The Pedagogy of Work Projects and Vygotsky's Historical-Cultural Perspective: an intervention proposal

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Doutoranda Alex Antunes Mendes
https://orcid.org/0000-0003-4925-8806
Dr. Maykon Gonçalves Müller
https://orcid.org/0000-0002-5527-7352
Dr. Nelson Luiz Reyes Marques
https://orcid.org/0000-0003-3590-1725

Abstract

The transition from the 20th century to the 21st century is characterized, in general terms, by the questioning of the bases of modernity, namely objectivity, rationality, specialization of knowledge, neutrality of Science, among others. In this context, the school lost the status of the only source of knowledge, which became to be understood as relative, provisional and non-linear. Understanding that the school cannot ignore this transition, this work proposes a pedagogical intervention with a group of teachers in initial training, in the context of Remote Education during the COVID-19 pandemic, whose objective was to present pedagogical games, based on Pedagogy of Work Projects and in Vygotski's Historical-Cultural perspective, as a possibility to debate Socio-Scientific Issues in Science Teaching. The results indicate the potential of Work Projects in curricular organization, enhancing a critical and reflective training, focused at transformation and social participation.

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How to Cite
MENDES, A. A.; MÜLLER, M. G. .; MARQUES, N. L. R. The Pedagogy of Work Projects and Vygotsky’s Historical-Cultural Perspective: an intervention proposal. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–23, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.22097.043. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22097. Acesso em: 16 nov. 2024.
Conference Proceedings Volume
Section
Experiências Pedagógicas
Author Biographies

Doutoranda Alex Antunes Mendes, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

É licenciada em Química pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul/CaVG), especialista em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e mestra em Ciências e Tecnologias na Educação (IFSul/CaVG). Atualmente é doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e integrante do grupo de pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas (FORPPE) na mesma Instituição.

Dr. Maykon Gonçalves Müller, Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas - Visconde da Graça

Possui graduação em Licenciatura em Física (UFRGS - 2010), Mestrado em Ensino de Física (UFRGS - 2013) e Doutorado em Ensino de Física (UFRGS - 2017). É professor EBTT de Física no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense campus Pelotas Visconde da Graça. Atualmente, exerce a função de Diretor de Ensino. Está vinculado como membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação PPGCITED. A área da pesquisa em que atua envolve a investigação de inovações didáticas no ensino de Ciências; mais especificamente, a adoção e difusão de práticas pedagógicas inovadoras.

Dr. Nelson Luiz Reyes Marques, Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas - Visconde da Graça

Possui Licenciatura em Ciências pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Licenciatura em Ciências Habilitação em Física pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), Mestrado em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Franciscana (UFN). É Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (Campus Pelotas - Visconde da Graça), onde foi coordenador das Licenciaturas em Física e Ciências Biológicas, da Especialização e do Mestrado em Ensino de Ciências e Tecnologias na Educação. Suas áreas de interesse são Física Experimental, Pesquisa em Ensino de Física, Pesquisa em Ensino de Ciências e Formação de Professores. Dedica-se também a teorias de aprendizagem, especialmente a Teoria Histórico-Cultural. Trabalha nas Licenciaturas em Física, Química e Ciências Biológicas e no Mestrado em Ensino de Ciências e Tecnologias na Educação. É editor da Revista Educar Mais (e-ISSN 2237-9185), desde 2017.

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