Actions and proposals by the Zema government in Minas Gerais for the Special Education

Main Article Content

Mestrando Ícaro Belém Horta
https://orcid.org/0000-0002-7184-1494
Doutoranda Edna Vieira da Silva
https://orcid.org/0000-0002-8049-5220
Dr. Eduardo Santos Araújo
https://orcid.org/0000-0001-8014-2938

Abstract

Actions regarding education must be thought of as a field of dispute, in which the social, economic and political contexts are relevant. It is in this context, this article aims to examine the actions proposed for Special Education by a government based on managerial logic and New Public Management (NPM) principles. This work seeks to understand how the debate on Special Education, from the perspective of Inclusive Education, is presented in the government plans of Romeu Zema (Novo-MG) and what actions were carried out during his management. To this end, government plans were mapped; the political actions of this management were identified; and the actions implemented regarding this modality were analyzed. In addition to the omission of this theme in the government plans, there was an absence of it in academic and scientific productions. Actions that strengthen the outsourcing of responsibilities and reinforce the perspective of training for human capital and the logic of integration were identified.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
HORTA, Ícaro B.; SILVA, E. V. da; ARAÚJO, E. S. . Actions and proposals by the Zema government in Minas Gerais for the Special Education. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–20, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23195.029. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23195. Acesso em: 24 nov. 2024.
Conference Proceedings Volume
Section
Caderno Temático Mecanismos de privatização da Educação Básica e seus impactos nas políticas e gestão educacional
Author Biographies

Mestrando Ícaro Belém Horta, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Master's student in the Postgraduate Program in Education: Knowledge and Social Inclusion at the Faculty of Education of the Federal University of Minas Gerais (FaE/UFMG), in the line of research on Public Education Policies. Degree in Geography (UFMG). Master's scholarship from FAPEMIG. Email: oracibh@gmail.com.

Doutoranda Edna Vieira da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), na linha de pesquisa: Políticas Públicas de Educação. Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estado de Minas Gerais (UEMG). Atualmente trabalha como Pedagoga na Diretoria de Desenvolvimento Estudantil no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG.

Dr. Eduardo Santos Araújo, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais - SEE/MG

Doutor em Educação (UFMG) e pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa Política e Administração de Sistemas de Ensino - PASE/UFMG. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública (UFJF). Tem como linha de pesquisa "Políticas Públicas de Educação". Diretor de escola de educação básica na rede estadual de ensino de Minas Gerais há mais de 13 anos. 

References

AGÊNCIA MINAS. Unimontes passa a contar com professores auxiliares para a educação especial. 2022a. Disponível em: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/unimontes-passa-a-contar-com-professores-auxiliares-para-a-educacao-especial. Acesso em: 08 dez. 2023.

AGÊNCIA MINAS. Educação Especial da rede estadual de ensino forma novas turmas de cursos profissionalizantes em Minas. 2022b. Disponível em: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/educacao-especial-da-rede-estadual-de-ensino-forma-novas-turmas-de-cursos-profissionalizantes-em-minas. Acesso em: 08 dez. 2023.

AGÊNCIA MINAS. Mês de abril tem datas importantes para a educação de surdos. 2019. Disponível em: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/mes-de-abril-tem-datas-importantes-para-a-educacao-de-surdos. Acesso em: 08 dez. 2023.

AGÊNCIA MINAS. Servidores da rede estadual iniciam Trilhas de Futuro Educadores na Universidade Federal de Lavras. 2022c. Disponível em: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/servidores-da-rede-estadual-iniciam-trilhas-de-futuro-educadores-na-universidade-federal-de-lavras. Acesso em: 08 dez. 2023.

AGÊNCIA MINAS. Abertas inscrições para curso sobre direitos das pessoas com deficiência. 2023a. Disponível em: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/psicologos-e-assistentes-sociais-da-rede-estadual-participam-de-curso-sobre-educacao-democratica-e-inclusiva. Acesso em: 08 dez. 2023.

AGÊNCIA MINAS. Abertas inscrições para curso sobre direitos das pessoas com deficiência. 2023b. Disponível em: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/abertas-inscricoes-para-curso-sobre-direitos-das-pessoas-com-deficiencia. Acesso em: 08 dez. 2023.

AGÊNCIA MINAS. Governo de Minas lança Programa Mineiro de Acessibilidade, Inclusão e Saúde. 2023c. Disponível em: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/governo-de-minas-lanca-programa-mineiro-de-acessibilidade-inclusao-e-saude. Acesso em: 08 dez. 2023.

AYER, F. Anastasia critica Zema por declaração sobre pessoas com deficiência; adversário rebate. 2018. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2018/10/14/interna_politica,997088/anastasia-critica-zema-por-declaracao-sobre-pessoas-com-deficiencia-a.shtml. Acesso em: 26 nov. 2023.

BALL, S. J. What is policy? Texts, trajectories and toolboxes. The Australian Journal of Education Studies, v. 13, n. 2, p. 10-17, 1993. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/0159630930130203. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/0159630930130203. Acesso em: 12 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/0159630930130203

BORGES, A. A. P.; CAMPOS, R. H. da F.; SILVA, P. V. R. Três fases da educação especial em Minas Gerais: um resgate iconográfico. 1. ed. - Belo Horizonte: UFMG/FaE, 249 p., 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1lb3AnX7kMImic8t2_PDdCdrY4yfzdmLa/view?usp=sharing. Acesso em: 13 dez. 2023.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 08 dez. 2023.

BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Plano Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva – PNEEPEI/MEC. Brasília: Secretaria de Educação Especial, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 26 nov. 2023.

BRASIL. Decreto Nº 10.502, de 30 de setembro de 2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/D10502.htm. Acesso em: 26 mar. 2023.

CELLARD, André. Análise documental. In: POUPART, Jean et. al. (Orgs.). A Pesquisa qualitativa–enfoques epistemológicos e metodológicos. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

DYE, T. D. Understanding Public Policy. Englewood Cliffs, N.J.: PrenticeHall. 1984.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GOUVEIA, Andréa Barbosa. Partidos políticos e trajetórias da política educacional municipal: um estudo sobre a administração do PFL em Curitiba e do PT em Londrina (2001-2004). 2008. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

INEP. Estatísticas Censo Escolar. 2023. INEP Data. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/inep-data/estatisticas-censo-escolar. Acesso em: 01 mar. 2024.

JANUZZI, Gilberta. Algumas concepções de educação do deficiente. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 25, n. 3, 2004.

MINAS GERAIS (MG). UNIMONTES. Edital Nº 02/2023 - Discentes - UAB/CEAD/UNIMONTES. Processo de seleção para os cursos de especialização da UNIMONTES – Modalidade Educação a Distância – Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). UNIMONTES: Governo de Minas Gerais, Montes Claros, 2 ago. 2023. Disponível em: https://www.ead.unimontes.br/sistemas/selecao-geral/public/storage/files/47/xFKnRbEzV8exGBzy6pjlX9H9CSxFh1assT510M2k.pdf. Acesso em: 26 nov. 2023.

NOVO. LIBERDADE AINDA QUE TARDIA - Plano de Governo - Romeu Zema. 2018. Partido Novo. Disponível em: http://estaticog1.globo.com/2018/11/promessas/Minas_Gerais_Zema.pdf. Acesso em: 25 nov. 2023

NOVO. Partido Novo - Termo de Compromisso Partidário e Atuação Legislativa. s.d. Partido Novo. Disponível em: https://novo.org.br/wp-content/uploads/2022/04/TERMO-DE-COMPROMISSO-PARTIDA%CC%81RIO-E-ATUAC%CC%A7A%CC%83O-LEGISLATIVA-PODER-LEGISLATIVO.pdf. Acesso em: 02 dez. 2023.

NOVO. Plano de Governo - Romeu Zema. 2022. Partido Novo. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1zhMus3VGtR_Dvfq7HZ37RPy3aYiQyH6K/view. Acesso em: 25 nov. 2023

NOVO. Posicionamentos do NOVO. 2023. Partido Novo. Disponível em: https://novo.org.br/novo/posicionamentos/#educacao. Acesso em: 25 nov. 2023.

OLIVEIRA, D. A.; JORGE, T. A. da S. As políticas de avaliação, os docentes e a justiça escolar. Currículo sem fronteiras, v. 15, n. 2, p. 346-364, 2015. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol15iss2articles/oliveira-jorge.pdf. Acesso em: 12 dez. 2023.

OLIVEIRA, D. A.; VIEIRA, L. F.; AUGUSTO, M. H. Políticas de responsabilização e gestão escolar na educação básica brasileira. Linhas críticas, v. 20, n. 43, p. 529-548, 2014. DOI: 10.26512/lc.v20i43.4367. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4367. Acesso em: 18 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4367

OLIVEIRA, D. A. Nova gestão pública e governos democrático-populares: contradições entre a busca da eficiência e a ampliação do direito à educação. Educação & Sociedade, v. 36, n. 132, p. 625–646, jul. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302015152440. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/NvQbjcqWFMxgRfLCTr3CLCJ/?lang=pt#. Acesso em: 15 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302015152440

ROCHA, R. Governo federal muda regras sobre educação especial e recebe críticas. O Tempo. 2020. Disponível em: https://www.otempo.com.br/cidades/governo-federal-muda-regras-sobre-educacao-especial-e-recebe-criticas-1.2393410. Acesso em: 11 dez. 2023.

RODRIGUES, L. C. E. O Projeto Somar na gestão do governo Zema (2019-2022): educação pública x interesses privados. 2023. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI: https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1104

ROSA, J. G. L. da; LIMA, L. L. Muda o governo, mudam as políticas? O caso da política nacional de educação especial. Revista Brasileira de Educação, v. 27, p. e270026, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782022270026. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5nfd85TJZydqDPJVQDMM5Tk/#. Acesso em: 02 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270027

SANTOS, E. C. S. de L.; MOREIRA, J. da S. A “Nova” Política de Educação Especial como afronta aos Direitos Humanos: análise crítica do Decreto 10.502/2020. Revista de Estudos em Educação e Diversidade-REED, v. 2, n. 3, p. 156-175, 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.7908. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7908. Acesso em: 09 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.7908

SANTOS, L. A. O. As Políticas Educacionais Mineiras aos Modi Operandi do Neoliberalismo: Dos governos de Aécio Neves ao governo de Romeu Zema (2003-2022). 2023. 275 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.181. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37812. Acesso em: 15 dez. 2023.

TORRES, J. P.; OLIVEIRA, J. P. Elementos históricos e políticos que configuram a Educação Especial no estado de Minas Gerais. In: SILVA, A. M. da; MARTINS, M. F. A. (org.). Educação Especial: cenários, perspectivas e práticas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p. 201-221