A Pedagogia de Projetos de Trabalho e a perspectiva Histórico-Cultural de Vigotski: uma proposta de intervenção

Conteúdo do artigo principal

Doutoranda Alex Antunes Mendes
https://orcid.org/0000-0003-4925-8806
Dr. Maykon Gonçalves Müller
https://orcid.org/0000-0002-5527-7352
Dr. Nelson Luiz Reyes Marques
https://orcid.org/0000-0003-3590-1725

Resumo

A transição do século XX para o século XXI caracteriza-se, em linhas gerais, pelo questionamento das bases da modernidade, quais sejam a objetividade, a racionalidade, a especialização de saberes, a neutralidade da Ciência, entre outras. Nesse contexto, a escola perdeu o status de única fonte de conhecimento, passando este a ser entendido como relativo, provisório e não linear. Compreendendo que a escola não pode ignorar esta transição, este trabalho propõe uma intervenção pedagógica com um grupo de professores em formação inicial, no contexto do Ensino Remoto durante a pandemia de COVID-19, cujo objetivo foi apresentar os jogos pedagógicos, baseados na Pedagogia de Projetos de Trabalho e na perspectiva Histórico-Cultural de Vigotski, como uma possibilidade para a abordagem de Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências. Os resultados indicam as potencialidades dos Projetos de Trabalho na organização curricular, contribuindo para uma formação mais crítica e reflexiva, voltada para a transformação e a participação social.

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Detalhes do artigo

Como Citar
MENDES, A. A.; MÜLLER, M. G. .; MARQUES, N. L. R. A Pedagogia de Projetos de Trabalho e a perspectiva Histórico-Cultural de Vigotski: uma proposta de intervenção. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–23, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.22097.043. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22097. Acesso em: 16 nov. 2024.
Seção
Experiências Pedagógicas
Biografia do Autor

Doutoranda Alex Antunes Mendes, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

É licenciada em Química pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul/CaVG), especialista em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e mestra em Ciências e Tecnologias na Educação (IFSul/CaVG). Atualmente é doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e integrante do grupo de pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas (FORPPE) na mesma Instituição.

Dr. Maykon Gonçalves Müller, Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas - Visconde da Graça

Possui graduação em Licenciatura em Física (UFRGS - 2010), Mestrado em Ensino de Física (UFRGS - 2013) e Doutorado em Ensino de Física (UFRGS - 2017). É professor EBTT de Física no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense campus Pelotas Visconde da Graça. Atualmente, exerce a função de Diretor de Ensino. Está vinculado como membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação PPGCITED. A área da pesquisa em que atua envolve a investigação de inovações didáticas no ensino de Ciências; mais especificamente, a adoção e difusão de práticas pedagógicas inovadoras.

Dr. Nelson Luiz Reyes Marques, Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas - Visconde da Graça

Possui Licenciatura em Ciências pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Licenciatura em Ciências Habilitação em Física pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), Mestrado em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Franciscana (UFN). É Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (Campus Pelotas - Visconde da Graça), onde foi coordenador das Licenciaturas em Física e Ciências Biológicas, da Especialização e do Mestrado em Ensino de Ciências e Tecnologias na Educação. Suas áreas de interesse são Física Experimental, Pesquisa em Ensino de Física, Pesquisa em Ensino de Ciências e Formação de Professores. Dedica-se também a teorias de aprendizagem, especialmente a Teoria Histórico-Cultural. Trabalha nas Licenciaturas em Física, Química e Ciências Biológicas e no Mestrado em Ensino de Ciências e Tecnologias na Educação. É editor da Revista Educar Mais (e-ISSN 2237-9185), desde 2017.

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