A monitoring experience in the Reading and Production of Genres II discipline in the Covid-19 pandemic context

Main Article Content

Me. Diones Bezerra de Souza
https://orcid.org/0000-0001-9088-1283
Jazon Heberthy Pereira
https://orcid.org/0009-0009-3514-0373
Dr.ª Maria Nazareth de Lima Arrais
https://orcid.org/0000-0001-8859-1404

Abstract

This work aim to relate a experience of tutoring in the subject Reading and Production of Genres II, in the Language Course - Portuguese Language, at the Federal University of Campina Grande, Cajazeiras campus, during the Extraordinary Academic Regime at the 2020.3. The report highlights points that marked this subject, considering the peculiarities that marked the return to the presence of classes. To this end, we reflect on distance learning and the associations with remote teaching; discuss the configuration of this teaching that we are aware of today; and we highlight the of Monitoring Programs in the teaching and learning process. The work is characterized of the ex-post-facto, descriptive and qualitative. We observed that, during the weeks in which the subject's activities took place, the participation forums made it possible to have moments of asynchronous interaction, and the production of texts contributed to the construction of learning in the remote modality.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
SOUZA, D. B. de; PEREIRA, J. H. .; ARRAIS, M. N. de L. A monitoring experience in the Reading and Production of Genres II discipline in the Covid-19 pandemic context . Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–18, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.22125.016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22125. Acesso em: 21 nov. 2024.
Conference Proceedings Volume
Section
Experiências Pedagógicas
Author Biographies

Me. Diones Bezerra de Souza, Universidade Regional do Cariri - URCA

Graduado em Letras - Licenciatura Plena em Língua Portuguesa (UFCG/CFP/UAL). Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Regional do Cariri (PPGL/URCA). Membro do Grupo de Estudos em Letramentos (GELETRAMENTOS/UFCG). Possui experiência na área de Linguística, atuando, principalmente, nos seguintes temas: gêneros textuais, multimodalidade, ensino de leitura, produção textual, semiótica discursiva e letramento.

Jazon Heberthy Pereira, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/CFP/UAL). Participou do Programa de Monitoria Acadêmica e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da referida instituição. 

Dr.ª Maria Nazareth de Lima Arrais, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Possui graduação em Letras pela Fundação Universidade do Tocantins (2012), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1997), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2007) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Atualmente, é adjunto da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando, principalmente, nos seguintes temas: conto popular, semiótica, cultura, leitura e produção textual.

References

BATISTA, L. E. M. A Concepção de prática social por meio da apropriação de gêneros discursivos em documentos nacionais: dos PCN à BNCC. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 18, n. 3, p. 109-126, 2018. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/view/1166/pdf. Acesso em 26 jun. 2023.

BELASCO, A. G. S.; FONSECA, C. D. da. Coronavírus 2020. Rev Bras Enferm. Brasília, v. 73, n. 2, s/p, 2020. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1098774. Acesso em: 23 jun. 2023.

BIASI-RODRIGUES, B. Abordagem dos gêneros textuais no ensino de Língua Portuguesa. In.: PONTES, A. L.; COSTA, M. A. R. Ensino de língua materna na perspectiva do discurso: uma contribuição para o professor. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2008.

BORBA, M. de C.; MALHEIROS, A. P. dos S.; AMARAL, R. B. Educação a distância online. 5. ed. Belo Horizonte, Autêntica, 2021.

BRASIL. Lei N°5540, De 28 de Novembro de 1968: Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 1968.

CASTIONI, R.; MELO, A. A. de S.; NASCIMENTO, P. M.; RAMOS, D. L. Universidades federais na pandemia da covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio – Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.29, n.111, p. 399-419, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002903108. Acesso em 24 nov. 2023.

DANTAS, O. M. Monitoria: fonte de saberes à docência superior. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2014, vol.95, n.241, pp.567-589. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2176-6681/301611386. Acesso em: 04 dez. 2023.

DIAS, A. M. I. A Monitoria como elemento de iniciação à docência: ideias para uma reflexão. In.: SANTOS, M. M. dos. LINS, N. de M. (Org.). A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias. Natal/ RN: Editora da UFRN, 2007, p. 37-44.

