Uma experiência de monitoria na disciplina Leitura e Produção de Gêneros II no contexto da pandemia da Covid-19
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho tem como objeto relatar uma experiência de monitoria na disciplina Leitura e Produção de Gêneros II, no Curso de Letras – Língua Portuguesa, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, durante a execução do Regime Acadêmico Extraordinário de 2020.3. O relato destaca pontos que marcaram a referida disciplina, considerando as peculiaridades que marcaram o retorno à presencialidade das aulas. Para tanto, traçamos reflexões sobre ensino a distância e as associações ao ensino remoto; discutimos sobre a configuração desse ensino de que temos conhecimento hoje; e destacamos a importância dos Programas de Monitoria no Processo de ensino e de aprendizagem. O trabalho caracteriza-se por ser do tipo ex-post-facto, de caráter descritivo e qualitativo. Observamos que, durante as semanas de desenvolvimento das atividades da disciplina, os fóruns de participação possibilitaram a ocorrência de momentos de interação assíncrona, bem como as produções de textos contribuíram para a construção da aprendizagem na modalidade remota.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
BATISTA, L. E. M. A Concepção de prática social por meio da apropriação de gêneros discursivos em documentos nacionais: dos PCN à BNCC. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 18, n. 3, p. 109-126, 2018. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/view/1166/pdf. Acesso em 26 jun. 2023.
BELASCO, A. G. S.; FONSECA, C. D. da. Coronavírus 2020. Rev Bras Enferm. Brasília, v. 73, n. 2, s/p, 2020. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1098774. Acesso em: 23 jun. 2023.
BIASI-RODRIGUES, B. Abordagem dos gêneros textuais no ensino de Língua Portuguesa. In.: PONTES, A. L.; COSTA, M. A. R. Ensino de língua materna na perspectiva do discurso: uma contribuição para o professor. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2008.
BORBA, M. de C.; MALHEIROS, A. P. dos S.; AMARAL, R. B. Educação a distância online. 5. ed. Belo Horizonte, Autêntica, 2021.
BRASIL. Lei N°5540, De 28 de Novembro de 1968: Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 1968.
CASTIONI, R.; MELO, A. A. de S.; NASCIMENTO, P. M.; RAMOS, D. L. Universidades federais na pandemia da covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio – Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.29, n.111, p. 399-419, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002903108. Acesso em 24 nov. 2023.
DANTAS, O. M. Monitoria: fonte de saberes à docência superior. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2014, vol.95, n.241, pp.567-589. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2176-6681/301611386. Acesso em: 04 dez. 2023.
DIAS, A. M. I. A Monitoria como elemento de iniciação à docência: ideias para uma reflexão. In.: SANTOS, M. M. dos. LINS, N. de M. (Org.). A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias. Natal/ RN: Editora da UFRN, 2007, p. 37-44.
DIONISIO, A. P. Multimodalidade discursiva na atividade oral e escrita. In.: MARCUSCHI, L.; DIONISIO, A. P. (Org). Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências Didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In.: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2004.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 3. ed. SP: Cortez, 2007.
MOURA, E. C. de M.; VIANA, M. A. P. A Monitoria acadêmica: contribuições e desafios na formação docente. In.: ARAUJO, C. B. de C.; CUNHA, F. W. da; SETTI, G. A. M. et al. Monitoria UFAL: experiências no ensino remoto. Arapiraca/AL: Ed. dos Autores, 2021, p. 113-119.
FERNANDES, S. M.; GUEDES, L.; KIST, L. B. O ensino a distância no Brasil: alguns apontamentos. Research, Society and Development. [S. l.], v. 9, n. 1, s/p, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i1.1551.
FETTERMANN, J. V.; TAMARIZ, Annabell Dell Real. Ensino remoto e ressignificação de práticas e papéis na educação. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 14, n. 1, p. e24941, 2021. DOI: 10.35699/1983-3652.2021.24941. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24941. Acesso em: 24 nov. 2023.
FILHO, P. A. Educação a Distância: Uma abordagem metodológica e didática a partir dos ambientes virtuais. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 02, p. 41-72, 2011. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-607564. Acesso em: 26 jun. 2023.
FRAGALE FILHO, R. Educação a distância: análise dos parâmetros legais e normativos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
FRISON, L. M. B. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-posições. Unicamp, v. 27, n. 01, p. 133-153, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-7307201607908.
GARCIA, T. C. M.; MORAIS, I. R. D.; ZAROS, L. G.; RÊGO, M. C. F. D. Ensino Remoto Emergencial: Proposta de design para organização de aulas. Natal: SEDIS/UFRN, 2020.
GILES, T. R. História da Educação. São Paulo: EPU, 1987.
GOUVÊA, G.; OLIVEIRA, C. I. Educação a Distância na formação de professores: viabilidades, potencialidades e limites. 4. ed. Rio de Janeiro: Vieira e Lent. 2006.
JUSBRASIL. Art. 41 da Lei 5540/68. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/11718051/artigo-41-da-lei-n-5540-de-28-de-novembro-de-1968/doutrina. Acesso em: 06 jul. de 2023.
MONEREO, C. Aprender entre iguais e com iguais. In.: GISBERT, D. D.; IGLESIAS, V. V. Tutoria: Aprendizagem entre iguais - teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2007.
NATÁRIO, E. G.; SANTOS, A. A. A. dos. Programa de monitores para o Ensino Superior. Estudos de Psicologia. Campinas, v. 27. n. 03, p. 355-364, 2010. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estudos/article/view/7155. Acesso em: 26 jun. 2023.
NOVASKI CORDEIRO, E.; ALBUQUERQUE, J. I. A. de; BALDIN, F. D. C. Monitoria em sala: uma ação de formação docente. fólio - Revista de Letras, [S. l.], v. 12, n. 1, 2020. DOI: 10.22481/folio.v12i1.6596. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/6596. Acesso em: 4 dez. 2023.
NUNES, J. B. de C. Monitoria Acadêmica: espaço de formação. In.: SANTOS, M. M. dos. LINS, N. de M. (Org.). A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias. Natal/ RN: Editora da UFRN, 2007, p. 45-57.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
QUINTAIROS, P. C. R.; ELISEI, C. de C. A.; VELLOSO, V. F. Síncrono e Assíncrono: a nova discussão sobre as atividades on-line. Revista de Pesquisa Aplicada e Tecnologia – REPATEC, Pindamonhangaba, v. 03, n. 04, p. 33-44, 2021. Disponível em: http://repatec.com.br/index.php/periodico/article/view/23. Acesso em 23 jun. 2023.
VELAVAN, T. P.; MEYER, C. G. The COVID-19 epidemic. Tropical medicine & International Health, [S. l.], v. 25, n. 03, p. 278-280, 2020. DOI: https://doi.org/10.1111/tmi.13383.
VIANNEY, J.; TORRES, P.; SILVA, E. A Universidade Virtual no Brasil. Tubarão, SC: Ed. Unisul, 2003.