica, presentando la concepción contraria a la hegemonía del Alumno-Cyborg-Hacker.

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Detalles del artículo

Cómo citar
COSTA, J. R. S.; ANDRADE , V. T. A. de. Tecnologías Digitales en la Educación y BNCC: propuesta del Alumno-Cyborg-Hacker. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–20, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20526.062. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20526. Acesso em: 26 jul. 2025.
Sección
La Base Común Curricular Nacional (BNCC) en el contexto de las reformas educati
Biografía del autor/a

Mestre José Raimundo Silva Costa, Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ

Possui Graduação em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana e Mestrado Profissional de Sociologia (PROFSOCIO/FUNDAJ). Especialização em Artes e Tecnologia (UAEDTec/UFRPE). Mestrado em Economia Doméstica - Área de Concentração Economia Familiar pela Universidade Federal de Viçosa/MG, Tem experiência de ensino como Professor substituto de Antropologia e Sociologia da Universidade Federal de Viçosa (03/2005 - 03/2007) e na Fundação Presidente Antônio Carlos ? FUPAC/ UBÁ /MG (03/2004 - 07/2016) nos cursos de graduação em Pedagogia, Serviço Social, Psicologia, Administração, Direito, nas disciplinas de Pensamento Social, Sociologia, Filosofia, Antropologia e Educação e Novas Tecnologias. Em cursos de Pós-graduação possui experiência na área de "Família: Aspectos Teórico-conceituais" UNIVIÇOSA/2009 e como Professor Formador nas disciplinas Metodologia de Pesquisa e Políticas Públicas e Gênero na Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça /GPP-GeR/UFV (2010-2015), Curso de Especialização Lato Senso em Gestão Escolar/UFV (2013-2015) e como Tutor a Distância no curso de Especialização em Gestão Pública (EAD) do IFPE (2018.) e Tutor Presencial do Curso de Licenciatura em Artes Visuais com ênfase em Digitais / EADTEC / UFRPE (2018-2019) e na Coordenação de Tutoria do Curso Licenciatura em Matemática UAB/IFPE (2019-2020) .A partir de uma proposta interdisciplinar, coordenou os Cursos de Extensão: ?Estudos Interdisciplinares sobre: Cinema e Patrimônio: A Diversidade Cultural?? (2014), e ?Estudos Interdisciplinares sobre: Cinema, Diversidade Cultural e a Formação da Identidade Brasileira? (2015), na Fundação Presidente Antônio Carlos / Ubá /MG.

Dr.ª Viviane Toraci Alonso de Andrade , Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (2014), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE (2004) e graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela UFPE (2000). Desde fevereiro de 2007, é servidora concursada da Fundação Joaquim Nabuco, lotada desde 2015 na Diretoria de Formação Profissional e Inovação (DIFOR). Coordenadora 2016/2019 do Programa Institucional Valorização Docente na Educação Básica. Professora e coordenadora do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) na Fundação Joaquim Nabuco (2020-2021), coordenadora do Laboratório Multiusuários em Humanidades (multiHlab) e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Práticas e Conteúdos curriculares em Humanidades na escola (gePecH). Atua com pesquisas nas áreas de Divulgação Científica, Ciência Aberta e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação.

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