DIONISIO, A. P. Multimodalidade discursiva na atividade oral e escrita. In.: MARCUSCHI, L.; DIONISIO, A. P. (Org). Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências Didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In.: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2004.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 3. ed. SP: Cortez, 2007.

MOURA, E. C. de M.; VIANA, M. A. P. A Monitoria acadêmica: contribuições e desafios na formação docente. In.: ARAUJO, C. B. de C.; CUNHA, F. W. da; SETTI, G. A. M. et al. Monitoria UFAL: experiências no ensino remoto. Arapiraca/AL: Ed. dos Autores, 2021, p. 113-119.

FERNANDES, S. M.; GUEDES, L.; KIST, L. B. O ensino a distância no Brasil: alguns apontamentos. Research, Society and Development. [S. l.], v. 9, n. 1, s/p, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i1.1551.

FETTERMANN, J. V.; TAMARIZ, Annabell Dell Real. Ensino remoto e ressignificação de práticas e papéis na educação. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 14, n. 1, p. e24941, 2021. DOI: 10.35699/1983-3652.2021.24941. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24941. Acesso em: 24 nov. 2023.

FILHO, P. A. Educação a Distância: Uma abordagem metodológica e didática a partir dos ambientes virtuais. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 02, p. 41-72, 2011. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-607564. Acesso em: 26 jun. 2023.

FRAGALE FILHO, R. Educação a distância: análise dos parâmetros legais e normativos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

FRISON, L. M. B. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-posições. Unicamp, v. 27, n. 01, p. 133-153, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-7307201607908.

GARCIA, T. C. M.; MORAIS, I. R. D.; ZAROS, L. G.; RÊGO, M. C. F. D. Ensino Remoto Emergencial: Proposta de design para organização de aulas. Natal: SEDIS/UFRN, 2020.

GILES, T. R. História da Educação. São Paulo: EPU, 1987.

GOUVÊA, G.; OLIVEIRA, C. I. Educação a Distância na formação de professores: viabilidades, potencialidades e limites. 4. ed. Rio de Janeiro: Vieira e Lent. 2006.

JUSBRASIL. Art. 41 da Lei 5540/68. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/11718051/artigo-41-da-lei-n-5540-de-28-de-novembro-de-1968/doutrina. Acesso em: 06 jul. de 2023.

MONEREO, C. Aprender entre iguais e com iguais. In.: GISBERT, D. D.; IGLESIAS, V. V. Tutoria: Aprendizagem entre iguais - teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2007.

NATÁRIO, E. G.; SANTOS, A. A. A. dos. Programa de monitores para o Ensino Superior. Estudos de Psicologia. Campinas, v. 27. n. 03, p. 355-364, 2010. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estudos/article/view/7155. Acesso em: 26 jun. 2023.

NOVASKI CORDEIRO, E.; ALBUQUERQUE, J. I. A. de; BALDIN, F. D. C. Monitoria em sala: uma ação de formação docente. fólio - Revista de Letras, [S. l.], v. 12, n. 1, 2020. DOI: 10.22481/folio.v12i1.6596. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/6596. Acesso em: 4 dez. 2023.

NUNES, J. B. de C. Monitoria Acadêmica: espaço de formação. In.: SANTOS, M. M. dos. LINS, N. de M. (Org.). A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias. Natal/ RN: Editora da UFRN, 2007, p. 45-57.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

QUINTAIROS, P. C. R.; ELISEI, C. de C. A.; VELLOSO, V. F. Síncrono e Assíncrono: a nova discussão sobre as atividades on-line. Revista de Pesquisa Aplicada e Tecnologia – REPATEC, Pindamonhangaba, v. 03, n. 04, p. 33-44, 2021. Disponível em: http://repatec.com.br/index.php/periodico/article/view/23. Acesso em 23 jun. 2023.

VELAVAN, T. P.; MEYER, C. G. The COVID-19 epidemic. Tropical medicine & International Health, [S. l.], v. 25, n. 03, p. 278-280, 2020. DOI: https://doi.org/10.1111/tmi.13383.

VIANNEY, J.; TORRES, P.; SILVA, E. A Universidade Virtual no Brasil. Tubarão, SC: Ed. Unisul, 2003.